Guia da Semana

Morretes, no Paraná, é uma charmosa cidade entre a serra e o litoral, a cerca de três horas de Curitiba [ou uma hora de Florianópolis]. O destino, perfeito para conhecer em um dia de viagem, une o charme das construções históricas com a tranquilidade de uma cidade pequena.

Para fugir da rotina ou quem sabe para conhecer os lugares incríveis que o Brasil abriga, o Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis em Morretes, no Paraná:


CENTRO HISTÓRICO


Foto: Shutterstock

A cidade de Morretes foi fundada em 1733 e recebeu a visita de Dom Pedro II! Hoje em dia, quem visita o lugar encontra casarões coloniais, igrejas, ruas portuguesas e muitas histórias. Seu centro histórico é a principal atração da cidade, já que tudo é muito bem preservado - principalmente a natureza.

Tanta beleza lhe rendeu o título de Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela UNESCO. A pacata cidade de 15 mil habitantes atrai turistas que buscam certa calmaria, restaurantes charmosos e contato com a natureza.

PASSEIO DE TREM


Foto: Shutterstock

Um dos passeios mais agradáveis que tem para fazer na região é a viagem de trem que percorre o trecho de Curitiba até Morretes e atrai diversos turistas. O trajeto dura cerca de três horas e passa por túneis, pontes de ferro, cachoeiras e vilarejos charmosos, tornando a viagem muito interessante.

A Serra Verde Express, empresa que realiza o programa, é conhecida por ter passeios de luxo pelo Brasil todo, incluindo neste trecho. Além do passeio, estão inclusos no ingresso um almoço e tour guiado pela cidade. Uma experiência bacana é adquirir o ingresso de luxo que dá direito a uma cabine mais confortável, onde é servido um delicioso café da manhã e espumante.

EKÔA PARK


Foto: Shutterstock

Para quem gosta de aventura ou quem está viajando com crianças, o Ekôa Park é uma parada obrigatória. Trata-se de um parque que abriga trilhas, atividades de aventura, brincadeiras para os mais novos e um incrível passeio de balão pela Serra da Graciosa.

É um daqueles programas para passar o dia inteiro fazendo atividades, além de ser uma forma de se conectar com a natureza e suas belezas naturais.

Para conhecer mais sobre o espaço, valor do ingresso e suas atividades, clique AQUI.

RESTAURANTES E LOJINHAS


Foto: Shutterstock

Um dos grandes atrativos de Morretes é a quantidade de restaurantes e lojinhas de lembranças que a cidade abriga. Tanta fama faz com que os curitibanos façam um bate e volta até a cidade para passar o dia e curtir um almoço diferente. Vale a pena ir sem pressa para explorar cada rua e decidir qual o melhor lugar para degustar a culinária local.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 8 Jul 2019.