Guia da Semana

Barra Bonita é uma pequena cidade no interior de São Paulo conhecida por abrigar um dos rios mais famosos do estado: o Rio Tietê. Ao contrário da capital paulista, o rio por lá é bem limpo, próprio para banho e pesca.

Para somar ao cenário bem preservado, hotéis e pousadas transformam o destino em roteiro perfeito para viajar com a família e curtir uma cidade próxima a São Paulo.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa conhecer em Barra Bonita:

RIO TIETÊ


Foto: Shutterstock


O Rio Tietê é o cartão-postal de Barra Bonita e uma das principais atrações da cidade. O lugar costuma receber muitos passeios de barco, principalmente por conta de sua Eclusa, espécie de elevador que leva o turista a um nível acima do rio. Construída em 1973, ela foi considerada a primeira atração do gênero na América Latina e facilita a passagem dos navegantes, uma vez que a Usina Hidrelétrica causou um desnível de 26 metros no rio.

O roteiro, que não é feito por qualquer barco, é organizado por agências de turismo. Eles disponibilizam verdadeiros navios com capacidade para centenas de pessoas onde é servido um almoço. Além disso, um guia turístico explica cada etapa da aventura aos turistas.

BONDINHO


Foto: Shutterstock


Já para quem quer explorar a cidade de Barra Bonita, a melhor escolha é utilizar o Bondinho. O passeio leva cerca de trinta minutos e passa pelos principais pontos da cidade, sendo perfeito para quem tem poucos dias por lá e quer conhecer 'de tudo um pouco'.

Dentre os destaques do passeio está a Ponte Campos Salles, ponte de ferro que foi importada da Europa para ligar as cidades de Barra Bonita a Igaraçú do Tietê.

MUSEUS


Foto: Shutterstock


O Memorial do Rio Tietê é um passeio cultural que apresenta a história de um dos rios mais importantes de São Paulo, assim como curiosidades e amostras da água – que em São Paulo é insalubre e em Barra Bonita é potável. Fundado em 2000, o museu guarda um acervo gigante que vai desde bibliografias a maquetes que possuem ligação com o Rio Tietê.

Outro museu imperdível para quem quer descobrir mais sobre a região é o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi, que está dentro de uma estação de trem antiga, construída em 1929. O espaço abriga documentos, fotos, objetos, peças antigas e muitas curiosidades sobre Barra Bonita. O espaço está na frente de uma chaminé de cerâmica, uma roda de uma engrenagem industrial e um barco a vela, que representam a economia de Barra Bonita.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 24 Jun 2019.