Guia da Semana



25 anos, uma em cada três pessoas no planeta não terá água potável para consumir. Assustado? Infelizmente esse dado é real, por isso precisamos mudar nossos hábitos de vida e consumo para levar uma vida que garanta as necessidades das atuais gerações sem comprometer as gerações futuras.

Esse é o conceito do desenvolvimento sustentável, precisamos amenizar as perdas dos recursos extraídos da natureza, conscientizando, educando e, ao mesmo tempo, propagando o uso inteligente de tudo que se origina do solo e da água, assim como minimizar os estragos nesses dois elementos.

A seguir, você acompanha uma série de dicas e atitudes que podem melhor o dia-a-dia do planeta. Confira, divulgue e pratique:


Lixo:

Separe seu lixo, não é tão trabalhoso quanto se imagina. O Brasil perde por ano R$ 4,6 bilhões quando deixa de reciclar o lixo. Se você mora em casa, compre as lixeiras correspondentes e separe o lixo por categoria (orgânico, papel, vidro, alumínio e plástico). Quem mora em condomínio, pode reunir os vizinhos e montar um programa de coleta seletiva de lixo.

Reutilize a água:

Você sabia que dentro de 25 anos, uma em cada três pessoas no planeta não terá água potável para consumir? Economizar é fundamental. Quem mora em prédios deve acertar com a administradora ou com o síndico a introdução do sistema que permite que toda água proveniente dos lavatórios e chuveiros passe por uma estação de tratamento de esgoto e novamente seja armazenada para uso exclusivo nos vasos sanitários

A água da chuva também pode ser reaproveitada se passar por um sistema de filtragem antes de ser novamente armazenada, para uso exclusivo na irrigação das áreas verdes.

Aquecimento a gás:

Tomar banho com o sistema de aquecimento a gás tem suas vantagens: o fluxo de água quente reduz o consumo de energia elétrica em apartamentos. Os chuveiros elétricos gastam muito mais energia, atrapalhando a responsabilidade ambiental de cada um e aumentando a conta!


Sensores:

Insista para que o RH da empresa que você trabalha instale sensores de presença nos corredores e banheiros, atitude muito comum em prédios, banheiros de bares e restaurantes. Se não tem ninguém no local, pra que deixar a luz acesa? O menor consumo representa uma substancial redução na conta de luz.


Durante o dia:

Ao invés de janelas, tente construir ou incluir as persianas na reforma da casa e do escritório. As persianas possibilitam a entrada da luz natural nos ambientes, evitando o consumo de energia elétrica em boa parte do dia. Sua conta agradece.


Lâmpadas PL:

A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de eletricidade total da habitação, o que corresponde a uma emissão anual de 450 g de CO². A escolha da iluminação correta é importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia. A melhor opção é a utilização de lâmpada fluorescente compacta que com uma menor potência atinge o mesmo grau de iluminação.

Mais:

*Dê preferência aos produtos naturais, biodegradáveis e atóxicos, que se decompõem sem deixar resíduos nocivos no meio ambiente.

*Produtos ecológicos têm preço mais elevado, como lâmpadas fluorescentes, mas duram mais e economizam no custo da energia elétrica.

*Escolha produtos feitos com recursos renováveis, como madeira cultivada, lã e seda.

*Evite produtos descartáveis. Opte por panos de prato, guardanapos e lenços de tecido aos de papel. O mesmo vale para xícaras, copos e talheres descartáveis.

*Consuma produtos provenientes de cooperativas agrícolas.

*Não compre produtos com embalagem excessiva e não-biodegradável. Estima-se que cerca de 10% do preço de cada compra se destina ao custo da embalagem que normalmente é jogada no lixo.


Clique aqui para voltar à matéria principal.

Atualizado em 6 Set 2011.