Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Mudar é necessário!

Economizar energia, praticar a coleta seletiva, reduzir o tempo no banho e tantas outras atitudes fáceis de incorporar no cotidiano. Saiba como ter consciência ambiental!.



25 anos, uma em cada três pessoas no planeta não terá água potável para consumir. Assustado? Infelizmente esse dado é real, por isso precisamos mudar nossos hábitos de vida e consumo para levar uma vida que garanta as necessidades das atuais gerações sem comprometer as gerações futuras.

 

Esse é o conceito do desenvolvimento sustentável, precisamos amenizar as perdas dos recursos extraídos da natureza, conscientizando, educando e, ao mesmo tempo, propagando o uso inteligente de tudo que se origina do solo e da água, assim como minimizar os estragos nesses dois elementos.

 

A seguir, você acompanha uma série de dicas e atitudes que podem melhor o dia-a-dia do planeta. Confira, divulgue e pratique:


 

Lixo:

Separe seu lixo, não é tão trabalhoso quanto se imagina. O Brasil perde por ano R$ 4,6 bilhões quando deixa de reciclar o lixo. Se você mora em casa, compre as lixeiras correspondentes e separe o lixo por categoria (orgânico, papel, vidro, alumínio e plástico). Quem mora em condomínio, pode reunir os vizinhos e montar um programa de coleta seletiva de lixo.

Reutilize a água:

Você sabia que dentro de 25 anos, uma em cada três pessoas no planeta não terá água potável para consumir? Economizar é fundamental. Quem mora em prédios deve acertar com a administradora ou com o síndico a introdução do sistema que permite que toda água proveniente dos lavatórios e chuveiros passe por uma estação de tratamento de esgoto e novamente seja armazenada para uso exclusivo nos vasos sanitários

A água da chuva também pode ser reaproveitada se passar por um sistema de filtragem antes de ser novamente armazenada, para uso exclusivo na irrigação das áreas verdes. 

 

Aquecimento a gás:

Tomar banho com o sistema de aquecimento a gás tem suas vantagens: o fluxo de água quente reduz o consumo de energia elétrica em apartamentos. Os chuveiros elétricos gastam muito mais energia, atrapalhando a responsabilidade ambiental de cada um e aumentando a conta!


Sensores:

Insista para que o RH da empresa que você trabalha instale sensores de presença nos corredores e banheiros, atitude muito comum em prédios, banheiros de bares e restaurantes. Se não tem ninguém no local, pra que deixar a luz acesa? O menor consumo representa uma substancial redução na conta de luz.


Durante o dia:

Ao invés de janelas, tente construir ou incluir as persianas na reforma da casa e do escritório. As persianas possibilitam a entrada da luz natural nos ambientes, evitando o consumo de energia elétrica em boa parte do dia. Sua conta agradece.


Lâmpadas PL:

A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de eletricidade total da habitação, o que corresponde a uma emissão anual de 450 g de CO². A escolha da iluminação correta é importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia. A melhor opção é a utilização de lâmpada fluorescente compacta que com uma menor potência atinge o mesmo grau de iluminação.

Mais:

 

*Dê preferência aos produtos naturais, biodegradáveis e atóxicos, que se decompõem sem deixar resíduos nocivos no meio ambiente.

 

*Produtos ecológicos têm preço mais elevado, como lâmpadas fluorescentes, mas duram mais e economizam no custo da energia elétrica.

 

*Escolha produtos feitos com recursos renováveis, como madeira cultivada, lã e seda.

 

*Evite produtos descartáveis. Opte por panos de prato, guardanapos e lenços de tecido aos de papel. O mesmo vale para xícaras, copos e talheres descartáveis.

 

*Consuma produtos provenientes de cooperativas agrícolas.

 

*Não compre produtos com embalagem excessiva e não-biodegradável. Estima-se que cerca de 10% do preço de cada compra se destina ao custo da embalagem que normalmente é jogada no lixo.


Clique aqui para voltar à matéria principal.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo