Guia da Semana

Foto: divulgação/ Secretaria de Turismo de Foz de Iguaçu



Depois do Cristo Redentor ser eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, é a vez da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu terem a chance de competir com outros 26 lugares de todo o mundo ao título de Sete Novas Maravilhas da Natureza. A eleição organizada pela fundação suíça New7Wonders espera superar o sucesso de 2007, atingindo uma votação de um bilhão de pessoas pela internet, telefone e mensagens de texto.

A lista começou com 261 locais de diversas nacionalidades, definidos por votos na web e pela opinião de um grupo de especialistas. Entre os finalistas, encontram-se tanto lugares inquestionáveis - como o Grande Cânion (EUA), o Mar Morto (Palestina, Israel, Jordânia) e Galápagos (Equador) - quanto outros surpreendentes - como a Gruta Jeita (Líbano) e os Penhascos de Moher (Irlanda). Nela, sente-se a ausência de alguns nomes cotados, como o Lago Titicaca (entre Peru e Bolívia), que liderou a categoria "Lagos, Rios e Cataratas" durante toda a votação on-line, e o arquipélago Fernando de Noronha.

Os vencedores serão anunciados em 2011 e, caso vença, o Brasil vai dividir o título com a Argentina (Cataratas do Iguaçu) e/ou com Venezuela, Suriname, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Colômbia e Bolívia (Amazônia). Para dar uma "forcinha" para as representantes brasileiras, fomos atrás dos principais atrativos que elas oferecem. Confira e vote!

Amazônia

Foto: Getty Images


A maior floresta tropical e bacia hidrográfica do mundo tem uma série de quesitos que favorecem sua eleição. A biodiversidade e os inúmeros tipos de ecossistemas mantém 324 espécies de mamíferos, 2,5 mil de peixes e 1,8 mil de aves, além de plantas que não se encontra em nenhum outro lugar, sendo vista como um imenso laboratório vivo. O território brasileiro detém 60% da área da floresta - o restante é dividido entre sete países da América do Sul. Em 2008, a região recebeu quase 500 mil turistas.

A Amazônia têm o folclore enriquecido por lendas, mitos, danças e músicas populares. Os eventos culturais das cidades carregam essa influência. O Boi-Bumbá de Parintins, por exemplo, já tem prestígio internacional, atraindo visitantes do mundo inteiro para a pequena cidade de Baixo Amazonas no mês de junho. Já em Manaus, tem evento o ano todo, desde desfiles de escolas de samba no Carnaval até o Festival Folclórico do Amazonas, em junho. O interior é recheado de atrações próprias, como o Festival de Cirandas, em Manacapuru, e o Festival da Canção, em Itacoatiara. Em abril e maio, é realizado o Festival Amazonas de Ópera, referência na América Latina.

Com ajuda de um guia, o turista pode visitar pontos turísticos, fazer trilhas para caminhadas, rapel e escalada. A gruta do Maroaga, em Presidente Figueiredo, é de parada obrigatória para quem vai ao Amazonas. Vale a pela destacar o Monte Roraima, no município de mesmo nome, que as comunidades indígenas consideram como um espaço habitado por espíritos, e ainda o ponto mais alto do Brasil, com 3.014 metros, situado no Parque Nacional do Pico da Neblina.

Quem tem interesse em conhecer a região, pode escolher três formas. A primeira é instalar-se em uma das principais cidades, como Belém ou Manaus, e fazer passeios para as reservas próximas. A outra é hospedar-se em um "Hotel da Selva", como o Hotel Ariaú Jungle Towers, um dos mais famosos e luxuosos onde Bill Gates e Harrison Ford já estiveram. A última maneira de conhecer a Floresta é fazer uma excursão de barco, navegando pelo Amazonas, Tapajós e afluentes. Para isso, o destaque é Manaus, que concentra as principais empresas na área.

Agências de Turismo

CVC Turismo
Tel: (11) 2191-8410

Selenetur Agência de Turismo
Tel.: (92) 3232-6934

Amazon Expeditions Agência de Viagem
Tel.: (92) 3233-5519


Cataratas do Iguaçu

Foto: divulgação/ Secretaria de Turismo de Foz de Iguaçu


Tombada pela Unesco como patrimônio Mundial da Humanidade, as cataratas estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, que recebeu 1,1 milhão de visitantes no ano passado. Dependendo da vazão do Rio, o número de quedas d'água varia de 150 a 300, com até 82 metros de altura. Além dela, somente uma queda de água chegou às finalistas: o Salto Angel, na Venezuela.

Imagine sobrevoar as cataratas de helicóptero ou fazer rapel com essa paisagem ao fundo. No Parque, o turista tem a opção de curtir a natureza praticando diversas modalidades de ecoturismo, como o arvorismo, escalada, rafting, trilhas ecológicas. Mas quem pensa que Foz limita-se apenas a seu principal cartão-postal, engana-se. O passeio chamado Macuco Safári leva o visitante a percorrer uma trilha de três quilômetros em um jipe até a plataforma do Rio Iguaçu, seguindo em um barco que chega a apenas cinco metros das Cataratas e vai rumo à Garganta do Diabo.

A região oferece noite animada e outras opções de passeios, como à mesquita árabe e ao templo budista, além da Usina de Itaipu - a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. Dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista e também assistir à Iluminação da Barragem. Quem é adepto da jogatina, pode se aventurar em menos de 20 minutos nos cassinos das cidades vizinhas Ciudad del Este (Paraguai) e Porto Iguazu (Argentina).

Agências de Turismo

CVC Turismo
Tel: (11) 2191-8410

Cataratas Turismo
Tel.: (45) 3574-1100

Loumar Foz do Iguaçu
Tel.: (45) 3521-4000

As candidatas a Novas Sete Maravilhas da Natureza
- Amazônia (Venezuela, Suriname, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia)
- Cataratas de Iguaçu (Brasil, Argentina)
- Salto Angel (Venezuela)
- Baía de Fundy (Canadá)
- Floresta Negra (Alemanha)
- Bu Tinah Shoals (Emirados Árabes Unidos)
- Penhascos de Moher (Irlanda)
- Mar Morto (Palestina, Israel, Jordânia)
- Bosque de El Yunque (Porto Rico)
- Galápagos (Equador)
- Grande Canyon (EUA)
- Grande Barreira de Coral (Papua Nova Guiné, Austrália)
- Baía de Halong (Vietnã)
- Gruta Jeita (Líbano)
- Ilha de Jeju (Coréia do Sul)
- Kilimanjaro (Tanzânia)
- Ilha Komodo (Indonésia)
- Ilhas Maldivas
- Lagos Masurian (Polônia)
- Montanha Matterhorn / Cervino (Suiça, Itália)
- Fiorde Milford Sound (Nova Zelândia)
- Vulcões de lama (Azerbaijão)
- Rio subterrâneo Puerto Princesa (Filipinas)
- Manguezal de Sundarbans (Índia, Bangladesh)
- Table Mountain (África do Sul)
- Uluru (Austrália)
- Monte Vesúvio (Itália)
- Monte Yushan (Taipe - China)

Atualizado em 6 Set 2011.