Guia da Semana

Foto: Getty Image


A história da cerveja tcheca remete ao século 13, quando começou a fermentação da bebida na região de Plzen, de onde deriva o termo pilsen, que dá nome ao tipo de cerveja mais consumido por estas bandas. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente em março de 1859, foi registrada na câmara de comércio do município a marca Pilsner Bier, que até hoje figura entre as mais bem avaliadas do mundo.

Berço de algumas das melhores cervejarias do planeta, não é de se estranhar que a República Tcheca seja a maior consumidora de cerveja per capita do planeta. Estima-se que os tchecos bebam, em média, 160 litros da bebida por ano. Para os amantes da loira, o Guia da Semana preparou um roteiro com as melhores cervejarias e indicações de locais para beber em um dos principais destinos do leste europeu. Leia sem moderação!

Plzenský Prazdroj

Fábrica de rótulos como Pilsner Urquell, Gambrinus, Radegast e Velkopopovický Kozel. a Plzenský Prazdroj é a líder entre as companhias de fermentação da Europa Central. É ela que mais vende cerveja na República Tcheca, além de exportar para cerca de 50 países mundo afora.

Foto: Divulgação

O interior da fábrica da Plzenský Prazdroj atrai turistas

Drinks Union

A região de Ústi nad Labem começou a fermentar cervejas em meados do século 13, há cerca de 760 anos. Em seu auge, por volta de 1860, o local chegou a abrigar 14 fábricas que, após se fundirem, foram à falência. Como as bebidas produzidas na região sempre foram bastante apreciadas em diversos países, em 1967 a marca Zlatopramen, da Drinks Union, foi registrada. O rótulo é até hoje o carro chefe da produtora. Além dele, a empresa é responsável pelas marcas Louny, Velké Brezno e Kutná Hora.

Budejovický Budvar

Mais conhecida por ser a casa da Budweiser, cuja origem remete ao século 13 e à própria história da cerveja tcheca, a Budejovický Budvar não pode ficar de fora do roteiro de um cervejeiro que se preze. Além da Budweiser, que é uma das marcas mais famosas do mundo, a Budejovický também é a responsável por rótulos como Czechvar e Bud.

Pivovary Staropramen

Segunda maior produtora de cerveja na República Tcheca, a Pivovary Staropramen detém 14% do mercado tcheco - fatia considerável por se tratar de um terreno hiper povoado por cervejarias. Com receitas de fermentação originais, que enfatizam ingredientes de primeira, a companhia é também uma das maiores exportadoras de cervejas da República Tcheca. Entre as suas marcas, destacam-se a Staropramen, que é consumida em mais de 30 países. Além dela, a fábrica produz rótulos como Cerný e Svetlý, estas mais suaves e escuras.

Onde beber

Foto: Divulgação

O Novomestsky Pivovar alia comida, cerveja e história

Novomestsky Pivovar

Além de ser um dos restaurante mais conhecidos de Praga, o Novomestsky Pivovar é um verdadeiro museu da cerveja tcheca. No local, é possível aprender sobre todo o processo de fabricação da bebida e, como não poderia deixar de ser, apreciar as mais de cem opções de marcas que o estabelecimento oferece.

U Pinkasu

Tido como um dos primeiros estabelecimentos a comercializar a famosa pilsen tcheca, o U Pinkasu abriu as portas em 1843 e ainda hoje está na ativa em Praga. Além das cervejas em si, a casa serve pratos típicos, como o pescoço de porco à pururuca, para acompanhar a bebedeira.

Agharta

Com uma programação baseada no jazz, o Agharta é um pub bastante tradicional na capital tcheca. Sitaudo literalmente embaixo da terra, o estabelecimento possui uma carta de cervejas que agrada gregos e troianos. Como seu forte é a bebida e o som, o Agharta não oferece muitas opções de comida, apenas porções.


Atualizado em 6 Set 2011.