Guia da Semana

Os faróis xenon proporcionam sensação de mais luz. No entanto, são crescentes as queixas de motoristas que sofrem com a luz vinda da direção oposta, causando ofuscamento. A Resolução 294 do Contran regulamentou o uso com uma norma que está em vigor desde 1 de janeiro. Carros com xenon deverão ter sistema de lavagem dos faróis e ajuste automático ligado à suspensão.

O problema da lâmpada xenon está em sua intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional é de 1.000 lúmens. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens. Como o custo para a adaptação às novas regras é muito alto, apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à nova norma.

A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes.

Atualizado em 6 Set 2011.