Guia da Semana

Foto: Getty Images

Falta muito pouco para a próxima Copa do Mundo e, para quem quiser conhecer o palco do maior evento esportivo do mundo com calma, sem milhares de turistas, a hora para viajar para a África do Sul é agora.

É um dos destinos mais procurados recentemente por turistas de todas as partes do planeta. Inclusive, não é uma surpresa que o turismo para a região esteja em franco crescimento. A África do Sul é um país fascinante e as pessoas começam a perceber que a viagem não será necessariamente baseada apenas em parques e safáris fotográficos. A região é muito bonita e mescla-se com a sua história.

O país ainda abriga cerca de 46 milhões de pessoas de várias raças e origens, com 11 línguas oficiais, incluindo o inglês. Embora componha uma diversidade muito grande, é o único onde os antigos costumes convivem com a modernidade de forma harmônica.

Sem dúvida, é uma viagem imperdível e que vai ficar na memória do turista. Lá, é possível conhecer Cape Town, Rota Jardim, Johannesburg e o Kruger Park, que reúne os turistas para um safári em busca dos famosos "big five", os cinco maiores animais do mundo (leão, búfalo, rinoceronte, leopardo e elefante), entre tantas outras espécies da região.

No caso de Cape Town, a comparação com o Rio de Janeiro é quase automática, mas com a vantagem da segurança. Com uma geografia privilegiadíssima, com um mar azulado contornado por montanhas como a Cabeça do Leão, Doze Apóstolos e a Signal Hiil, a geografia de Capetown é de tirar o fôlego de qualquer turista. Inclusive, até bondinho eles têm, a exemplo da capital carioca, só que na montanha conhecida como Table Mountain.

E o calçadão de Cape Town não é Copacabana, mas sim Waterfront, um complexo a beira mar chamado Victoria & Alfred Waterfront, que integra dois shoppings, dois mercados de artesanato, um aquário, cinema, hotel, diversos bares e restaurantes, em meio a lobos marinhos que já se acostumaram a ser o personagem principal das fotos dos turistas. Os pinguins também aparecem muito na praia de Boulders, ou então babuínos, que já se acostumaram a comer frutos do mar, ao lado de casais de avestruzes.

A vista de cima da Montanha da Mesa é maravilhosa, principalmente se acompanhada de um bom vinho tinto, cuja garrafa custa menos de 50 rands, ou seja, cerca de R$ 8,00. É possível, ainda, conhecer vinhedos, como os da região de Franschhoek, Paarl e Constantia, bem como a de Stellenbosch, considerada a principal e localizada a 46 quilômetros da cidade. Há 200 variedades de vinhos tintos e brancos para todos os paladares e bolsos.

Além disso, ir a Cape Town e não ver o Cabo da Boa Esperança é um insulto aos professores de História. O turista deve dedicar, ao menos, um dia inteiro ao passeio, pois o local fica a 70 quilômetros da cidade. O cabo foi descoberto por Bartolomeu Dias, em 1487, e as pessoas podem pisar em dois oceanos ao mesmo tempo (Atlântico e Índico).

Mas a África do Sul não é só Cape Town. Um dos destaques é a Rota Jardim, uma das rodovias mais bonitas do país, que margeia a costa africana a partir do Oceano Índico, com passagens por diversas cidadezinhas charmosas de origem holandesa e inglesa.

Essa diversidade é que faz a diferença no país que tem sol o ano todo e que tem atraído tanta a atenção de turistas, não importando o perfil, já que todos podem se divertir. Sejam aventureiros, famílias, casais, enfim, não há barreiras para os turistas se divertirem na África do Sul.

Leia as colunas anteriores de Lucila Nedelciu:

As mil faces

Altura e modernidade

Tradição chinesa


Quem é o colunista: Lucila Nedelciu, diretora da Raidho Tour Operator

O que faz: Empresária, se dedica a proporcionar viagens especiais e de autoconhecimento para seus clientes

Melhor lugar do Mundo: Índia

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.