Guia da Semana

O Rio de Janeiro é uma cidade riquíssima culturalmente. Isso se reflete na quantidade de museus. Alguns dos mais conhecidos são o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte Moderna e o recém-inaugurado Museu de Arte do Rio.

Além dos já citados, a cidade tem uma série de locais menos conhecidos, com acervos riquíssimos. O Guia da Semana preparou um roteiro especial com museus surpreendentes no Rio.

Museu da Polícia Militar

Na rua Marquês de Pombal, Cidade Nova, o museu é a antiga residência do comandante do Batalhão de Choque. Possui um acervo histórico-cultural de cerca de 3.000 objetos e documentos.

Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta

Ele fica dentro da Academia Nacional de Medicina, na avenida General Justo. É um dos poucos espaços brasileiros dedicados a divulgar a memória da Medicina. Com um acervo de cerca de 1.500 itens, mostra a evolução da instrumentação cirúrgica.

Museu de Bangu

O espaço conta com peças históricas ligadas à comunicação, mas se destaca como também sebo. Lá, funciona o Grêmio Literário José Mauro Vasconcelos, onde é possível comprar clássicos mundiais a preços bem acessíveis.

Museu das Telecomunicações - Oi Futuro

Entre objetos e conteúdo virtual, os visitante são conduzidos pela história da comunicação humana. Entre as peças, uma cabine telefônica do início do século passado chama muita atenção.

Borboletário - Museu da Vida

Em uma área de 84m² ao lado da Tenda da Ciência, o borboletário fica dentro do Museu da Vida, em Manguinhos. Lá, o visitante vai interagir com quatro espécies de borboletas, de diversas cores e tamanhos, em quatro etapas do seu ciclo de vida.

Museu da Maré

Localizado em uma das maiores comunidade do Rio, o museu foi criado a partir de um conjunto de ações para registrar, preservar e divulgar a história do complexo.

Museu Carmen Miranda

O prédio circular foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reiddy. Inicialmente foi concebido para ser o playground do Morro da Viúva e hoje coleções de fotografias, discos, filmes, partituras, cartazes e troféus, dentre inúmeros objetos e documentos sobre a emblemática artista.

Submarino Museu Riachuelo


Os visitantes podem conferir as instalações típicas de um submarino no Espaço Cultural da Marinha, na av. Alfredo Agache. Equipamentos, armamentos, manequins com uniformes de serviço contam a história do submarino que esteve em atividade durante 20 anos, desde 1977. A embarcação costuma ficar atracada perto do Navio Museu Bauru.

Museu de Folcore Edison Carneiro


Localizado na rua do Catete, o espaço conta com cerca de 14 mil obras em seu acervo, sendo 1.400 em exposição permanente. divididas em cinco temas: vida, técnica, religião, festa e arte, enquanto as demais são abrigadas em reservas técnicas.O museu recebeu seu nome em homenagem ao historiador baiano Edison Carneiro, estudioso dos cultos populares de origem africana.

Museu Naval e Oceanográfico


Construído em 1868, o antigo Clube Naval é um dos edifícios que emolduram a Praça XV. Transoformado em Museu Naval em 1972, tem o objetivo de divulgar a história da Marinha do Brasil. Expõe equipamentos bélicos e instrumentos da Segunda Guerra, além de modelos de navios, medalhas e uniformes militares.

Museu da Chácara do Céu

Antiga residência do colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya, a mansão modernista foi projetada por Wladimir Alves de Sousa, em 1954. Lá, encontram-se obras de arte de modernistas nacionais e estrangeiros como Di Cavalcanti, Dalí, Miró, Picasso e Portinari, além de um dos maiores acervos de Debret.

Museu Judaico

Fundado em 1977, o espaço oferece exposições, além de ciclos de palestras, exibições de filmes, e lançamentos de livros. O departamento de Áudio-visual tem mais de mil vídeos, desde documentários e filmes de ficção, sobre temas que têm ligação com o povo judeu.

Museu da Vida


Localizado na Fiocruz, em Manguinhos, o museu se propõe a ensinar as crianças sobre saúde, ciências e tecnologia de forma lúdica e criativa. Ao chegar, embarcam no Trem da Ciência e passam por diversos experimentos interativos.

Museu Casa do Pontal


Localizado em um sítio no Recreio dos Bandeirantes, o espaço é o maior destinado à arte popular brasileira. São cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros, entre galerias temáticas e jardins.

Por Marco Sá

Atualizado em 7 Jun 2013.