Guia da Semana

Foto: Arquivo HOK



População: 774 mil habitantes
Área: 170 km²
PIB: R$ 7,5 milhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarantes
Provável estádio: Arena das Dunas
Valor da reforma: R$ 300 milhões
Prazo de conclusão: não definido

Fundada em 25 de dezembro de 1599, a cidade sofre fortes influências da colonização holandesa e portuguesa. Conhecida como "A Cidade do Sol" (média de 320 dias de sol por ano), a capital do Rio Grande do Norte atrai mais de um milhão de visitantes de todos os lugares em busca de respirar o "ar mais puro" das Américas e freqüentar as praias paradisíacas de dunas e mar límpido. Natal organiza ainda a maior micareta do país, o Carnatal.

Projeto:

Construído no lugar no Machadão, o Arena de Dunas é um projeto de parceria público-privada e será erguida em uma área de 45 hectares, junto com bosque, hotéis, teatros, estacionamento subterrâneo, shopping e centro administrativo. A venda dos espaços comerciais geraria dinheiro para bancar o projeto. O trunfo da cidade é a ampla rede hoteleira, com mais de 20 mil quartos prontos.

Entraves:

Assim como Manaus e Brasília, a capital potiguar não pode contar com a renda de bilheteria para manter a arena depois da copa, já que os times da cidade não estão disputando a série A do Campeonato Nacional. Aliando a isso o transporte público ainda é considerado insatisfatório e a cidade sofre com problemas de saúde pública e segurança.

Atualizado em 6 Set 2011.