Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira

Mais do que um aglomerado de pessoas e frequentes congestionamentos de carros, as grandes cidades de todo o país estão presenteando seus moradores e turistas com lindíssimas decorações de Natal. Os espetáculos vestem as cores vermelho e verde, são sempre muito iluminados - muitas vezes, com imagens e colorações distintas. Em geral, trazem os símbolos natalinos, como Papai Noel, árvore de Natal, renas, estrelas e sinos.Além disso, têm o poder de incentivar o espírito da benevolência, da confraternização e do amor entre as pessoas.

Ruas, avenidas, praças, prédios, casas e árvores estão cobertos pelas luzes de Natal, de Norte ao Sul do Brasil, de maneiras criativas e diferenciadas, sendo responsáveis por uma espécie de hipnose coletiva entre a população. O Guia da Semana selecionou os principais pontos turísticos natalinos das capitais e listou-os abaixo. Confira e não deixe de viver essa magia!

São Paulo

Mesmo com muito trânsito - o usual somado ao que se concentra para ver a decoração especial, a Avenida Paulista é um dos principais pontos da capital que faz parte do roteiro de decoração natalina que vale a pena conferir. Os quatro quarteirões, entre as ruas Itapeva e Augusta , concentram as luzes e os enfeites da Praça de Natal da Paulista. Pessoas que andam por ali de carro ou a pé fazem fila para observar e fotografar os bonecos natalinos gigantes, entre eles, o Papai Noel de oito metros deitado na passarela de 22 metros de comprimento, que cobre a Avenida.

Até o dia 25 de dezembro, das 10h às 22h, o público poderá conferir de perto os enfeites da passarela, que será palco da festa da virada. O Parque Trianon também recebeu atenção especial neste ano e, à noite, revela uma vasta floresta reluzente, com milhares de microlâmpadas azuis, verdes e amarelas. Os prédios comerciais, como os dos Itaú Personnalité e Bradesco Prime e do Shopping Center 3, que tradicionalmente surpreendem os paulistanos a cada ano, estão ainda mais bonitos.

A Avenida Pedro Álvares Cabral, ao lado do Parque do Ibirapuera, ganha mais vida e muito mais frequentadores nos meses de dezembro e janeiro, há nove anos. O motivo é instalação da tradicional árvore de Natal de 68 metros e mais de 75 toneladas. A exuberante Ponte Estaiada, no Brooklin, também recebeu um presente do Papai Noel, com iluminação em seus estaios, dando o efeito visual de uma gigantesca árvore de Natal. O mesmo símbolo natalino foi erguido sobre a Represa de Guarapiranga.

Foto: Divulgação

O prédio do HSBC, em Curitiba, é um dos grandes destaques natalinos do Brasil, tanto pela bela decoração quanto pelas apresentações do coral

Rio de Janeiro

A maior árvore de Natal flutuante do mundo encontra-se na capital fluminense, sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas. O total de 3,3 milhões de lâmpadas compõe a bela visão oferecida pela árvore luminosa e por seu reflexo colorido nas águas da Lagoa. O tradicional símbolo natalino é montado desde 1996 e, este ano, sua estrutura metálica teve que ser reforçada, pois a árvore cresceu dez metros, chegando aos 85 metros de altura. Outro item que aumentou em 2010 foi o número de refletores e silhuetas iluminadas. Assim, os cariocas e os turistas podem aproveitar a beleza das noites reluzentes na Lagoa até o dia seis de janeiro.

Curitiba

Uma das imagens mais clássicas de Natal no Brasil é o prédio do banco HSBC, na capital do Paraná. Todo iluminado e personalizado com as cores natalinas, o edifício acolhe o coral infantil, composto por 160 crianças e famoso por interpretar, de maneira brilhante, as mais belas e tradicionais cantigas natalinas. Este ano, o evento comemora 20 anos e o tema comemorativo será Unidos por um Feliz Natal.

Curitiba também possui várias ruas decoradas com motivos natalinos que valem uma visita, como a Riachuelo, Avenida Cândido de Abreu e a XV de Novembro, com destaque para a Árvore de Cristal - que fica na esquina da Rua Monsenhor Celso com a XV de Novembro - iluminada e decorada com 4 mil garrafas PET. A Estátua de Nossa Senhora da Luz dos Pinhas, o Portal Polonês, a Praça Tiradentes e a Praça 19 de Dezembro também são pontos de visitação deste Natal.

