Guia da Semana

Marcado por paisagens virgens, animais hostis e pelo espírito de aventura de seus praticantes, o turismo selvagem vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Seja pelo crescimento descontrolado das grandes cidades, que muitas vezes atropelam e exterminam a natureza a sua volta, ou por conta do aumento da consciência ambiental, que desperta o interesse de conhecer as maravilhas que podem ser extintas pela ação do homem, essa modalidade turística está crescendo por estas bandas.

Amazônia, Pantanal e mesmo países da África e o arquipélago de Galápagos têm sido destinos frequentemente procurados pelos aventureiros tupiniquins. Pensando nessa tendência, elegemos alguns dos principais lugares a serem visitados por quem quer passar um tempo na natureza selvagem.

Madagascar

Foto: Wikipedia

Conhecida por ser o berço dos baobás - árvores que chegam a ter 30 metros de altura e 7 metros de diâmetro -, a Ilha de Madagascar, no sudeste africano, é a casa de mais de 250 mil espécies de vida selvagem. Cerca de 70% delas só podem ser encontradas por lá. Por conta da riqueza de sua fauna e flora, o país é um dos destinos mais procurados por aventureiros de todo o mundo.

Localizado no nordeste da ilha, o Parque Nacional de Masoala é a maior área de proteção ambiental do país. No local, são encontrados desde camaleões, cobras e pássaros a mamíferos como a fossa, o maior animal terrestre da região. À sua disposição, os viajantes têm atividades como trekking, observação de baleias e rotas marítimas traçadas de barco. Os pacotes completos para o turismo selvagem na ilha não saem por menos de U$ 4,5 mil. Uma das empresas que cobrem esse destino é a Judy.

Uganda

Foto: Wikipedia

Situado no sudoeste de Uganda, o Parque Nacional de Bwinde concentra cerca de 300 dos 700 gorilas que vivem na região. Por lá, o explorador se embrenha na selva e se aventura em meio a chimpanzés, macacos da montanha, elefantes africanos, cercopitecos, porcos-gigantes, borboletas exóticas, diversas espécies de pássaros e, claro, aos gorilas.

Além disso, pela região é possível fazer safáris para ver leões, búfalos, girafas, hipopótamos, zebras e outros seres que compõem a vida selvagem que só a África ostenta. A Top Level é uma das agências que oferecem pacotes para essa aventura. O tour na região não sai por menos de U$ 3,5 mil.

Galápagos

Foto: Wikipedia

Famoso por ter inspirado diversos estudos da teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin, o arquipélago de Galápagos é um dos destinos selvagens mais cobiçados do mundo. Localizado no oceano Pacífico, a cerca de mil quilômetros do Equador, o arquipélago reúne 12 ilhas grandes onde, por conta de suas longas distâncias do continente, a natureza evoluiu de forma diferente.

Tida como berço da mais brilhante manifestação natural do mundo, a região abriga mais de duas mil espécies endêmicas de plantas, aves, peixes e répteis. Entre elas, tartarugas gigantes, leões marinhos e iguanas. Além de espetáculos naturais como o balé dos golfinhos, o desfile dos flamingos e os beijos dos albatrozes. Um pacote turístico para Galápagos gira em torno de U$ 2 mil. Entre as empresas que oferecem esse destino estão a Cia Eco e a Viagem Aventura.

Pantanal

Foto: Wikipedia

Além de ser a maior planície úmida do mundo, o Pantanal possui a maior quantidade de animais por metro quadrado do Brasil. Para a sorte dos visitantes, a mata do local não é fechada, o que facilita a observação de diversas espécies. Não é à toa que a região é tida como um santuário ecológico por fotógrafos de natureza e pelos amantes da vida selvagem. Por lá, o cerrado, a caatinga e a floresta amazônica se encontram, possibilitando a vida de espécies como tamanduás-bandeira, jacarés, jabutis, cobras e a onça-pintada, uma das marcas registradas do local.

A melhor época do ano para se visitar o Pantanal é entre abril e outubro, quando as águas do rio Paraguai abrem caminho para a exuberante fauna da região. Com pacotes a partir de R$ 2,6 mil, a CVC é uma das opções para quem busca pacotes turísticos por lá.

Amazônia

Foto: Wikipedia

Maior floresta do mundo, cortada pelo maior rio do planeta e abrigo da maior biodiversidade da Terra, a Amazônia, com toda a sua imensidão, ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, cerca de 65% dos turistas que se aventuram pela selva amazônica são estrangeiros. Com mais de 300 espécies de mamíferos, três mil de peixes e milhares de plantas selvagens, o ecossistema, que abrange nove estados brasileiros, conta com membros como tucano, onça, boto, peixe-boi, macacos, tartarugas, jacarés e cobras como a sucuri, que pode atingir dez metros de comprimento.

Além de muito repelente, é preciso estar acompanhado de alguém que conheça o trajeto para desbravar a floresta sem colocar a vida em risco. E como o turismo na região está em expansão, não faltam empresas que ofereçam pacotes de viagem para lá. Entre elas, a Amazonas by Viverde e a Freeway Ecoturismo. Os preços giram em torno de R$ 2,6 mil por pessoa.




Atualizado em 6 Set 2011.