Guia da Semana

Já ouviu falar em Barra Grande? Trata-se de um destino paradisíaco na Bahia, que abriga praias paradisíacas e ares rústicos que costuma ser um destino super badalado no verão. Se o objetivo é curtir um lugar sossegado e mais vazio, a dica é visitar o local na baixa temporada – mesmo no inverno, o local costuma oferecer dias ensolarados aos turistas.

Localizado na Península de Maraú, na Costa do Dendê, no Sul da Bahia, mais precisamente a 227 km de Salvador, Barra Grande é a escolha certa para curtir belezas naturais sem ver o tempo passar.

O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber sobre Barra Grande:

ONDE FICA BARRA GRANDE


Foto: Shutterstock

Barra Grande fica em uma península, extensão de terra que se encontra cercada de água por todos os lados, que recebe o nome de Península de Maraú. O lugar abriga outros destinos: Taipu de Fora, Taipu de Dentro e Maraú.

Barra Grande acaba sendo o principal destino na península, uma vez que abriga a maior concentração de hotéis e restaurantes. Por isso, uma boa dica é se hospedar por lá e conhecer o resto da região através de passeios bate e volta.

O QUE FAZER

PRAIA DE BARRA GRANDE


Foto: Shutterstock

A Praia de Barra Grande apresenta uma extensa faixa de areia branquinha, com águas cristalinas e uma paisagem que já é característica do Nordeste. O lugar costuma ser porta de entrada para quem pretende explorar a Península de Maraú de barco.

A Vila de Barra Grande é a melhor opção para quem quer curtir um vilarejo animado, com opções de restaurantes e bares, sem deixar de lado as praias paradisíacas. Com uma charmosa igrejinha e uma praça, a extensão do lugar é bem pequena, deixando Barra Grande com um ar rústico e paradisíaco.

PONTA DE MUTÁ


Foto: Shutterstock

Um dos lugares imperdíveis em Barra Grande é a Ponta do Mutá, que fica para o lado da Baía de Camamu. O lugar é conhecido por ser sempre calmo, com água transparente e um dos melhores lugares para ver o pôr do sol.

O lugar costuma ser uma boa pedida para almoçar, uma vez que abriga diversas barraquinhas que servem desde almoço a petiscos. Vale a pena esticar o passeio e ver o entardecer por lá.

LAGOA CASSANGE


Foto: Shutterstock

Para fugir um pouco das praias, que tal mergulhar em uma piscina de água doce natural? A Lagoa Cassange fica próxima a Barra Grande e o passeio é feito em um 4x4 ou quadriciclo (geralmente as agências de turismo local que organizam).

Com água cor escura e com barraquinhas ao redor, o lugar é o roteiro certo para praticar stand up paddle e esportes aquáticos. Para quem quiser curtir o dia por lá, as barracas simples oferecem petiscos e porções, além de espreguiçadeiras para descansar.

PRAIA DE ALGODÕES


Foto: Shutterstock

A Praia de Algodões é pouco conhecida entre os turistas, por isso, é o lugar perfeito para quem quer curtir a natureza em um lugar mais paradisíaco e tranquilo. O lugar fica a 22 quilômetros de Barra Grande, por isso às vezes passa despercebida pelos viajantes.

O melhor jeito de chegar até lá é de carro ou quadriciclo – e todo esforço vale a pena. O passeio é imperdível para os amantes de praias desertas.

PISCINA NATURAL DE TAIPU


Foto: Shutterstock

A 20 minutos de Barra Grande está Taipu de Fora: uma incrível praia que conta com lindas piscinas naturais formadas por uma barreira de corais. A água do mar mais parece uma piscina de tão calma, proporcionando um momento de tranquilidade.

Por lá, o clima é mais rústico, com apenas algumas pousadas e estruturas mais simples. O passeio bate e volta costuma ser organizado por agências de turismo, mas também pode ser feito por conta própria.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Jul 2019.