Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Nova Friburgo

Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, faz parte da Serra dos Órgãos e é passagem obrigatória para quem cruza o estado pela BR-116. Além de outros títulos, a cidade destaca-se como a capital nacional da lingerie, porém, nem só do comércio de peças intimas sobrevive o município.

Surgida em 1819 por colonos suíços autorizados por D. João VI, o nome da cidade é uma homenagem à antiga terra dos imigrantes, Fribourg, no Cantão da Suiça. Em 1824, o primeiro grupo de alemães a aportar no Brasil também escolheu a pequena vila como endereço.

Distante 136 quilômetros da capital, Rio de Janeiro, Nova Friburgo está a 846 metros acima do nivel do mar, com um clima tropical de altitude, que agregado à cultura e arquitetura de seus colonizadores, atribuem todo um charme alpino a cidade.

Passeios

Cercada de mata Atlântica, Nova Friburgo é um catálogo fotográfico aberto, tamanho o número de montanhas, grutas e rios dignos de registro.

Para os que não têm medo de altura uma boa dica é começar pelo Teleférico Municipal, um dos maiores do Brasil, com 1.450 metros de extensão. Construído há mais de 20 anos, o passeio leva o turista direto até o alto do Morro da Cruz, onde as cortinas da cidade se abrem.

Outro ponto obrigatório da cidade, para se chegar a Pedra do Cão Sentado é preciso atravessar uma trilha de cerca de um quilometro e meio. Do alto de seus 1,100 metros, a pedra proporciona uma vista panorâmica de todo os seus arredores. Na ida ou na volta, vale apreciar a cachoeira Véu da Noiva, com seus 70 metros de queda d´água.

Famoso na região, o artista plástico Nêgo aproveitou das idiossincrasias da região para desenvolver sua arte. Em seu ateliê, a céu aberto no Jardim do Nego, localizado na estrada Teresópolis - Friburgo, ele aproveita seu dom e as formações rochosas para talhar mulheres, crianças e animais gigantescos.

Voltando ao centro, o Colégio Anchieta se mantém imponente, com seu estilo neoclássico, desde 1908, ano de sua construção. Fundado pelos padres jesuítas e até hoje em funcionamento, o espaço abriga ainda o Horto Florestal, com espécies raras. Visitas guiadas somente aos sábados.

Fechando o bloco, para ser comprida, a trilha íngreme de 9 km do Pico da Caledônia exige um dia todo de dedicação. Porém, uma vez lá o sacrifício é recompensando. Em dias de pouca neblina, se pode visualizar a Região dos Lagos e a Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Gastronomia e Compras

A 30 quilômetros de Nova Friburgo estão dois dos mais agradáveis e tranqüilos recantos da região. Escondidas no meio das montanhas, as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra destacam-se, além de suas opções de atividades em meio à mata Atlântica, por seus restaurantes, bares e lojas de artesanato, que primam pelo tom rústico e simplicidade charmosa local. Destaque para o Bar do Vovô, Café Brasil, Casa Velha, Tutu e Torresmo, no quesito gastro, além do Ateliê da Bê e Espaço Ecoarte, para compras.

O distrito do Mury também é outro destino recomendado quando o assunto são os restaurantes. Lá os cardápios mesclam as delicias das culinárias alemã e suíça à receitas à base de truta e carnes de caça. Para amenizar o friozinho da serra, escolha uma mesa perto da lareira e aposte em seu vinho preferido.

Para fechar, a Queijaria Escola, parceira entre a prefeitura municipal e o Cantão Suíço de Friburgo é o destino ideal para apreciar o legitimo queijo suiço. O espaço promove cursos sobre a fabricação dos queijos de acordo com as normas, receitas e controle de qualidade suíço. Além dos queijos, diversos frios estão à venda para os visitantes. O difícil é escolher quais levar em meio a tamanha diversidade.

SERVIÇO

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens