Guia da Semana

Foto: Getty Images


A tática é simples: pinos alinhados, bola no jeito e é só partir para o strike. Jogado por pessoas de todo o mundo e idades, o boliche era tido como esporte de elite e com o passar dos anos tornou-se uma prática popular. Seja em campeonatos que envolvam títulos, entre amigos numa sexta após o trabalho ou no fim de semana com a família, não importa a idade ou tipo físico, o que conta no momento do arremesso é a concentração e não simplesmente força.

Descoberto por um arqueólogo ao revirar a tumba de uma criança egípcia, o esporte hoje tem lugar garantido nos jogos Pan-Americanos, mas ainda briga para ganhar seu espaço nas Olimpíadas. Com o passar dos anos, os locais foram ganhando cada vez mais atrativos como restaurantes, telas de LCD que monitoram seu arremesso e alguns até misturam o jogo com balada. Separamos espaços no Brasil especializados na prática do esporte para você reunir os amigos e se jogar na pista, seja para jogar ou dançar. Mas fique esperto com a canaleta!

São Paulo

Foto: Divulgação


O boliche Pista 12 funciona como um centro de diversão para família e amigos. O espaço oferece estrutura moderna para praticantes, desde crianças a idosos, com 48 pistas distribuídas em três casas situadas no Continental Shopping, Central Plaza e Aricanduva Shopping. Além das pistas, a rede oferece atrativos como parede de escalada, games eletrônicos, lanchonete, bar, snooker, videokê e espaço para crianças, caso os pais queiram fazer um disputa entre amigos. Para os mais agitados, o Pista 12 oferece entre um arremesso e outro uma verdadeira balada rodeada por luz negra onde os pinos, a pista e as bolas tornam-se fluorescentes e o clima fica animado.
Serviço:
Central Plaza
Av. Dr. Francisco Mesquita, 1.000 - Vila Prudente
Telefone: 2272-2770

Shopping Aricanduva
Av. Aricanduva, 5.555 - Aricanduva
Telefone: 2721-5918

Continental Shopping
Av. Leão Machado, 100 - Butantã
Telefone: 3765-3555

O Tiger Bowling oferece 24 pistas automatizadas e equipamento especializado de alta tecnologia. Para quem não é adepto do esporte e não quer fazer feio na frente dos amigos, lá há diversões como fliperamas, bilhar e noites animadas ao som dos melhores hits apresentados por DJs convidados. Além do boliche, o local oferece restaurante com vasto cardápio, incluindo lanches, porções e bebidas que podem ser consumidas no próprio lugar enquanto joga-se uma partida.
Serviço:
Rua Sérgio Tomás, 204 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3338-2435

Outra rede que abrange boa parte da capital é a BomBoliche. Com sedes em Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, Santana, Suzano e mais três na região central, os espaços são modernos e reúne uma série de atrativos aos frequentadores. Além das pistas automáticas, as casas disponibilizam games, snooker, o melhor da música com DJs e alta gastronomia, variando desde almoços, pizzas e petiscos. Ideal para fazer um "clubinho de jogo" com os amigos, a rede organiza campeonatos e Clube do Uísque aos cuecas de plantão.

Rio de Janeiro

Foto: Divulgação


Na capital carioca, o Barra Bowling oferece pistas, restaurante e bar aos frequentadores. O local possui 20 pistas elaboradas nos moldes internacionais dos quais são disputados campeonatos. Além da diversão da partida, o espaço possui restaurante próprio com cardápio para um almoço ou jantar. No menu entradas, saladas, porções, carnes, frangos, massas, lanches e pizzas. Para os animados, o Barra Bowling conta com um bar que oferece variados drinques. Além disso, a casa tem uma novidade. Todas as sextas, o cliente que fizer um strike, quando o pino vermelho estiver na posição 1, tem direito a um chope grátis.
Serviço:
Av das Américas, 4666 - 3º piso, Barra da Tijuca - Barra Shopping.
Telefone: (21) 2431-9566

O Casa Bowling é referência para os cariocas adeptos da modalidade. O espaço de entretenimento possui 14 pistas, uma oficina para os mais profissionais no assunto comprarem e cuidarem da manutenção de seus acessórios e até mesmo fazerem furos na bola de acordo com a anatomia da mão. Com projeto arquitetônico de Ricardo Nunes e Sonia Acciaris, o estabelecimento proporciona uma vista panorâmica das pistas e quem quiser apenas apreciar as jogadas pode sentar-se no Café Orfeu com cardápio assinado pela chef Monica Lambert onde entram também hambúrgueres e pizzas. O local, com capacidade para 200 pessoas, também serve de ponto apenas para quem quer programar festas ou comemorações.
Serviço:
Av. Ayrton Senna, 2150 - Bloco 1 - Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2108 8142

Belo Horizonte

Foto: Divulgação


O Boliche Del Rey é equipado com 18 pistas oficiais todas computadorizadas. Cada uma delas possui capacidade para até seis pessoas simultaneamente. Caso todas estejam ocupadas é possível fazer reservas organizadas por ordem de chegada, anunciadas nos auto-falantes.. Além do ambiente das pistas, o cliente pode usufruir do salão de bilhar e sinuca, situados no segundo piso. O espaço possui sete mesas de sinuca profissional e serviço de bar próprio, com mesas para consumo e telão de vídeo, caso o cliente vá esperar pela reserva de pista.
Serviço:
Av. Presidente Carlos Luz - 3001, Loja 2000 - Belo Horizonte
Telefone: (31) 3415-7535

Com 14 pistas oficiais, o Cosmic Bowling é um espaço para os mineiros se reunirem com os amigos ou a família. Além das pistas, a casa oferece 40 máquinas de games com dança e jogos eletrônicos. No espaço, os frequentadores podem usufruir também com a novidade dos jogos a laser. Em um ambiente de 90 metros quadrados com luz negra, são formadas equipes para conquistar as bases inimigas usando armas. Depois de tudo isso, se bater a fome, o Cosmic oferece serviço de restaurante e pizzaria com 29 sabores.
Serviço:
Av. Prudente de Moraes, 1090 - Parque Industrial - Belo Horizonte
Telefone: (31) 3297-8001

Floripa

Foto: Divulgação


Um dos mais antigos boliches automatizados de Floripa, o Boliche Pinguim é uma casa de lazer com serviços de bar e cozinha, direcionado a toda a família e grupos de amigos. O espaço possui dez pistas para o jogo, mesas de bilhar e fliperamas. Para quem curte apreciar uma bebida e um petisco durante os arremessos, o ambiente abriga um bar, onde é possível provar drinques diversos e tiragostos. Caso a fome seja maior, o restaurante oferece opções de pizzas e lanches. O local possui diferenciais como aparelhos adaptáveis para portadores de deficiência física e boliche infantil para o pequenos treinarem.
Serviço:
Rodovia SC 401 - KM 16, 4223 - Saco Grande II
Telefone: (48) 3335-0110

Fortaleza

Foto: Divulgação


Uma opção para os cearenses fãs do boliche é o Via Bowling, no Shopping Via Sul. Cada pista é monitorada por um painel individual de LCD com sistema touchscreen que permite que os jogadores definam os nomes dos participantes e escolham a animação da pista a cada arremesso. Os jogadores podem ainda conferir o ranking durante a partida e para animar a disputa, enviar mensagens para pistas adversárias. Integrado a um sistema de iluminação próprio com led's nas divisórias de pista, a cada jogada acontece um efeito visual de movimento à medida que a bola se desloca acompanhada de uma animação 3D correspondente à pontuação. Quando bater a fome, os usuários podem usufruir do Guappo Pizza Bar que dispõe de petiscos, variadas pizzas, chope, coquetéis e drinques.
Serviço:
Avenida Washington Soares, 4335 - Fortaleza - Ceará
Telefone: (85) 3404-4270

Atualizado em 6 Set 2011.