Guia da Semana

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Férias. Só de pensar nessa palavra, muitas pessoas já ficam com os olhos brilhando, ansiosas. Mas é bom deixar a ansiedade de lado e planejá-las com cautela para evitar contrariedades, que podem transformar os dias de descanso em um verdadeiro pesadelo.

Em primeiro lugar, não podemos pensar apenas no "bolso" e deixar o bom senso de lado. Muitas vezes, o turista escolhe um pacote "baratinho" e depois tem uma série de dores de cabeça. Semanalmente, chegam ao meu conhecimento vários casos desses, com passageiros que decidiram comprar um produto pela internet e foram enganados ou que, por qualquer motivo, necessitam alterar a reserva e descobrem que não têm direito a isso.

Levando em conta minha experiência na área, sempre recomendo aos passageiros que tomem alguns cuidados primordiais. Em primeiro lugar, devem conhecer a empresa de quem estão comprando, pesquisar sua idoneidade e reputação no mercado. Inclusive, existem algumas entidades que podem ajudar, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), referenciando o turista e indicando se realmente a empresa existe e tem história.

Outro cuidado importante é sempre comprar qualquer pacote por meio de uma agência de viagem. Isso porque, normalmente, os agentes têm contatos com diversas operadoras (que são as empresas que montam os pacotes, pois possuem contato direto com hotéis, companhias aéreas, prestadores de serviços, etc.), que se responsabilizam pelo que é vendido.

Assim, essas agências conseguem fornecer todas as informações necessárias, como endereços, localizações, horários de voos, traslados, refeições e tudo o que estiver incluído. Além, é claro, de um telefone de contato do local ou até de emergência, pois imprevistos podem acontecer.

Também é importante atentar-se ao fato de que, na internet, as empresas podem colocar qualquer tipo de informação e nem tudo é verdadeiro. Imagine a situação: alguém compra um pacote que promete quartos com vista para um lindo jardim florido e com vizinhança bastante silenciosa. Mas, quando o cliente chega ao local, encontra um quarto com vista para um cemitério. Para quem o passageiro vai reclamar?

E é importante o turista lembrar que tudo tem um preço. Não adianta querer economizar e viajar por conta própria, ou tentar contratar serviços diretos no destino, pois o barato pode sair caro em muitos lugares, principalmente fora dos grandes centros turísticos. Além disso, se resolver fazer tudo sozinho, com falta de experiência e informação, com certeza ele não saberá quais são as melhores dicas ou promoções a serem aproveitadas. Sem contar que, provavelmente, será cliente de um hotel ou prestador de serviço local uma única vez, o que significa "preço no varejo", que é muito diferente de um operador, que envia muitos outros turistas, garantindo preço diferenciado.

Esses cuidados livram os turistas de pesadelos em suas férias, que devem ser mais do que perfeitas, seja em destinos nacionais ou internacionais. E, para isso, nada melhor do que a experiência que os profissionais idôneos no segmento de turismo têm.

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.