Guia da Semana

Jerusalém é uma das cidades históricas mais importantes do mundo. O destino, localizado em Israel, é considerado sagrado pelas três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Seus pontos turísticos guardam marcas essenciais para a história da humanidade, por isso, turistas e religiosos do mundo inteiro sonham em conhecer o lugar.

A Terra Santa, como é conhecida, é dividia em duas partes: a cidade velha e a nova. A diversidade cultural, com espaço para todas as crenças, é um dos pontos altos da visita ao destino. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Jerusalém:

MURO DAS LAMENTAÇÕES


Foto: Shutterstock

O Muro das Lamentações é uma barreira que cerca a Cidade Velha e é considerado um lugar sagrado para os judeus. Trata-se da área mais próxima do lugar onde ficava o antigo Templo de Jerusalém, que foi destruído em 70a.C pelos romanos.

Para quem quiser uma experiência ainda mais rica, vale a pena contratar um tour guiado pelos Túneis do Muro das Lamentações, localizados abaixo do muro. É possível encontrar ruínas das antigas construções e ter uma verdadeira "aula" de história.

PARQUE ARQUEOLÓGICO


Foto: Shutterstock

O Parque Arqueológico de Jerusalém é um dos lugares mais importantes da cidade. Trata-se de ruínas de onde ficava o Primeiro e Segundo Templo de Jerusalém, a poucos metros do Muro das Lamentações. Ruelas, entradas dos templos, escadarias e portões podem ser observados em bom estado.

Quem for até lá pode conhecer o Centro Davidson, espaço que reúne tecnologia de ponta para reconstruir virtualmente o Segundo Templo de Jerusalém.

SANTO SEPULCRO


Foto: Shutterstock

A Igreja de Santo Sepulcro, ou Igreja da Ressurreição, é considerado o lugar mais sagrado do mundo para o cristianismo. É que dizem que foi lá onde Jesus foi crucificado, enterrado e ressurgido. A verdade é que há controvérsias sobre a afirmação, entretanto, vale a visita, principalmente para se surpreender com toda a crença e história por trás do Santo Sepulcro.

Um dos pontos altos da visita é uma pedra retangular que, segundo a tradição, esteve o corpo de Jesus, a escada que dá acesso ao Calvário, o local da crucificação e também uma gruta, onde dizem ter sido enterrado o corpo antes de sua ressurreição.

TORRE DE DAVI


Foto: Shutterstock

A Torre de Davi foi uma fortaleza medieval para ajudar na defesa da Cidade Antiga de Jerusalém. Hoje em dia, o espaço guarda um museu e recebe diversas exposições e eventos. Ela está localizada no Portão de Jaffa, um dos oito portões de pedra que cercam a cidade velha de Jerusalém. Dizem que ele só será aberto com a chegada do Messias.

Vale a pena estender o passeio e assistir ao "The Night Spectacular", espetáculo realizado nas paredes do forte da Cidade de Davi, que servem como tela para a apresentação de imagens em realidade virtual impressionantes e músicas originais.

DOMO DA ROCHA


Foto: Shutterstock

O Domo da Rocha é uma enorme cúpula dourada que se destaca em uma vista panorâmica de Jerusalém. Trata-se de um dos lugares mais sagrados para o islamismo. O templo religioso foi construído sobre uma rocha, onde os muçulmanos acreditam ser o local da ascensão de Maomé aos céus.

O santuário é o monumento islâmico mais antigo que até hoje continua de pé, por isso, a entrada é permitida apenas aos muçulmanos. Resta aos turistas em geral observar de longa a beleza da construção.

MUSEU DO HOLOCAUSTO


Foto: Shutterstock

O Museu do Holocausto, ou Museu Yad Vashen, é um lugar construído para perpetuar a memória das vítimas do holocausto, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. O espaço demorou cinquenta anos para ficar pronto e conta, através de imagens e textos, a história do povo judeu.

A arquitetura do museu é outro ponto alto do passeio já que foi construído em forma de prisma, passando por uma Montanha da Recordação. É o maior museu do holocausto do mundo, dividido em 9 galerias, e constantemente recebe visita de chefe de estados que vão até Jerusalém.

MUSEU DE ISRAEL


Foto: Shutterstock

O Museu de Israel é um daqueles passeios imperdíveis na cidade, independente da religião. O espaço guarda muitas obras arqueológicas, com coleções enciclopédicas e os patrimônios bíblicos mais extensos do mundo. Um dos destaques do espaço é o Santuário do Livro, onde estão os famosos Pergaminhos do Mar Morto.

O jardim do museu é outro local que vale a visita, já que estão espalhadas esculturas, maquetes e ruínas importantes. É um excelente espaço para quem gosta de fotografia!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Jun 2019.