Guia da Semana

Nada mais frustrante do que chegar ao Zoológico e não ver nada na jaula. E não é por falta de bicho, mas porque muitos deles estão dormindo. Esse é o caso, principalmente, dos felinos, animais que têm hábitos noturnos e que costumam ficar menos ativos durante o dia.

E não adianta acenar, fazer barulho, chamar. Com certeza, leões, tigres e onças não darão a mínima importância. Mas, quando o sol se pôr e os visitantes do Zôo forem embora, é hora de acordar. E para pegar os dorminhocos no flagra, a Fundação Zoológico de São Paulo oferece uma oportunidade única e que promete ser inesquecível: uma visita noturna e guiada pelas suas dependências.

Fotos: Arquivo Zoológico de São Paulo/ Cybele Lisboa
Durante o passeio guiado, grupo pode conferir animais com hábitos noturnos

O passeio começa com a apresentação do Programa Rapinantes, que tem a coruja como estrela principal. Em seguida, é a vez do Setor de Répteis fazer uma exposição e mostrar algumas espécies dessa classe. Quem tiver coragem pode até tocar em uma serpente.

Depois das apresentações, os guias levam os visitantes para conhecer as áreas mais "movimentadas" do Zoológico à noite. Estão incluídos no roteiro os hipopótamos, os tamanduás-bandeira, as onças, os leões, os tigres, os lobos e os tigres-brancos, entre outras surpresas.

Durante o trajeto, alguns animais "pescoçudos" podem se intrometer no passeio, como as girafas e os macacos, que saem de suas casas para observar a movimentação estranha. Também podem ser avistados gambás, corujas e morcegos - da fauna nativa - andando livremente pelo parque.

Para finalizar o passeio, que dura cerca de três horas, é servido um lanche, já incluído no ingresso.

As visitas noturnas ao Zôo são realizadas às sextas-feiras, quinzenalmente. Em dezembro, começam os agendamentos para o primeiro semestre de 2011. Para este ano, os ingressos já estão esgotados (a não ser em caso de desistência).


Serviço:
Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda.
Telefone: (11) 5073-0811
Funcionamento: Visitas noturnas às sextas-feiras, a cada 15 dias. No horário de verão: 19h30. Fora do horário de verão: 19h.
Estacionamento: sim
Preço: Crianças a partir de 11 anos e adultos: R$ 75,00; crianças entre 5 e 10 anos: R$ 55,00. Não é permitida a entrada de menores de 4 anos.


Atualizado em 6 Set 2011.