Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Nova Déli: o caminho da Índia

Palco da nova novela das oito, a capital da Índia traz muita cultura, monumentos históricos e religião.

Fotos: www.sxc.hu
Taj Mahal, o cartão-postal da Índia

Quem viaja para Nova Déli, capital da Índia, tem que se preparar para o que vai encontrar pela frente: muita gente e costumes peculiares (para os ocidentais). Afinal, para curtir a viagem é preciso mais do que a curiosidade pela nova novela da Globo, já que as atrações locais são mais relacionadas com culturas milenares, como a hindu, a budista e a islâmica.

Andando pelas ruas, é inevitável sentir o cheiro de incenso e encontrar as tradicionais guirlandas de flores. A música, sempre improvisada por artistas de rua, também não é difícil de ser ouvida. Ela tem como base o tambura (instrumento de cordas), flautas, tambores e o tala (gongo indiano). Junto com a dança tradicional divina, ajuda a formar o esboço de uma sociedade bastante complexa, na qual hábitos milenares ainda convivem com o progresso capitalista.

Pontos turísticos

Antes de contemplar os templos religiosos, vale a pena começar o roteiro pela Porta da Índia. Projetado pelo arquiteto inglês Edwin Lutyens, este arco do triunfo é uma homenagem aos cerca de 85 mil soldados indianos mortos na Primeira Guerra Mundial e nas Guerras Afegãs, em 1919. Aliás, a influência inglesa na capital é detectada em diversos locais - uma herança do tempo em que o país ficou sob domínio britânico, nos séculos 19 e 20.

Na parte antiga da cidade, encontra-se outro grande monumento não-religioso: o Forte Vermelho. Construído no século 17, logo após o imperador Shan Jahan transferir a capital de Agra para Déli, o local abriga nada menos do que 11 palácios, todos adornados de ouro, prata e pedras preciosas, rodeados por jardins nababescos. Uma das inscrições, cravada em um dos salões, resume o conceito sob o qual o forte foi fundado: "Se há um paraíso na Terra, é esse!".

Outro ponto turístico imperdível a ser visitado é a Tumba de Humayun. Considerada Patrimônio da Humanidade, construída pela viúva de um antigo imperador mongol, em 1574, nove anos após sua morte. As fachadas simétricas, feitas em mármore, abrigam dezenas de tumbas.

No âmbito religioso, vale a pena conferir a maior mesquita da capital, a Jama Masjid, finalizada no século 17, também por Shan Jahan, com capacidade para 25 mil pessoas. Não-muçulmanos podem visitá-la sem problemas, desde que estejam trajando as vestes tradicionais, concedidas pelo próprio local.

Além do islamismo, grande parte da Índia segue o hinduísmo. Um representante marcante dessa presença é o Akshardham, maior templo hindu do mundo, construído em 2005, às margens do rio Yamuma. Cercado por um grandioso jardim, repleto de fontes, ele guarda mais de 20 mil estátuas relacionadas à religião. Há até um rio artificial, onde pode ser realizado um passeio de barco de 12 minutos, passando pelos principais pontos do complexo.

Mahatma Gandhi

O maior líder espiritual do século passado está homenageado em Nova Déli. O Museu Nacional Gandhi detém uma coleção de relíquias, livros, jornais, documentos fotográficos e material audiovisual sobre a vida do defensor da verdade e do movimento da não-violência. Há também exposições periódicas sobre os trabalhos da Fundação Gandhi.

Taj Mahal

Um dos Patrimônios da Humanidade mais conhecidos do mundo, o Taj Mahal é uma visita obrigatória. O monumento não está em Nova Déli propriamente, mas em seus arredores, na cidade de Agra, situada a menos de 200 km da capital. Construído no século 17, por cerca de 22 mil homens, é formado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. Com inscrições do alcorão, sua cúpula é decorada por peças de ouro e diversas pedras preciosas, tais como o lápis-lazúli, muito usado pelos faraós antigamente.

Curiosidades
 O sistema atual de numeração matemática que usamos é o indo-arábico. Os árabes o descobriram na Índia e difundiram os algarismos que usamos hoje. O conceito do "zero" nasceu lá

 O primeiro modelo de universidade que conhecemos foi fundado na Índia, mais especificamente em Nalanda, no estado de Bihar

 Bhaskara Akaria, famoso criador da fórmula de Bhaskara, usada para resolver equações de segundo grau, era indiano

 Em termos numéricos, a Índia é a maior produtora de filmes do mundo. A indústria cinematográfica local é chamada de Bollywood

 A Índia conta com inúmeros profissionais renomados nas áreas de tecnologia da informação e desenvolvimento de softwares, pesquisa espacial e biotecnologia, exportando profissionais para vários países do mundo.


Como ir

Latitudes


Pacote de 10 dias passando por Nova Déli, Jaipur, Samode, Agra e Fatehpur Sikri.
Preço*: US$ 2.700,00 a parte terrestre por pessoa, com grupo superior a 6 pessoas.
Telefone: (11) 3045-7740

*Preços válidos para setembro de 2009


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo