Guia da Semana

A charmosa cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, costuma ser um destino muito visitado para quem vai até Gramado. É que além de as cidades estarem a apenas 10 quilômetros de distância uma da outra, seus passeios também se complementam, fazendo com que o visitante tenha uma experiência única e inesquecível.

Com uma arquitetura inspirada nas cidades europeias e roteiros que contemplam a natureza, Canela é o lugar certo para curtir uns dias de descanso. Durante o inverno ou no verão, a cidade costuma receber muito bem seus visitantes.

Para te inspirar a explorar o Rio Grande do Sul, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis em Canela. Confira:

CATEDRAL DE PEDRA


Foto: Bernard Barroso/Shutterstock

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, popularmente conhecida como Catedral de Pedra, fica localizada no centro de Canela e é um dos lugares mais visitados da cidade. Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura e encanta por sua imponência. Vale a pena dedicar uns minutos para observar sua fachada e entrar para conhecer os detalhes de seu interior.

PARQUE DO CARACOL


Foto: Shutterstock

O Parque do Caracol já um verdadeiro espetáculo da natureza por si só, mas o local conta com um incrível cartão-postal: a Cascata do Cararol, uma queda d'água de 120 metros de altura que conta com mirantes e uma escadaria com 934 degraus que leva à base. Para quem gosta de um passeio em meio à natureza, o parque é a pedida certa, já que conta também com mata preservada, trilhas ecológicas e animais em seu habitat natural.

Um dos passeios mais concorridos do parque é a visita ao bondinho, que é suspenso por cabos de aço e leva os turistas a duas paradas: a um espaço com trilhas e a um mirante com vista frontal da Cascata do Caracol e do Vale da Lageana.

PARQUE DA FERRADURA


Foto: Shutterstock

O Parque da Ferradura é outro ponto imperdível para quem gosta da grandeza da natureza. O local se destaca por seus mirantes com vista para o Cânion do Rio Caí, que faz uma curva em forma de ferradura, originando o nome do parque. Ao todo são diversas trilhas dividas em níveis, desde as mais curtinhas até caminhadas de três horas em meio à natureza. Para curtir o dia, o espaço oferece infraestrutura para as crianças, churrasqueiras e banheiros.

MUSEU A VAPOR


Foto: Bernard Barroso/Shutterstock

Para agradar a criançada, a dica é conhecer o Museu a Vapor, na estrada que liga Gramado a Canela. Trata-se de um ambiente temático, onde é apresentado aos turistas miniaturas de máquinas a vapor em pleno funcionamento. Entre as exibições, destacam-se uma fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e laminação do aço entre outras.

Curiosidade: a fachada do museu representa o famoso acidente ferroviário acontecido de Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.

CASTELINHO CARACOL


Foto: Shutterstock

O Castelinho Caracol foi uma das primeiras casas de Canela e hoje se tornou uma espécie de "museu". Toda construída em madeira de araucária, sem o uso de pregos, a casa abriga relíquias em forma de móveis e decorações da família Franzen, que morava no local. Para esticar o passeio, a dica é aproveitar e tomar um chá da tarde, experimentando o apfelstrudel da Serra Gaúcha.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 20 Mai 2019.