Guia da Semana
Viagens
Por Lidia Capitani

7 passeios imperdíveis na cidade de Jaú, interior de São Paulo

Passeios turísticos, históricos e culturais para visitar em Jaú, no interior paulista.

Fotos: Reprodução/Facebook Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio | Reprodução/Facebook Fazenda Mandaguahy

Jaú é um município do Estado de São Paulo, a 296 quilômetros da capital, localizado no centro do estado. A cidade possui aeroporto particular e é banhada pelo Rio Tietê, podendo usufruir do transporte hídrico pela hidrovia Tietê-Paraná. Possui um solo fértil para exploração de cana de açúcar, café, frutas e algodão, e está entre as grandes produtoras de açúcar e álcool do estado.

Com grande história para São Paulo, Jaú possui uma boa estrutura de turismo, com passeios interessantes, históricos, culturais e religiosos. Ficou curioso para saber mais? Confira o que fazer na cidade de Jaú, no interior paulista.


Centro histórico

Foto: Reprodução/Site Oficial da Prefeitura Municipal de Jau


Como toda cidade histórica, Jaú não podia faltar com um centrinho que reúne prédios e histórias da cidade e do estado. O centro histórico da cidade é repleto de casarões do final do século 19 e início do 20 graças a ascensão econômica através da cultura cafeeira. São 450 casarões de alto padrão de vida que são preservados por lei no município, tornando a cidade um centro de referência de cultura e história da época mais produtiva do café.

Exposição Nacional de Orquídeas

A Exposição Nacional de Orquídeas, grande evento que ocorre anualmente no mês de setembro, reúne expositores e cultivadores deste tipo de planta de mais de 30 cidades. Em um único final de semana, a exposição chega a receber 15 mil visitantes para observar e comprar exemplares de orquídeas e produtos para o cultivo da espécie.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio

Foto: Reprodução/Facebook Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio / Reprodução/Facebook Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio


Jaú também é destino para quem busca turismo religioso, pois conta com muitas igrejas e história. Neste percurso, inclui-se a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, com arquitetura eclética e predominância neogótica. São duas horas de passeio em que é contada a história de Jaú através da Igreja e suas peculiaridades, com entrada gratuita e agendamento prévio. Também é descrito no passeio aspectos da construção do local, como ladrilhos hidráulicos, sinos, arquitetura e vitrais.


Centro de compras de calçados

Conhecida como a capital do Calçado Feminino, Jaú é um grande centro para compra de sapatos no Estado de São Paulo. O destino conta com dois shoppings apenas de calçados, vindos direto da fábrica, com mais de 200 lojas a preços acessíveis para o consumidor comprar a varejo ou mesmo a atacado.


Santuário Frei Galvão

Foto: Reprodução/Facebook Santuário Frei Galvão - Distrito de Potunduva Jaú-SP

Como parte do turismo religioso na região, o visitante pode fazer o passeio de Frei Galvão para visitar o local em que o santo fez o milagre da bilocação. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão é o primeiro santo brasileiro e já esteve em Jaú, à margens do Rio Tietê, onde realizou o milagre da bilocação – estar em dois locais ao mesmo tempo. Em todo mês de maio, é realizada a missa campal no condomínio Frei Galvão. Peregrinos de todas as partes rezam e caminham até o local para receber as pílulas de Frei Galvão.


Museu Municipal de Jaú

Fundado em 1975, o Museu Municipal de Jaú, originalmente chamado como Museu Histórico e Pedagógico Jorge Tibiriçá, tem como proposta contar a história da cidade através dos objetos. O acervo reúne documentos, objetos e ainda realiza sessões de filmes que contam fatos importantes de Jaú. Possui salas e acervos em homenagem a figuras históricas e culturais que viveram na região, em que expõe artefatos como pinturas, móveis, utensílios domésticos, artefatos indígenas, fotografias e mais.


Fazenda Mandaguahy

Foto: Reprodução/Facebook Fazenda Mandaguahy


Localizada na zona rural de Jaú, a Fazenda Mandaguahy faz parte do turismo ecológico e cultural da cidade. A propriedade possui casas construídas no século 19 e que hoje podem ser alugadas por turistas. O local oferece visitas pré-agendadas pelos espaços da fazenda, como pomar, casa, alambique e senzala, além de oferecer degustação de produtos feitos na fazenda, como geleias, patês pães, queijos e biscoitos.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 17 Out 2019.

Mais notícias

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens

9 castelos incríveis para conhecer na Alemanha

Viagens

Águas de Lindóia é destino perfeito para uma viagem em família; veja passeios imperdíveis por lá

Viagens