Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

O Bonde carioca

Tradicional no cartão postal fluminense, o teleférico do Pão de Açúcar renova sua frota.

Fotos: Divulgação

Considerada uma das paisagens mais belas do mundo, a Baía de Guanabara é guardada pelo morro do Pão de Açúcar, circundado por uma vegetação de clima tropical, com resquício de Mata Atlântica e espécies nativas, que, em outros lugares do litoral brasileiro já foram extintos. O morro serviu como ponto de defesa dos invasores na época do Brasil Colonial, por sua posição privilegiada na costa carioca. Referência aos navegantes que aportam no Rio de Janeiro, transformou-se em atração internacional desde 1912, com a construção do teleférico que vai da praia até o seu topo.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo, o que estimulou o desenvolvimento do turismo nacional. Quando ficou pronto, só existiam outros dois: o do Monte Ulia, em 1907, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn, na Suíça, com 560 metros, construído em 1908. O teleférico brasileiro possui duas linhas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao pico do morro da Urca (220 metros) e outra, do morro da Urca ao Pão de Açúcar (750 metros).

Completando o centenário de funcionamento em 2012, o Bondinho já transportou mais de 37 milhões de passageiros para uma visão panorâmica e privilegiada do Rio de Janeiro. Lá de cima, o Aeroporto Santos Dumont, o Cristo Redentor, a Floresta da Tijuca, as diversas praias e morros cariocas são apreciados pelos olhos e lentes das câmeras, de turistas estrangeiros, de outras regiões do país e até mesmo dos cariocas.

Os teleféricos nunca tiveram acidentes fatais em seu transporte. O trajeto demora cerca de três minutos, e o intervalo é de 20 minutos entre a saída de uma e chegada de outra das quatro cabines. Como o lugar é a parada obrigatória para o turista que visita a cidade, a fila costuma ser grande e a espera longa para os que chegam tarde.

Fotos: Divulgação
Diferença significativa: o novo (à direita) e o antigo (à esquerda) bondinho

O Bondinho faz parte da história fluminense. Já recebeu ilustres visitas de personalidades internacionais como John Kennedy, Sting, Brooke Shields e Einstein. Foi cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte, em 1979, no qual James Bond luta contra o vilão Dentes de Aço. Agora pode estar entre uma das sete maravilhas naturais do mundo, segundo a votação da fundação New 7 Wonders ( www.new7wonders.com).

O resultado final só sairá em dezembro, com a escolha de 21 monumentos naturais por especialistas, no ranking das 77 mais votadas pelo público. Após isso, o voto popular seleciona pela última vez as sete primeiras das 21 paisagens que se tornarão marcos naturais do planeta. Da lista atualizada diariamente pelo site, as melhores colocadas brasileiras é o Rio Amazonas (8º); o arquipélago de Fernando de Noronha (20º) e as Cataratas do Iguaçu (42º). O Pão de Açúcar aparece na 130º posição.

Terceira geração

Ao longo dos anos, sua estrutura foi mudada somente duas vezes, a primeira em 1979, e a última ainda ocorre este ano. Preservando o aspecto de bolha, os dois novos carros custaram 3 milhões de euros e foram instalados em julho, pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa privada que administra o bondinho. As outras duas cabines que faltam têm a previsão de entrega até setembro deste ano.

As diferenças deste novo modelo são os vidros fumê anti-reflexo que evitam distorções na hora de tirar a fotos; cabines sem barras que dificultam a locomoção no interior; redução da capacidade de 75 para 65 pessoas; som ambiente e até saídas para conectar o iPod. Na tecnologia, a mudança principal é do sistema analógico para o digital, facilitando para os funcionários o manuseio e monitoramento das cabines.

Ainda que não alcance o posto entre uma das sete maravilhas naturais do planeta, essa marca registrada do Rio de Janeiro dificilmente vai perder o seu glamour e deixar de ser visitada por aqueles que querem ver a Cidade Maravilhosa ainda mais bonita do que já é.

Moradores do Rio pagam meia

Com o final da 10ª edição do projeto Carioquinha, que oferecia descontos aos fluminenses com o passeio de Bondinho ao Pão de Açúcar, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar volta com a Campanha Carioca Maravilha, presenteando com um desconto de 50% os moradores da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio.

A promoção é por tempo indeterminado e acontece diariamente. O preço do ingresso para esse público, que deve apresentar comprovante de residência em nome do próprio e carteira de identidade original, passa a ser de R$ 22,00.





Confira:
Bondinho do Pão de Açúcar

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens