Guia da Semana

Foto: www.sxc.hu
Tradicionais tocadores de gaita

Ao pensar na Escócia, logo imaginamos homens usando kilt (a famosa saia xadrez), tocando gaita de fole e tomando uísque. Na realidade, o país é tudo o que você imagina: uísque, mistério, romances entre clãs e uma riqueza de castelos, pontos históricos, belos sumários e tradição.

Edimburgo, a capital, é uma cidade linda, com uma paisagem especial. Na realidade, podemos dividi-la em duas. A "Old Town", com suas ruelas e vielas medievais calçadas em pedra e misteriosas passagens e escadarias, nas quais podemos sentir claramente a fama de cidade mais mal assombrada da Europa. Nela podemos percorrer a "Royal Mile", um antigo emaranhado de ruas históricas e imaginar os personagens escoceses que, provavelmente, percorreram aquelas ruas como: Mary, Rainha da Escócia, e Robert Louis Stevenson, o escritor do livro "O médico e o monstro" que, possivelmente, se inspirou nestas vielas para descrever as andanças do Dr. Jekyll e Mr. Hyde. E as elegantes fachadas neoclássicas da geórgica "New Town", uma cidade criada no século 19, com largas avenidas e edifícios planejados, que lhe dão uma aparência moderna e dinâmica, com seus museus, galerias, universidades e festivais.

O Castelo de Edimburgo leva os visitantes ao coração da história do país, simbolizada na "Honours of Scotland - the Scottish Crown Jewels", em exposição com a famosa Pedra do Destino, que nada mais é que uma pedra, porém, recuperá-la dos ingleses foi uma questão de honra para os escoceses. Ainda podemos ver as imagens da coroação de Robert the Bruce e a estátua de William Wallace, que foi imortalizado no filme Coração Valente.

Todo ano, em agosto, Edimburgo se transforma no palco da maior vitrine de arte, música, teatro, dança e teatro de rua do mundo, e o castelo abriga a "Military Tattoo", que é uma parada militar sem igual, para a qual temos que fazer as reservas de hotel e ingressos com a antecedência de, no mínimo, um ano.

Edimburgo também é cenário de diversas outras obras literárias. Não podemos deixar de visitar a pequena cafeteria "The Elephant House Café", na qual a escritora J. K. Rowling começou a escrever as aventuras do bruxinho Harry Potter. Além da cidade, o interior de Lothian exibe um belo cenário rural para casas históricas e castelos, onde você poderá descobrir a Capela Rosslyn, associada ao best seller de Dan Brown, O Código Da Vinci.

E para todos que vão para lá, as recomendações são muitas, pois o destino é realmente interessante.

Assim, o turista deve conhecer em Edimburgo:

- Castelo de Edimburgo;
- Edinburgh Military Tattoo e o Edinburg International Festival, ambos em agosto;
- Museum of Scotland;
- Our Dynamic Earth;
- Royal Yacht Britannia (iate da família real Inglesa);
- The Scottish National Portrait Gallery;
- The Scotch Whisky Experience (tour de degustação de whisky);
- Ghost Tours (tour fantasma pelas vielas);
- Palace of Holyroodhouse (Palácio de Verão da família real inglesa).

Highlands/Terras Altas

Foto: www.sxc.hu
Castelo na beira do Loch Ness

As Highlands são uma das mais perfeitas imagens da romântica Escócia, uma região salpicada de imagens belíssimas com montanhas nevadas, lagos profundos com águas cristalinas, que são perfeitos espelhos, um lugar onde podemos ver mais facilmente ovelhas e as famosas vacas escocesas (com longos pelos avermelhados) do que pessoas. A cidade principal é Fort William, que fica na sombra do Ben Nevis, o pico mais alto da Grã-Bretanha. Inverness é a maior cidade da região e a capital das Highlands, que fica a beira do fundo e misterioso Loch Ness, cuja lenda diz que habita um monstro que já foi visto e fotografado por várias pessoas.

Loch Ness é uma das maiores atrações da Escócia. É o lago mais profundo da Grã-Bretanha, com a extensão de cerca de 37 quilômetros, desde Fort Augustus, no sul, até Inverness no norte. O lago oferece uma bela paisagem só por si, com colinas majestosas que se erguem verticalmente das suas margens de florestas. Todos os anos chegam centenas de milhares de visitantes para observar o lago e contemplar o mistério originado no famoso Monstro do Loch Ness, assim uma grande atividade que gira ao redor de "Nessie" - o nome afetivo dado ao famoso monstro. Em todo verão, a estrada que segue a margem fica carregada de turistas e até caçadores do monstro. Porém, a melhor maneira de ver o "loch" é em um cruzeiro a partir de Inverness. Há também passeios de barco que saem de Drumnadrochit e Fort Augustus. Alguns quilômetros a sul de Drumnadrochit, ficam as ruínas do Castelo de Urquhart, onde podemos ver os sinais de séculos de batalhas, e que foi construído no século XIV e destruído em 1692 para evitar cair nas mãos dos Jacobitas.

Lá, recomendo sempre ao turista conhecer:

- Inverness Museum and Art Gallery, Inverness;
- Caledonian Canal Heritage Centre, Fort Augustus;
- Loch Ness;
- Jacobite Cruises, Inverness;
- Whisky tour ( tour de degustação de whisky);
- Culloden Visitor Centre, Inverness;
- James Pringle Weavers of Inverness, Inverness;
- Landmark Forest Heritage Park, Carrbridge;
- Black Isle Wildlife & Country Park, North Kessock.

Além de tudo isso, 2009 será um ano especial a para os descendentes de escoceses ou simplesmente para quem simpatiza com a cultura. Em comemoração ao aniversário de 250 anos do famoso poeta escocês Robert Burns, será promovido o "Home Coming Scotland 2009". Serão 101 eventos, realizados do final janeiro a final de novembro de 2009 (www.homecomingscotland2009.com). Esta pode ser uma ótima oportunidade para conhecer este país, seu amistoso e bem humorado povo e sua fabulosa cultura e tradições.
Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu:

O gigante sul-africano

A beleza e os bons preços dos produtos indianos

Você conhece a Malásia?

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho
O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.
Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.
Melhor lugar do Brasil: Fortaleza
Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito
Fale com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.