Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

O gigante sul-africano

Colunista escreve a respeito de sua viagem até a África do Sul.

Foto: Sxc.hu
Vista da praia de Cape Town


Palco da próxima Copa do Mundo, a África do Sul desponta como um dos destinos mais procurados recentemente por turistas de todas as partes do planeta.

Podemos dizer que não é uma surpresa que o turismo da região esteja em franco crescimento. A África do Sul é um país fascinante e as pessoas começam a perceber que a viagem não será necessariamente baseada apenas em parques e safáris fotográficos. O lugar é muito bonito e mescla-se com a sua história.

O país ainda abriga cerca de 46 milhões de pessoas, de várias raças e origens, com 11 línguas oficiais. Embora componha uma diversidade muito grande, é o único onde os antigos costumes convivem com a modernidade de forma harmônica.

Ir para a África do Sul implica em conhecer Cape Town, Rota Jardim, Johannesburg e o Kruger Park, que reúne os turistas para um safári em busca dos famosos "big five", os cinco maiores animais do mundo (leão, búfalo, rinoceronte, leopardo e elefante), entre tantas outras espécies da região.

No caso de Cape Town, a comparação com o Rio de Janeiro é quase automática, mas com a vantagem da segurança. Com uma geografia privilegiadíssima, com um mar azulado, contornado por montanhas como a Cabeça do Leão, Doze Apóstolos e a Signal Hiil, a geografia de Capetown é de tirar o fôlego de qualquer turista. Inclusive, até bondinho eles possuem, a exemplo da capital carioca, só que na montanha conhecida como Table Mountain.

O calçadão de Cape Town não é Copacabana, mas sim Waterfront, um complexo na beira do mar, chamado Victoria & Alfred Waterfront, que integra dois shoppings, dois mercados de artesanato e um aquário, além de salas de cinema, hotel e diversos bares e restaurantes. Tudo em meio a lobos marinhos, que são os personagens principais das fotos. Os pinguins também aparecem muito na praia de Boulders, assim como babuínos, que já se acostumaram a comer frutos do mar, ao lado de casais de avestruzes.


A vista de cima da Montanha da Mesa é maravilhosa, principalmente se acompanhada de um bom vinho tinto, cuja garrafa custa menos de 50 rands (cerca de R$ 11,50). É possível ainda, conhecer vinhedos, como os da região de Franschhoek, Paarl, Constantia e Stellenbosch, considerada a principal, localizada a 46 quilômetros da cidade. Há 200 variedades de vinhos tintos e brancos, para todos os paladares e bolsos.


Além disso, ir a Cape Town e não ver o Cabo da Boa Esperança é um insulto aos professores de História. O turista deve dedicar, ao menos, um dia inteiro ao passeio, pois o local fica a 70 quilômetros da cidade. O cabo foi descoberto por Bartolomeu Dias, em 1487, sendo o local onde as pessoas pisam nos oceanos Atlântico e Índico ao mesmo tempo.


Mas a África do Sul não é só Cape Town. Um dos destaques é a Rota Jardim, uma das rodovias mais bonitas do país, que margeia a costa africana a partir do Oceano Índico, com passagens por diversas cidadezinhas charmosas, de origem holandesa e inglesa.

Essa diversidade é que faz a diferença no país que tem sol o ano todo e tem atraído tanta a atenção de turistas de diversos perfis. Sejam aventureiros, famílias, ou casais, não há barreiras para os turistas se divertirem na África do Sul.

Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu

A beleza e os bom preço dos produtos indianos

Você conhece a Malásia?

A Escócia é tudo o que você imagina

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Parque da Cerveja Campos do Jordão tem mirante com vista 180° da Serra da Mantiqueira, saiba tudo!

Viagens

Projeto de crowdfunding quer ajudar o povo Kuikuro a trazer de volta o Kuarup; saiba tudo!

Viagens

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens