Guia da Semana

Mais do que diversão, as visitas aos aquários garantem aulas de conhecimentos e biologia sobre a vida dos animais que vivem sob a água. Há aquários com espécies marinhas, peixes, tubarões e até pinguins. Existem outros que abrigam tanto os animais de água doce como os de água salgada e um local, em Belo Horizonte, que transpôs os animais e os habitat naturais, do rio São Francisco para o aquário da capital mineira. Em breve, outros aquários farão parte do roteiro turístico nacional e representarão os animais das regiões do Rio de Janeiro (RJ), de Florianópolis (SC), do Pantanal (MS) e de Fortaleza (CE).

Aquário de São Paulo


Foto: Divulgação

A capital paulista possui o primeiro aquário temático da América do Sul. Aberto desde 2008, o espaço apresenta uma cenografia que impressiona os visitantes. Existem réplicas do tamanho real de um submarino, que data da Segunda Guerra Mundial. Há também paisagens que se assemelham ao cenário gelado dos pólos e representações de animais, que se movimentam. O aquário possui capacidade para mais de um milhão de litros de água salgada e abriga tubarões em uma de suas cabines sub-aquáticas, que dão a sensação de estar no fundo do mar. Peixe-boi, lontras, lobo marinho e inúmeras espécies de peixes estão presentes no aquário paulistano.

Acqua Mundo


Foto: Divulgação

Para os turistas do litoral sul de São Paulo, o aquário do Guarujá é uma das principais atrações. O local conta com mais de três mil metros quadrados de área, com 35 tanques contendo animais aquáticos e terrestres, como tubarões, pinguins, peixes de água doce e salgada, tartarugas, lagartos, jacarés e cobras. O tanque Oceano é a grande vedete do lugar, com 800 mil litros de água salgada, grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões. Para favorecer o comportamento normal dos animais, cada recinto é uma réplica do seu habitat natural, como manguezais, costões rochosos e recifes de coral.

Aquário Municipal de Santos


Foto: Divulgação Site Oficial

É o aquário mais antigo do Estado de São Paulo e seus ilustres moradores encontram-se divididos em vários tanques. Há o tanque amazônico que dá a percepção perfeita de como é uma floresta marinha, habitada por pacus, tucunarés, tambaquis, pirarucus e outras espécies dos rios da Amazônia. No tanque oceânico, é possível ver os tubarões-lixa, as arraias, os meros e os robalos. O destaque é o Recinto do Lobo Marinho, que abriga Macaezinho, animal da espécie que encalhou na praia e depois foi levado ao local.

Aquário de Natal


Foto: Divulgação

Além de ser uma grande atração turística do Rio Grande do Norte, o aquário vem desempenhando um papel importante quando o assunto é responsabilidade social. Os órgãos de defesa do meio ambiente encaminham todos os animais que são encontrados na orla e nas estradas, debilitados ou maltratados, para receberem os cuidados necessários. O ambiente abriga 60 espécies de animais, entre répteis, peixes de água doce e salgada, assim como animais marinhos, dentre eles moréias e pinguins. Os visitantes poderão tocar nas costas dos tubarões e fotografá-los.

Aquário de Belo Horizonte


Foto: Divulgação

Atualmente, é considerado o nosso maior aquário de água doce, com três mil metros quadrados, e o primeiro a retratar exclusivamente a ictiofauna da bacia do rio São Francisco, com os peixes da região. Os destaques são as espécies regionais: surubins, dourados, mandi prata, cascudo e paiapaba-do-rabo-vermelho. A cenografia representa tanto a margem como o fundo do Velho Chico e um dos taques, com 450 mil litros de água, representa um 'braço' do rio. Vale a pena conferir pela beleza das paisagens e pelos conhecimentos adquiridos sobre um dos rios mais importantes do Brasil.


Atualizado em 6 Set 2011.