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Por Redação Guia da Semana

No carnaval...

Garanta energia e disposição para pular a noite inteira!.

Foto: Sxc.Hu


O Carnaval é tão importante e singular para o povo brasileiro, que o ano se divide em antes e depois dele. É o maior evento do país. Com a sua chegada, muita gente já se prepara para a maratona dos dias de folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo das fantasias, mas também nos cuidados que o corpo precisa para suportar o desgaste físico. A regra é ´moderação´, consumo razoável, sem exageros.

Os principais problemas que ocorrem durante as festas de fevereiro são em função do excesso de álcool e da má alimentação. Alguns alimentos podem ajudar a dar muita energia e disposição para o folião aproveitar bem a festa. Podemos dizer que são verdadeiros ´combustíveis´ naturais para a folia.

- Barras de cereais - possuem carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais e ajudarão o folião a manter a energia e disposição;

- Barras de proteína - auxiliam o folião a não perder massa magra, pois fornecem as proteínas necessárias aos músculos. Durante atividades com gasto energético intenso, o organismo acaba usando tecido muscular como fonte de energia;

- Carboidratos em gel - uma forma prática de consumo de carboidratos, que são o principal combustível para o corpo. Não pesam no estômago e possuem rápida absorção, além de serem ótimos para manter o rendimento do organismo durante a folia;

- Bebidas isotônicas - ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, além de hidratar e refrescar o corpo, ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo suor e ainda fornecem energia extra. Prefira a água de coco, um isotônico natural;

- Frutas desidratadas, como bananas e uvas passas - uma forma prática e saborosa para fornecer carboidratos, vitaminas e sais minerais ao organismo;

- Guaraná - é um estimulante, fonte de cafeína, ajuda a diminuir o sono Mas é preciso evitar o consumo de guaraná associado a bebidas alcoólicas.

Outra dica é resistir às tentações de comer cachorro quente, churrasquinho e outras comidas desse tipo nas saídas dos bailes de carnaval, pois o calor e o armazenamento fora de geladeira podem deixar o alimento deteriorado, causando intoxicações com diarréias e vômitos. Uma opção para a "boquinha de emergência" seria o milho verde, uma tapioca ou ainda pipoca.

Outros cuidados com a saúde são fundamentais, para que nenhum contratempo estrague a festa.

- Mantenha-se hidratado, beba muita água, suco natural ou água de coco, antes durante e depois da folia. A água de coco além de nutritiva, hidrata e tem baixo valor calórico. Sucos verdes são uma boa opção e também suco de açaí com morango, rico em antioxidantes.

- Lembre-se que o carnaval coincide com a época mais quente do ano, o verão. Assim, a chance de ocorrer a desidratação é muito maior, principalmente quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que causam uma perda significativa de água ao organismo.

- Para quem vai tomar bebida alcoólica procure intercalar cada copo de bebida com um copo de água, assim o corpo ficará hidratado e dificilmente a pessoa irá se embriagar e ter ressaca no dia seguinte.

- Antes de sair para o baile de carnaval, prefira os alimentos leves e energéticos. Barra de cereais, frutas secas e oleaginosas são ótimas opções. Alimentos gordurosos devem ser evitados, já que podem causar indisposição.

- Cuidado com o excesso de bebidas energéticas e isotônicas. Os energéticos, por terem cafeína, podem causar taquicardia. Já os isotônicos em excesso podem sobrecarregar a função renal.

- Estrada: se a viagem for demorar muitas horas leve água e lanches leves como frutas, barras de cereal ou biscoitos integrais e sem gluten em sacolas térmicas. Cuidado com as comidas pesadas e gordurosas dos restaurantes de beira de estrada.

- Sono: é fundamental descansar de 7 a 8 horas.

- Sol: filtro solar é a ordem para quem pretende pular carnaval durante o dia. O conselho serve também para os que pretendem ir à praia ou piscina. Cuidado com o sol entre 10h e 16h. Uma queimadura pode acabar com sua festa.

Se mesmo depois de todas essas dicas você exagerar e acordar de ressaca, alimente-se com sucos verdes, água de coco frutas, sopas leves e beba bastante líquido.


IMPORTANTE: SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA!!!!!

Quem é a colunista: Flávia Morais.

O que faz: Nutricionista da rede Mundo Verde.

Pecado Gastronômico: pizza de quatro queijos (com bastante gorgonzola)

Melhor Lugar do Mundo: meu sítio em Sossego - MG, onde reúno as pessoas queridas.

Para Falar com ela: nutriçã[email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

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