Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Natal de luzes e cores

A decoração típica de fim do ano já enfeita e encanta as cidades e seus moradores.

Foto: Carolina Teixeira


Para entrar no espírito natalino não são necessários Papai Noel, árvores de Natal nem guirlandas penduradas na porta. Basta sair de casa no início do mês de dezembro. É incrível: todos parecem estar em funcionamento automático - é só começar o mês natalino para que o trânsito aumente, tanto de carros quanto de pedestres.

Todos parecem estar correndo para encontrar presentes e enfeites para complementar a festa. Apesar de não sermos um país de frio no período de dezembro, permanecemos com nossa cultura europeia. Então, dá-lhe muita neve de mentira - e muito Papai Noel passa calor debaixo da pesada roupa vermelha.

Mas quem se importa? Legal mesmo é festejar o Natal, ou seria a chegada de mais um final de ano?! As crianças sentem o cheiro de presente no ar, os adultos, dos encontros e possíveis reuniões familiares com algumas discussões para animar a comilança.

As cidades fazem questão de aproveitar o evento para lucrar. E as empresas não ficam atrás, patrocinando as luzes e os enfeites. Em São Paulo, a Avenida Paulista se tornou símbolo natalino. Os bancos transformaram a avenida, e a surpresa do ano foi um palco com todos os personagens natalinos, patrocinado pelo Banco do Brasil. Infelizmente, o Banco Real, inaugurador da ideia na avenida, ficou sem enfeites - parece que o Santander não quis dar continuidade à tradição.

Em outros cantos da cidade, as luzes fascinam, seja na árvore do Ibirapuera - este ano com luzes LED - ou na ponte estaiada de Pinheiros, patrocinada pela Telefônica. A cidade faz o concurso "Cidade Iluminada", que premia as residências mais enfeitadas com as luzes mágicas. São Paulo já aproveita tanto o Natal que possui dois tipos de tour específicos para apreciar as decorações natalinas pela cidade.

Outras cidades brasileiras também entram no espírito natalino. A cidade do Rio de Janeiro, mesmo com a atual situação em seus morros, não deixou de inaugurar sua árvore de natal na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os moradores se orgulham por possuir a maior árvore de Natal flutuante do mundo e, por essa razão, fizeram uma grande festa com direito a fogos, luzes e música.

Em Brasília, a Playmobil fez questão de trazer um pouco mais de animação ao Natal infantil. Adultos e crianças podem interagir com os bonecos gigantes espalhados pelo Brasília Shopping. Já outros pontos tradicionais da cidade ainda não foram enfeitados, e tudo indica que este ano vão ficar mais apagados.

O natal de Florianópolis terá muita música e teatro. Serão corais espalhados pela ilha e a apresentação de "A primeira história de natal", além da Mostra Internacional de Presépios.

Já a calorenta Fortaleza mantém a tradição de 150 vozes cantando nas janelas do Hotel Excelsior por todos os dias de dezembro, até o dia 23. E parece ser uma das poucas cidades a pensar na compensação para tanto uso de energia elétrica neste período do ano: a população cearense poderá trocar garrafas plásticas por mudas de árvores.

Dezembro é período de festas, seja pelo Natal, pelo Ano Novo, pelas conquistas de mais um ano que chega ao fim ou o 13º salário recebido. Independentemente de como será a comemoração, o importante é não se estressar com tanta gente na rua e aproveitar as luzes natalinas.

Leia  as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

O dengo em meio ao caos

Testemunhas históricas

Ao Ar Livre

Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 24 anos, turismóloga e estudante de jornalismo.

O que faz: É consultora educacional de intercâmbio cultural, se entregou ao mundo do turismo, pois, desde que se conhece por gente, fica mudando de um lugar para outro.. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de escrever vez ou outra.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio, bolinho de chuva e sonhos aos domingos.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: carolinatex @gmail.com ou acesse seu blog



Atualizado em 25 Nov 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo