Guia da Semana

Durante os seis dias de folia, a capital baiana foi invadida por uma onda de agito e alegria. Os circuitos Dodô e Osmar foram palcos de emocionantes encontros, com performances de artistas que levaram o público ao delírio e tornaram a data ainda mais inesquecível. Antes de deixar o Carnaval de 2011 para trás, o Guia da Semana selecionou o que de principal aconteceu em Salvador. Rememore a data e reserve sua agenda para 2012.

De cara nova

A grande mudança do carnaval baiano não aconteceu no circuito ou na forma de apresentação dos trios elétricos. Por causa de uma ação de marketing Bell Marques, líder do Chiclete com Banana, apareceu neste Carnaval após 30 anos sem barba e surpreendeu a todos. Apesar do visual mais clean, Bell afirma que nem tão cedo pensa em abandonar suas outras marcas registradas: a bandana e o cabelo grande.

No comando dos trios Nana Banana e Camaleão, o vocalista continuou a arrastar milhares de chicleteiros; hora com hits da banda, hora com sucessos de outros artistas, como Rita Lee, Ivete Sangalo e Gilberto Gil. No fim, foi eleito pelo Troféu Band Folia como melhor cantor e o trio Camaleão ainda angariou o título de melhor bloco.


O Carnaval passou, mas deixou alguns hits que ficarão na cabeça por um bom tempo. Confira!
- A Liga da Justiça - No início, parecia somente mais uma música que levava o grupo Leva Nóiz a se fantasiar de Superman e Mulher Maravilha. Com o tempo, entrou na lista de Ivete, de Claudia Leitte e até do craque Neymar, que já embalou as comemorações dos seus gols com o refrão "Foge! Foge Mulher-Maravilha; Foge! Foge! Com Superman!".

- Minha Mulher Não Deixa Não - Certamente a mais tocada nos seis dias de Carnaval. O ritmo de autoria de Reginho e DJ Sandro apareceu no Recife e, em pouco tempo, já tinha invadido o Brasil. A maioria dos cantores e cantoras incluiu a música no repertório, com direito aos passinhos bregas e tudo mais. Já os foliões se aproveitavam do "Vou não, quero não, posso não; Minha mulher não deixa, não; Não vou não, quero não" para ajudar na azaração.

- Eu Te Amo, Porra - A princípio, a letra direta e grosseira, pode até assustar. Com o tempo, o ouvinte percebe que a música com palavrões não passa de uma declaração de amor. Tomate usou o som que falava "Eu te amo porra; Eu te amo porra; Não consigo viver sem essa mulher; Eu faço tudo do jeitinho que ela quer" para virar hit e fazer os foliões tirarem o pé do chão.

Emoção está no ar

No terceiro dia de Carnaval (5/3), Ivete Sangalo faz uma pausa ao ver Saulo Fernandes, vocalista do Eva, e resolve cantar Tão Sonhada, composta por ele. O cantou não se aguentou e chorou no mesmo instante. Ao término da canção Ivete, também emocionada, rasgou elogios ao vocalista.

Carnaval com bota e espora

Salvador deixou o som da percussão de lado para agregar o ritmo caipira do sertanejo universitário. Na avenida, Fernando e Sorocaba, Guilherme e Santiago e João Bosco e Vinícius conduziram blocos exclusivos. Já a jovem revelação Luan Santana dividiu na sexta-feira (4/3), o trio com Ivete Sangalo.

Mijadinha, coisa rápida

Foto: Camarote Cerveja e Cia

Ivete no Carnaval de Salvador 2011

Sem deixar a irreverência de lado, Ivete, eleita melhor cantora pelo Troféu Band Folia 2011, contornou com classe suas necessidades fisiológicas em cima do trio. No sábado (5/3), a diva parou a apresentação no meio para pedir ao publico um tempo para ir ao banheiro. "Por mais que com esse corpo eu pareça uma máquina, eu não sou. Agora eu vou dar uma 'mijadinha' ali, coisa rápida!" E ela ainda brincou. "É o número 1, mas pode ser que venha o 2!". Depois de seis minutos, ela volta mais aliviada ao comando do trio.

Brilho tropical

Claudia Leitte não brilhou só no ritmo do axé. Para o Carnaval, a grife Água de Coco desenvolveu com exclusividade suas roupas de temáticas tropicalistas para a folia. Uma foi inspirada na bananeira e levava cinco mil cristais Swarovski, costurados mão-a-mão. A outra veio vestida com a temática tucano e só não voou na avenida porque foi impedida por problemas técnicos.

Rainha da Bahia

A coroada da folia não foi nenhuma diva da Bahia. Anunciada para subir ao trio, Hebe comemorou seu 82º aniversário na terça (8/3), ao lado de Claudia Leitte, na Barra Ondina. Com figurino semelhante da cantora, a apresentadora mostrou disposição e permaneceu por mais de quatro horas cantando e saudando os foliões. A emoção tomou conta de todos no momento em que Cláudia ajoelhou e entregou uma coroa dourada com pedras de diamantes. As duas se abraçaram e choraram. Claudia puxou, então, Amor perfeito, de Roberto Carlos.

Encontro das musas

Claudia Leitte e Ivete Sangalo demonstraram no domingo (6/3), que a rivalidade entre as duas é pura intriga da oposição. No circuito Campo Grande, enquanto Claudia estava com o Bloco Papa, Ivete comandava o Bloco Coruja. Elas se encontraram no meio do caminho e rasgaram elogios entre si. Para finalizar, cantaram juntas o hit Água e agitou os foliões.

Foto: Divulgação/Site Central de Carnaval Bahia

Bloco Camaleão

A arte para a avenida


Rainha da Bahia, Daniela Mercury levou para o trio elétrico todo o seu lado artístico. Além da música, o teatro, a dança e a pintura foram lembrados com performances, bailarinos e muitas coreografias. Ela levou vários atores ao trio elétrico, prestigiando o teatro e reservou uma homenagem especial à artista plástica modernista Tarsila do Amaral, criadora dos quadros Operários e Aboporu.

Dueto memorável

Em sua exibição no circuito Barra-Ondina, Durval Lelys roubou a cena da segunda feira (7/3). Primeiro, o vocalista do Asa de Águia brincou com uma bailarina voadora. Depois se juntou com Moraes Moreira para cantar juntos, Chão de Praça. Após mostrar o seu talento na guitarra com longo solo, Durval recebe elogios de Gilberto Gil e desandou a chorar.


Foto: Divulgação/Site Central de Carnaval Bahia

Atualizado em 9 Nov 2011.