Porto Alegre

A Usina do Gasômetro é referência na vida cultural da capital gaúcha. No entanto, perto do Natal, o local torna-se o espaço certo para confraternização do espírito natalino com a família e amigos. O cenário produzido é inspirador. Ele conta com a presença do Papai Noel, dos símbolos natalinos e da decoração luminosa da chaminé, que tem mais de 100 metros de altura e requer aproximadamente 4 mil microestrobos - lâmpadas que produzem efeito semelhante ao flash de uma máquina fotográfica - para ficar iluminada. Em 2010, o projeto vai unir recursos tecnológicos com a temática da riqueza histórica de Porto Alegre para fazer o espetáculo.

Foto: Divulgação

A decoração do Natal de Canela concentra-se ao redor da Catedral de Pedra e conta até com shows de fogos de artifícios

O clima natalino gaúcho não se restringe à cidade de Porto Alegre. Ele é bastante representado nas cidades ao redor da capital, como em Gramado, com o já tradicional Natal Luz, que leva o brilho, o vermelho, o verde e muitos exemplares de Papais Noéis para adornar as ruas da cidade. O diferencial dessa decoração é que a maioria é feita com materiais reciclados, como as garrafas PET.

Canela também é outro polo natalino do Rio Grande do Sul. A cidade fez do Natal uma alternativa para a criação de um mundo encantado, nos meses de dezembro e janeiro. Ao redor da Catedral de Pedra é onde se concentra a decoração da cidade, que conta até com um Papai Noel fazendo tirolesa.

Já Nova Petrópolis ofereceu um toque germânico aos seus adornos natalinos, em homenagem aos seus colonizadores. Latas de tinta, flores e muitas luzes fazem parte da decoração, que se torna ainda mais exuberante com os shows de fogos de artifício, as apresentações de dança e música, além dos desfiles temáticos.

Florianópolis

Com apenas 10% do valor investido na árvore de Natal da Avenida Beira-Mar Norte em comparação ao ano passado, o mesmo símbolo natalino continua enchendo os olhos dos 'manezinhos da ilha' e dos turistas que visitam Florianópolis. Com 30 metros de altura e 11 metros de base, a árvore custou R$ 3,7 milhões e traz milhares de microlâmpadas e painéis de LED com imagens de Natal.

Foto: Divulgação

O presépio exposto na Praça 15 de Novembro, em Florianópolis, foi feito por artesões locais

Outra grande atração da capital catarinense é a Mostra Internacional de Presépios, exposta na Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, que conta com presépios típicos de vários países, como Portugal e Madagáscar. Fazendo parte desse projeto, a Praça 15 de Novembro é cenário para o belo presépio feito em tamanho real, com materiais naturais e artesanato local. Outro exemplar da arte natalina local promete encantar moradores de toda a Ilha: um presépio itinerante, que irá circular pelas ruas em um automóvel modelo kombi.

Salvador

A reurbanização do Largo do Farol da Barra recebeu o acabamento merecido, com a belíssima decoração de Natal. Vale destacar a árvore que irradia luz azul e, ao entardecer, chega a confundir-se com as nuances do céu. Outros locais tomados pelo clima, com iluminação e cores natalinas, foram o Centro Histórico, a Península de Itapagipe, o Itapuã, a Baía de Todos-os-Santos e o Dique do Tororó, que inova com lâmpadas que mudam de cores. Fora isso, as formas de sinos, árvores de Natal, guirlandas e anjos ascendem o espírito natalino, através de 4 mil pontos de luz, em toda a cidade de Salvador.

Aracajú

Exatos 127 metros, o equivalente a um prédio de 45 andares. Esta é a altura da árvore de Natal de Aracaju, instalada em uma faixa de terra entre os rios Poxim e Sergipe. Ela é considerada a maior do mundo, reconhecida pelo Guiness Book of Records, e tem o poder de enfeitiçar quem vai observá-la. Afinal, sua beleza é inegável quando se acendem suas 25,2 mil lâmpadas incandescentes e as 3.144 estroboscópicas, que piscam em ritmos diferentes.


Atualizado em 6 Set 2011.