Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Conheça a Vila de Trindade, um paraíso rústico próximo a Paraty

Acampar a beira-mar e curtir praias paradisíacas são alguns dos atrativos de Trindade!.

Fotos: Shutterstock

Trindade é um vilarejo bem próximo à Paraty, no Rio de Janeiro, onde os turistas encontram muito verde e águas cristalinas. A região, famosa por seus preços mais acessíveis, está se tornando point de turismo nos últimos tempos, já que foge do tradicional e oferece um ambiente rústico, mas com muitos atrativos.

Para se aventurar em casal, com os amigos ou até mesmo sozinho, a Vila de Trindade é o lugar ideal. Confira abaixo:

A VILA DE TRINDADE


Foto: Shutterstock

Localizado a apenas 15 minutos de Paraty está o Vilarejo de Trindade. Pequeno, simples e rústico, o espaço reserva o essencial para os turistas que querem curtir a natureza sem precisar de luxo. Com campings a beira-mar e pousadas, o destino é famoso por seus preços mais atrativos, já que foge dos points badalados do litoral.

Os restaurantes com música ao vivo embalam as noites quentes, assim como o movimento das lojinhas e vendedores ambulantes pelas calçadas do espaço. Poucos passos são suficientes para conhecer toda a vila e seus comércios. O agito mesmo se dá na parte do dia, quando visitantes de Paraty costumam desembarcar por lá para curtir as praias e cachoeiras.

Para chegar até lá, existem duas opções: de carro próprio, pegando uma entradinha um pouco antes de chegar à Paraty (vindo de Ubatuba) ou através de um ônibus municipal que sai da Rodoviária de Paraty.

PRAIAS E CACHOEIRAS


Foto: Shutterstock

Embora tenha uma estrutura bem simples, o que acaba assustando alguns turistas, Trindade esbanja roteiros de praias e cachoeiras para todos os gostos. Com opções de fácil acesso e outras que exigem caminhada pela mata, o destino é um dos preferidos dos aventureiros.

Para quem procura uma boa infraestrutura, a Praia do Rancho é a melhor escolha: quiosques a beira-mar fazem o turista se esbanjar com cerveja gelada e petiscos o dia todo. Já para quem quer curtir águas cristalinas, a dica é conhecer a Praia do Meio: uma formação rochosa dentro do mar a divide no meio. O cenário é bem bonito e muito movimentado na alta temporada.

PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO


Foto: Shutterstock

A atração principal de Trindade é com certeza a Praia do Cachadaço. Com uma longa faixa de areia e mar movimentado, é necessário que o turista pegue uma pequena trilha para alcançar o lugar. Mesmo na alta temporada, a praia costuma ficar mais vazia já que é completamente deserta.

Pegando uma trilha de dificuldade média ao final da praia, chega-se à Piscina Natural do Cachadaço, uma formação rochosa que impede com que as ondas do mar cheguem até as pedras, formando uma piscina de águas cristalinas com peixinhos nadando por lá. É perfeito para quem quer praticar snorkelling ou está com crianças.

PASSEIO BATE E VOLTA: PRAIA DO SONO


Foto: Shutterstock

Bem próximo de Trindade está a Praia do Sono, uma das mais bonitas da Costa Verde [região que liga o Litoral Norte de São Paulo ao Rio de Janeiro]. Com quase nenhuma infraestrutura, quem vai até o Sono é para curtir uma praia deserta e acampar em meio à natureza.

Com trilhas, praias próximas e um sossego sem igual, a Praia do Sono é a opção de passeio bate e volta para conhecer um lugar mais tranquilo e com menos turistas. Para chegar até lá, existem dois jeitos: trilha ou barco. Ambos partem do Condomínio Laranjeiras, bem próximo a entrada de Trindade.


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 16 Abr 2019.

Mais notícias

Festival Internacional de Cinema de Trancoso vai reunir mais de 75 produções nacionais e internacionais entre os dias 9 e 13 de dezembro; saiba tudo!

Viagens

Conheça Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses

Viagens

Conheça Atins, vilarejo paradisíaco dos Lençóis Maranhenses

Viagens

Conheça o Legado das Águas, destino incrível para amantes da natureza

Viagens

9 museus que todo amante de história precisa visitar ao redor do mundo

Viagens

10 lugares imperdíveis para conhecer em Frankfurt, na Alemanha

Viagens