Guia da Semana

A Copa do Mundo começa oficialmente no dia 11 de junho de 2010, data em que bilhões de pessoas voltam seus olhares à África do Sul. Expectativas à parte, nada melhor do que conhecer de forma antecipada atrativos turísticos de sedes que farão parte desta grande festa esportiva.

Antes que a bola role, o Guia da Semana dá o pontapé inicial e apresenta particularidades de quatro das nove cidades compõem o 19º mundial da história. Sem esquecer Pretória Polokwane, Porto Elizabeth, Nelspruit e Rustenburg, atenções agora a Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Bloemfontein.

O quarteto africano deve receber 36 das 64 partidas do mundial. Juntas, oferecem também longas praias de areia branca, águas aquecidas do Oceano Índico, grande cadeia de montanhas, além de museus e galerias de arte que carregam parte da história do país.

Johannesburgo

Foto: Divulgação

Considerado o maior e principal centro econômico da África do Sul, Johannesburgo é mais conhecida como rota de passagem, já que seu aeroporto escoa estrangeiros aos demais pontos turísticos do país. Apesar disso, o local substitui belezas naturais por atrativos culturais e de lazer. Destaque para os museus do Apartheid e de Mandela, dedicado ao grande líder rebelde do país, e à Galeria de Arte de Johannesburgo. O Zoológico de Johannesburgo e o parque de diversões Gold Reef City são outras boas opções de passeio.

Cidade do Cabo

Foto: Divulgação

A Cidade do Cabo, chamada lá de Cape Town, situa-se no sudeste da África do Sul. Além de ser a capital legislativa do país, o local é considerado um dos dez destinos mais procurados do mundo. Entre os atrativos, destaque à Table Mountain, uma montanha em formato de mesa com 1.088 metros de altura, que dispõe de bondinhos e trilhas para se chegar ao topo, e do Castle of Good Hope, um forte construído pela Companhia das Índias Holandesas entre 1666 e 1679, considerada a construção mais antiga da cidade. Além de praias com areias brancas, uma característica curiosa: está localizada exatamente no encontro entre oceanos Atlântico e Índico.

Durban

Foto: Divulgação

Assim como a Cidade do Cabo, Durban também apresenta clima ideal para quem curte praia. Banhada pelo Oceano Índico, a cidade proporciona pontos como o Golden Mile, paraíso tropical dotado de 6 quilômetros de litoral com areias brancas. Referência turística também são os complexos aquáticos uShaka Marine World. Para os gastadores, recomenda-se lugares como o Victoria Street-Market, um mercado especializado em produtos típicos da Índia, o Victoria Embankment, onde se concentram inúmeros bares e restaurantes, além do Gateway Theatre of Shopping, o maior centro de compras da África.

Bloemfontein

Foto: Divulgação

Além de ser lembrada como o local onde nasceu J.R.R. Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis, a cidade de Bloemfontein carrega o título de 'Fonte das Flores'. O rótulo nasce, entre coisas, por contar com roseiras ornando as ruas do centro e, claro, por abrigar vários eventos do gênero, entre eles o Rose Festival, que mobiliza cultivadores do mundo todo durante o mês de outubro. Outros atrativos como o National Museum, o Visser Rugby Museum, com centenas de objetos históricos ligados ao esporte, e o King's Park, principal parque da cidade, são paradas obrigatórias a visitantes.

Joanesburgo e Cidade do Cabo - 8 dias
Quem leva - Agaxtur Turismo.
Saídas de São Paulo.
Voando South African.
Inclui: Parte aérea; traslados aeroporto/ hotel/ aeroporto; 3 noites de hospedagem em Sun City e 2 noites de hospedagem na Cidade do Cabo e 1 noite de Joanesburgo com café da manhã.
Tarifas: A partir de US$ 2.329,00 por pessoa em apartamento duplo.
Mais informações: (11) 3067-0900.

Durban e Bloemfontein - 7 dias
Quem leva - Kangaroo Tours.
Saídas de São Paulo.
Voando South African.
Inclui: Passagem aérea de ida e volta; traslados privativos aeroporto/ hotel/ aeroporto; 3 noites de hospedagem no hotel Southern Sun Durban e 3 noites de hospedagem no hotel Southern Sun Bloemfontain.
Tarifas: a partir de US$ 1.899,00 por pessoa em apartamento duplo.
Mais informações: (11) 3066-0266.

Atualizado em 6 Set 2011.