Guia da Semana

Fotos: João Carlos Pastore

´Country Roads, Take me home to the place I belong... West Virginia...´

E foi ao ritmo de John Denver que, há apenas duas semanas, voltei a visitar este pequeno e isolado estado do centro-noroeste dos Estados Unidos. A Virginia Ocidental é um estado essencialmente rural - conhecido não pelas grandes cidades e altos edifícios, mas sim pelos Montes Apalaches e suas estradas e vales esverdeados no verão, multicoloridos no outono e brancos de neve no inverno.

Em 1998, vivi com uma família local e freqüentei uma típica escola americana durante um semestre. Além de aperfeiçoar o inglês, tive uma experiência tão positiva e marcante que mantive contato com a família que me hospedou ao longo destes dez anos. Por isto, decidi voltar para visitar minha família americana e conhecer o outono por lá, famoso por transformar a folhagem das árvores trazendo tons dourados e acobreados que enchem os olhos de qualquer turista.

Dentre as atividades que recomendo ao viajante que quiser conhecer a essência da cultura deste estado, está uma excursão de four-wheelers (quadriciclos motorizados) pelas trilhas de terra nos sobes-e-desces selvagens. Desta vez, eu e minha ´família adotada´ fizemos um passeio de um dia e visitamos um hippie que abandonou a cidade e vive de forma simples - e até precária - no meio da floresta, isolado da civilização. Hippie Bill, como é conhecido, ganha a vida fabricando instrumentos musicais rústicos por encomenda.

Outro passeio marcante na viagem foi uma cavalgada pelos campos montanhosos. Em meio a uma chuva de folhas douradas, cavalgamos por algumas horas sobre um tapete de folhas secas e apreciamos um pôr-do-sol esvermelhado no horizonte recortado.

Um dos pontos que mais atrai turistas ao estado, a ponte de aço sobre o Rio Novo - New River Gorge Bridge - foi construída na década de setenta e é hoje a segunda maior ponte dos Estados Unidos, com um arco que se estende por 518 metros. Imponente e impressionante. Uma vez por ano, no terceiro sábado do mês de outubro, é realizado o Bridge Day - maior festival folclórico da Virginia Ocidental. No último dia 18 de outubro, cerca de 80 mil turistas se aglomeraram para assistir a profissionais atirando-se da ponte em bungee-jumps, base-jumps e rapéis- um espetáculo em meio à natureza.

Os mais aventureiros encontrarão, também na região próxima à ponte, diversas agências que realizam descidas de rafting pelas corredeiras do New River e do Gaulley River ao longo dos meses da primavera, verão e início do outono. A expressão White Water Rafting origina-se destas corredeiras, e das pequenas quedas que agitam a água no curso dos rios.

Em minha visita, tive também a chance de vivenciar um show de musica country, como os muitos que acontecem em arenas de rodeio e que são freqüentados pela população apaixonada pelo gênero. Quem sabe em um destes shows você não escute a velha canção de John Denver... ´Almost Heaven, West Virginia... Blue ridge mountains, Shenandoah river´?

A comida local também merece um parágrafo à parte - Gravy (uma espécie de mingau de farinha com leite), Apple Sauce, Biscuits (também conhecidos como English Muffins) e Mashed Potatoes estão entre meus pratos favoritos da típica Home Made Food (comida feita em casa). Tive a sorte de ser hóspede de ótimas cozinheiras, e por isto pude me deliciar todas estas receitas durante as refeições de família. Qualquer turista, entretanto, pode apreciá-los em grandes cadeias como Bob Evans, ou mesmo em pequenos restaurantes como o charmoso Granny´s Kitchen.

A Virginia Ocidental é um daqueles locais na terra que se aproxima do paraíso - vistas de tirar o fôlego, uma natureza harmônica e um povo pra lá de hospitaleiro. Um roteiro recomendado para os amantes do verde e dos esportes radicais, e uma dica ótima para quem quer conhecer a fundo a cultura americana - longe dos cosmopolitas e globalizados centros urbanos.

Quem é o colunista: João Carlos Pastore

O que faz: trabalha com internet e viaja nas horas vagas.

Pecado gastronômico: pão e chocolate

Melhor lugar do Brasil: Cambará do Sul

Fale com ele: [email protected]





Leia as colunas anteriores do João
? Uma explosão de alegria (sobre a Festa do Boi de Parintins)

? A Terra dos Cânions - pertinho e acessível! (sobre Cambará do Sul)

? Paraitinga: Cultura e Natureza - uma combinação perfeita próxima a São Paulo (sobre São Luiz do Paraitinga)

? Guanajuato - onde o México é mais colorido e musical

Atualizado em 6 Set 2011.