Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Nova regulamentação de faróis xenon já está em vigor

Publicação: sexta, 16 de janeiro de 2009..

Os faróis xenon proporcionam sensação de mais luz. No entanto, são crescentes as queixas de motoristas que sofrem com a luz vinda da direção oposta, causando ofuscamento. A Resolução 294 do Contran regulamentou o uso com uma norma que está em vigor desde 1 de janeiro. Carros com xenon deverão ter sistema de lavagem dos faróis e ajuste automático ligado à suspensão.

O problema da lâmpada xenon está em sua intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional é de 1.000 lúmens. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens. Como o custo para a adaptação às novas regras é muito alto, apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à nova norma.

A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens