Guia da Semana

Foto: Sxc.hu
Vista da praia de Cape Town


Palco da próxima Copa do Mundo, a África do Sul desponta como um dos destinos mais procurados recentemente por turistas de todas as partes do planeta.

Podemos dizer que não é uma surpresa que o turismo da região esteja em franco crescimento. A África do Sul é um país fascinante e as pessoas começam a perceber que a viagem não será necessariamente baseada apenas em parques e safáris fotográficos. O lugar é muito bonito e mescla-se com a sua história.

O país ainda abriga cerca de 46 milhões de pessoas, de várias raças e origens, com 11 línguas oficiais. Embora componha uma diversidade muito grande, é o único onde os antigos costumes convivem com a modernidade de forma harmônica.

Ir para a África do Sul implica em conhecer Cape Town, Rota Jardim, Johannesburg e o Kruger Park, que reúne os turistas para um safári em busca dos famosos "big five", os cinco maiores animais do mundo (leão, búfalo, rinoceronte, leopardo e elefante), entre tantas outras espécies da região.

No caso de Cape Town, a comparação com o Rio de Janeiro é quase automática, mas com a vantagem da segurança. Com uma geografia privilegiadíssima, com um mar azulado, contornado por montanhas como a Cabeça do Leão, Doze Apóstolos e a Signal Hiil, a geografia de Capetown é de tirar o fôlego de qualquer turista. Inclusive, até bondinho eles possuem, a exemplo da capital carioca, só que na montanha conhecida como Table Mountain.

O calçadão de Cape Town não é Copacabana, mas sim Waterfront, um complexo na beira do mar, chamado Victoria & Alfred Waterfront, que integra dois shoppings, dois mercados de artesanato e um aquário, além de salas de cinema, hotel e diversos bares e restaurantes. Tudo em meio a lobos marinhos, que são os personagens principais das fotos. Os pinguins também aparecem muito na praia de Boulders, assim como babuínos, que já se acostumaram a comer frutos do mar, ao lado de casais de avestruzes.


A vista de cima da Montanha da Mesa é maravilhosa, principalmente se acompanhada de um bom vinho tinto, cuja garrafa custa menos de 50 rands (cerca de R$ 11,50). É possível ainda, conhecer vinhedos, como os da região de Franschhoek, Paarl, Constantia e Stellenbosch, considerada a principal, localizada a 46 quilômetros da cidade. Há 200 variedades de vinhos tintos e brancos, para todos os paladares e bolsos.


Além disso, ir a Cape Town e não ver o Cabo da Boa Esperança é um insulto aos professores de História. O turista deve dedicar, ao menos, um dia inteiro ao passeio, pois o local fica a 70 quilômetros da cidade. O cabo foi descoberto por Bartolomeu Dias, em 1487, sendo o local onde as pessoas pisam nos oceanos Atlântico e Índico ao mesmo tempo.


Mas a África do Sul não é só Cape Town. Um dos destaques é a Rota Jardim, uma das rodovias mais bonitas do país, que margeia a costa africana a partir do Oceano Índico, com passagens por diversas cidadezinhas charmosas, de origem holandesa e inglesa.

Essa diversidade é que faz a diferença no país que tem sol o ano todo e tem atraído tanta a atenção de turistas de diversos perfis. Sejam aventureiros, famílias, ou casais, não há barreiras para os turistas se divertirem na África do Sul.

Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu

A beleza e os bom preço dos produtos indianos

Você conhece a Malásia?

A Escócia é tudo o que você imagina

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.