Guia da Semana

Fotos: www.sxc.hu
É muito comum ficarmos parados na mesma posição, e por muito tempo, em viagens longas. Nos aviões, viagens com mais de sete horas de duração são cada vez mais comuns. Além disso, as poltronas estão cada vez mais estreitas e, infelizmente, ergonomicamente incorretas!

Nas viagens de ônibus a situação não é diferente, as poltronas também são pequenas e o espaço reservado para as pernas parece obrigar o passageiro a encolhê-las. Por mais que no carro o conforto seja um pouco maior do que no ônibus, as estradas lotadas levam os motoristas a ficarem muito tempo parados no trânsito, o que faz com que motorista e passageiro sintam dores no corpo, nos ombros e nas pernas, membros que ficam o tempo todo tensionados e em posição de estresse.

Por conta disso, as doenças músculo-esqueléticas, como as tendinites (LER/DORT) e as lombalgias (dores nas costas), estão também presentes em outros momentos do dia a dia e não apenas no ambiente de trabalho. Afinal, quem iria se preocupar com a saúde durante uma viagem de lazer?

Enfim, sugiro que as pessoas façam alguns movimentos simples, que não irão atrapalhar em nada o andamento da viagem e, além disso, irão prevenir futuras dores e ajudarão a melhorar a sua qualidade de vida:

? Procure descansar e relaxar antes de qualquer viagem; evite o stress.
? Procure não ficar estático por mais de uma hora.
? Se viajar em pé, procure trocar o pé de apoio constantemente e tente apoiar um dos pés em um lugar mais alto.
? Mantenha a cabeça na posição vertical, com o pescoço relaxado.
? Jamais deixe a cabeça sem apoio.
? Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente, mantendo a curvatura natural da coluna lombar. Use um travesseiro, um cobertor enrolado ou apoios de espuma. O segredo é manter a parte inferior da coluna, chamada região lombar, sempre comprimida.
? Use um cinto lombar. Nos EUA os motoristas de caminhão e de ônibus usam-no para evitar a fadiga.
? Quando estiver sentado jamais deixe os seus pés sem apoio. Os pés flutuando fazem com que as coxas sejam comprimidas, o que dificulta a circulação e faz com que o corpo vá para a frente, causando dores na coluna. Para ajudar, use um descansa pés. Os pés devem estar "plantados" no piso ou no apoio.
? Conheça a limitação de seu corpo, mude de posição com freqüência e faça intervalos periódicos (a cada 55 minutos) para caminhar ou "esticar o corpo". Pare o carro e se movimente. Saia de sua poltrona do avião ou do ônibus e se estique.
? Utilize a Ginástica do Gato. Faça como este animal: espreguice-se e alongue.
? Beba muita água durante a viagem!
? Procure manter uma boa postura. Além de ser elegante, evita a fadiga, reduz as dores nas costas e aumenta sua qualidade de vida!
? Faça de seu local de viagem um lugar agradável. Relaxe e aproveite!

Quem é o colunista: Osny Telles Orselli

O que faz: engenheiro de Segurança no Trabalho e especialista em prevenção das LER/DORT e em dores e lesões na coluna. Sempre focando a qualidade de vida, Osny fala sobre a má postura no ambiente de trabalho e nas suas graves conseqüências. Inventou a Ginástica do Gato como uma alternativa para as pessoas que não dispõem de ginástica laboral durante o expediente. Simples e rápida, a ginástica ajuda a prevenir as lesões e também outras doenças ocasionadas pela má postura, principalmente a tão conhecida e temida dor na coluna.

Pecado gastronômico: Crevettes (duas porções) au fine champagne preparados pelo Massimo

Melhor lugar do Brasil: Natal / RN

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.