Guia da Semana

Foto: www.sxc.hu

Sempre achei que independente de onde se vai, o mesmo lugar pode oferecer viagens de todos os tipos. Tudo depende do seu estado de espírito e das pessoas ao seu redor. Viagem de galera, viagem de casal, viagem com a família, viagem eremita... Todas elas têm a ver com aproveitar o lugar, de acordo com os olhos de quem vê.

Nada como pegar o carro com os amigos em uma viagem regada a balada, churrasco, mulherada de biquíni e patifarias homéricas para contar. Mas nada como um feriado com a namorada no mesmo pico, curtindo a companhia um do outro, sair para jantar à noite, virar umas e outras, e ainda assim, acordar cedo no dia seguinte e tomar café juntinho.

Enfim, deixando os exemplos toscos de lado, a mesma viagem pode ser um sonho, uma diversão, uma aventura, ou até algo para esquecer (se bem que os perrengues sempre trazem as lembranças mais memoráveis). É por isso que eu também curto viajar sozinho. Claro que é ótimo ter alguém para compartilhar as coisas e tal. Mas a liberdade e a oportunidade de uma perspectiva completamente pessoal também possuem lá suas vantagens.

Mas nem quero entrar no mérito sobre qual delas é melhor. De modos completamente diferentes, um mês de surfe e balada na Austrália pode ter o mesmo efeito de satisfação e plenitude do que os 800 quilômetros de peregrinação de Santiago de Compostela. Tudo depende do que você procura e o que vai se permitir enxergar durante sua jornada. E claro, do que se vivencia. Pois uma experiência transformadora de vida pode acontecer em qualquer lugar. Seja em um mosteiro do Himalaia ou numa peixaria do Guarujá. Nunca se sabe.

Pensando bem, acho que nem vale a pena ficar pensando muito nisso. Aliás, melhor nem levar a sério tudo isso que eu terminei de escrever. Pois no final, o que vale a pena é fazer as malas e curtir uma trip do melhor jeito que você sabe, no local que você prefere e com quem você mais gosta (mesmo que essa pessoa seja você!). E aí? Qual vai ser o seu próximo destino?

Quem é o colunista: Thomaz Gomes

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Coxinha. A qualquer hora, em qualquer lugar.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba, SP

Fale com ele: thomaz@guiadasemana.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.