Guia da Semana

Foto: Wikipedia
Rua com a herança do tempo fábril: casas pequenas e geminadas


Com ares de cidade de interior, calma e com muita hospitalidade, a Mooca coleciona histórias e grandes curiosidades. O nome vem do Tupi e quer dizer casa. Nada mais apropriado para o bairro que deixa de lado as fábricas e indústrias de antigamente e caminha para a construção de novos prédios, principalmente para a classe média alta. Segundo a Prefeitura Municipal de São Paulo, a previsão para os próximos três anos é de 12 mil novos moradores chegando ao bairro.

Fundada há mais de 450 anos, foi na década de 60 que a Mooca despontou na capital paulista. Às margens do Rio Tamanduateí e muito próximo das ferrovias São Paulo Railway (Santos-Jundiaí) e a Estrada de Ferro do Norte (o trecho paulista da Central do Brasil), o bairro atraiu inúmeras fábricas, como a Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, Cotonifício Crespi, Grandes Moinhos Gamba, Companhia de Calçados Clark, São Paulo Alpargatas, Frigorífico Anglo, Máquinas Piratininga e Companhia Antártica.

Depois de tanto crescimento, hoje a Mooca possui 231 ruas, 47 praças, mais de 63 mil habitantes, três universidades, tem uma rede grande de escolas particulares, principalmente infantis, mais de 100 pizzarias (é isso mesmo!) e moradores cheios de trejeitos tipicamente italianos, um legado dos imigrantes que chegaram ali para trabalhar nas fábricas e deixaram sua história marcada no bairro.

Onde passear

A maioria dos moradores da Mooca vão para outros bairros quando o assunto é diversão, mas ali mesmo existem áreas de lazer tradicionais e bastante interessantes. O Clube Atlético Juventus, por exemplo, existe desde abril de 1924 e foi fundado por um grupo de funcionários que encontraram no futebol uma forma de lazer aos fins de semana. A tradição ficou e, além dos grandes campos, o local abriga playground, quiosques com churrasqueiras, alamedas para caminhadas, piscinas térmicas cobertas, salas de bilhar e conjunto aquático.

Para as crianças, a Cidade Portinho Seguro possui bicicletas e triciclos para que os pequenos passeiem por um circuito que tem sinalização igual à de uma cidade de verdade. Os mais intelectuais podem conhecer a Biblioteca Pública Afonso Taunay, com mais de 2 mil metros quadrados e cerca de 50 mil títulos. Por fim, se seu sobrenome tem aquele sabor europeu, ou oriental, o Memorial do Imigrante pode ter a chave para você saber mais sobre aquele parente distante que deixou sua terra para tentar a sorte no Brasil.

Onde comer

Região de tradições, principalmente as italianas, a Mooca guarda nas suas pequenas ruas muitas cantinas e sabores napolitanos, como na Antonieta ou no Ateliê Uno. Em meio a tantas massas é possível encontrar a culinária árabe da Dona Amira ou a japonesa do Nafuka Restaurante & Sushi Bar. Depois de tantos quitutes, que tal um doce? Não deixe de passar na Di Cunto e no Churros da Mooca.

Além de toda parte gastronômica, quem mora no bairro tem uma vida noturna bastante agitada. Também pudera, são mais de 30 bares espalhados por ali, principalmente na Rua Madre de Deus. Exemplos não faltam, como o Madre Bar, o Chalé Chopperia, a Cervejaria do Alemão, o Bar Mooca, o Autêntico e, o mais irreverente de todos, Vaca Loka.

Onde comprar

Opções de comércio é que não faltam. Na Rua da Mooca você pode encontrar a maioria das agências bancárias e lojas de roupa. A Avenida Paes de Barros é reservada para quem quer alugar roupas e acessórios. A Rua Juventus junto com as Ruas Alcântara Machado, Siqueira Bueno, Tobias Barreto, Fernando Falcão e Jumana concentram a maioria das lojas de eletrônicos, grandes magazines, supermercados e serviços em geral.

Para quem vem da Vila Prudente, a Rua Oratório é um prato cheio no quesito armarinhos, cartórios e, se você não quiser ir até o Alto da Mooca para ir ao banco, as principais agências também estão ali.

Confira os serviços que a Mooca possui!

Atualizado em 6 Set 2011.