Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

O quintal dos portugueses

A Ilha da Madeira oferece hospedagem em alguns dos melhores hoteis do mundo, rodeados por florestas tropicais, vida marítima abundante e campos de golfe tradicionais.


Reserva de exuberantes florestas no século XV, a Ilha da Madeira, situada no Oceano Atlântico, foi a menina dos olhos dos primeiros navegantes lusitanos, que lá desembarcavam em busca de refúgio contra os castelhanos. Inicialmente, o local, de 740 quilômetros quadrados, foi utilizado pelos colonizadores para a pesca e ponto de reabastecimento madeireiro.

Hoje em dia, com seus verões quentes e invernos suaves, a ilha tornou-se um lugar bastante requisitado por turistas europeus, principalmente pelos portugueses, que influenciados pela crise econômica, estão optando viajar para destinos mais próximos e consequentemente, mais baratos.

Embora cada vez mais popular, muitas pessoas ainda desconhecem o grande potencial hoteleiro oferecido pelo lugar. Uma seleção realizada pelos leitores do periódico australiano The Daily Telegraph, elegeu o Savoy Resort e o Reid´s Palace, localizados na ilha, como o segundo e quinto melhores hoteis do mundo, respectivamente.

Cenário natural

A ilha apresenta um conjunto de cenários riquíssimos e variados, com praias, florestas, penhascos e vulcões, que permitem ao visitante conciliar as férias ni litoral com a atmosfera das montanhas. Destaque para a flora local, composta pela Floresta Laurissilva, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. O destino também apresenta dois terços de seu espaço classificados como reservas naturais, sendo um dos lugares do mundo com o maior índice de diversidade de plantas por quilômetro quadrado.



Esportes e Natureza

A Ilha de Madeira tem uma população de cerca de 260 mil habitantes. O motor da economia é a indústria turística, artesanato (vimes, bordados, etc...), flores e frutos tropicais além do conhecido Vinho Madeira. Também oferece ótimas condições para a velejadores e pescadores, além de passeios que permitem observar baleias e golfinhos, ou ainda praticar ski aquático, surfe e mergulho.

Os amantes de golfe encontram um ótimo programa em Madeira. O esporte é tradição local desde 1937, quando os ingleses Miles, Leacock e Blandy construíram o primeiro campo de de nove buracos. Jogadores mais avançados podem se aventurar em outros dois circuitos: o Palheiro Golf e o Clube de Golfe do Santo da Serra. Anualmente é realizado o Madeira Open, torneio integrado ao circuito da PGA (Professional Golf Association) Européia.

Para os que preferem ficar longe da praia, a melhor opção é a exploração de toda a extensão da ilha, começando pelo Pico Ruivo, sua montanha mais alta, até ao Curral das Freiras, um magnífico vale rodeado de cumes assustadores. Outro passeio interessante pode ser uma visita a alguma das pequenas aldeias locais. Seja qual for a escolha, por todo o lado são encontrados cenários imponentes de enormes penhascos, florestas verdejantes e flores exóticas.


Como ir: Univertur
Tel.:(11)2506-4910 / (11)3711-3213

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens