Guia da Semana

Foto: Nani Góis
As ruínas de São Francisco, um dos pontos turísticos do bairro curitibano

O bairro São Francisco, localizado no setor histórico de Curitiba, é um dos grandes pontos turísticos da cidade. Há mais ou menos dois anos o bairro começou a receber um novo tipo de comércio, voltado ao público "alternativo e boêmio" que freqüenta o famoso Largo da Ordem.

Aproveitando essa nova e boa fase do bairro, inaugurou em novembro do ano passado o empreendimento mais ambicioso do São Francisco, a Galeria Lúdica. O espaço, uma união de arte e moda, possui um escritório de criação, uma loja conceitual, um café-bistrô e uma galeria de arte.

A loja conceitual é incrível, uma união de vários estilos. Se você é uma patricinha do bem, vai adorar marcas como a Doc Dog, Melissa e Lady Louca. Os caras que curtem uma pegada hip-hop vão curtir a marca francesa 610 ou a curitibana Sallve. E se você procura camisetas básicas e divertidas, há a El Cabritón ou Oficina Arte. O fato é que não importa que estilo você tenha ou procura.

O coletivo Galeria Lúdica também é responsável pelo Mega Bazar Lúdica, que acontece em junho e dezembro desde 2007, sempre na Casa Vermelha, no Largo da Ordem. O evento já está no calendário cultural de Curitiba e ganha a cada edição mais e mais público e admiradores. O bazar é por si só um evento único. Só lá você tem a chance de, em um mesmo momento, mudar o visual, fazer compras, curtir os dj's, tomar drinks elaborados e encontrar pessoas divertidas e cheias de estilo.

A linguagem visual da Galeria é moderna e sofisticada e já chama atenção na fachada. Na galeria de arte encontra-se a exposição Pratas da Casa, apresentando artistas renomados, como Rimon Guimarães, André Mendes, Jorge Galvão e Juan Parada.

O Café Lúdica, que tem a direção do chef de cozinha Fredy Ferreira, já é um dos cafés mais badalados da cidade, com seu double drink nas segundas e terças e massas bem gostosas no almoço. Além disso, possui um sofisticado cardápio pronto pra atender o público vegetariano.

A tendência no São Francisco é continuar crescendo cada vez mais. E só quem sai ganhando somos nós, público louco por novidades modernas e sofisticadas, com um estilo único. O nosso estilo.

Quem é o colunista: Felippe Brana.

O que faz: Publicitário.

Pecado Gastronômico: Petit Gateau.

Melhor lugar do mundo: O meu mundo paralelo é uma sala de cinema.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Damien Rice, Chris Garneau, Jon McLaughlin, Gary Jules, Glen Hansard, Jay Brannan.

Fale com ele: febrana @hotmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.