Guia da Semana

Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, faz parte da Serra dos Órgãos e é passagem obrigatória para quem cruza o estado pela BR-116. Além de outros títulos, a cidade destaca-se como a capital nacional da lingerie, porém, nem só do comércio de peças intimas sobrevive o município.

Surgida em 1819 por colonos suíços autorizados por D. João VI, o nome da cidade é uma homenagem à antiga terra dos imigrantes, Fribourg, no Cantão da Suiça. Em 1824, o primeiro grupo de alemães a aportar no Brasil também escolheu a pequena vila como endereço.

Distante 136 quilômetros da capital, Rio de Janeiro, Nova Friburgo está a 846 metros acima do nivel do mar, com um clima tropical de altitude, que agregado à cultura e arquitetura de seus colonizadores, atribuem todo um charme alpino a cidade.

Passeios

Cercada de mata Atlântica, Nova Friburgo é um catálogo fotográfico aberto, tamanho o número de montanhas, grutas e rios dignos de registro.

Para os que não têm medo de altura uma boa dica é começar pelo Teleférico Municipal, um dos maiores do Brasil, com 1.450 metros de extensão. Construído há mais de 20 anos, o passeio leva o turista direto até o alto do Morro da Cruz, onde as cortinas da cidade se abrem.

Outro ponto obrigatório da cidade, para se chegar a Pedra do Cão Sentado é preciso atravessar uma trilha de cerca de um quilometro e meio. Do alto de seus 1,100 metros, a pedra proporciona uma vista panorâmica de todo os seus arredores. Na ida ou na volta, vale apreciar a cachoeira Véu da Noiva, com seus 70 metros de queda d´água.

Famoso na região, o artista plástico Nêgo aproveitou das idiossincrasias da região para desenvolver sua arte. Em seu ateliê, a céu aberto no Jardim do Nego, localizado na estrada Teresópolis - Friburgo, ele aproveita seu dom e as formações rochosas para talhar mulheres, crianças e animais gigantescos.

Voltando ao centro, o Colégio Anchieta se mantém imponente, com seu estilo neoclássico, desde 1908, ano de sua construção. Fundado pelos padres jesuítas e até hoje em funcionamento, o espaço abriga ainda o Horto Florestal, com espécies raras. Visitas guiadas somente aos sábados.

Fechando o bloco, para ser comprida, a trilha íngreme de 9 km do Pico da Caledônia exige um dia todo de dedicação. Porém, uma vez lá o sacrifício é recompensando. Em dias de pouca neblina, se pode visualizar a Região dos Lagos e a Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Gastronomia e Compras

A 30 quilômetros de Nova Friburgo estão dois dos mais agradáveis e tranqüilos recantos da região. Escondidas no meio das montanhas, as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra destacam-se, além de suas opções de atividades em meio à mata Atlântica, por seus restaurantes, bares e lojas de artesanato, que primam pelo tom rústico e simplicidade charmosa local. Destaque para o Bar do Vovô, Café Brasil, Casa Velha, Tutu e Torresmo, no quesito gastro, além do Ateliê da Bê e Espaço Ecoarte, para compras.

O distrito do Mury também é outro destino recomendado quando o assunto são os restaurantes. Lá os cardápios mesclam as delicias das culinárias alemã e suíça à receitas à base de truta e carnes de caça. Para amenizar o friozinho da serra, escolha uma mesa perto da lareira e aposte em seu vinho preferido.

Para fechar, a Queijaria Escola, parceira entre a prefeitura municipal e o Cantão Suíço de Friburgo é o destino ideal para apreciar o legitimo queijo suiço. O espaço promove cursos sobre a fabricação dos queijos de acordo com as normas, receitas e controle de qualidade suíço. Além dos queijos, diversos frios estão à venda para os visitantes. O difícil é escolher quais levar em meio a tamanha diversidade.

SERVIÇO

Atualizado em 6 Set 2011.