Guia da Semana


A sensação se divide entre estar diante de um quadro recentemente pintado ou de uma fotografia tirada em tamanho real. Com uma pitada especial de cores nostálgicas do pôr-do-sol, a paisagem se torna surreal e digna de arregalar os olhos. E o mais impressionante é que para sentir isso, não é necessário ir muito longe. Mesmo não sendo o país dos picos elevados, o Brasil possui pontos que exibem paisagens panorâmicas naturais ou urbanas de fazer inveja a qualquer país.

Quer a prova? O Guia da Semana selecionou seis mirantes em diferentes estados brasileiros, confira!

Morro do Pai Inácio (BA)

Foto: Wikipedia

As alturas reservam um ângulo privilegiado da Chapada Diamantina

Se você é amante das trilhas, irá se apaixonar pela escalada no Morro do Pai Inácio, em território baiano. O esforço é grande para subir os 1.200 metros de altura, mas é mais do que recompensado ao chegar no topo e se deparar com uma das mais bonitas vistas do Brasil: a Chapada Diamantina. Lá de cima, é possível reconhecer formações geológicas do Parque Nacional e se deslumbrar com a rica vegetação. O local conta ainda com infraestrutura de hotéis, restaurantes e guias para os turistas que desejam estender o passeio por mais uns dias.

Baía dos Porcos (PE)

A impressão que se dá ao conhecer Fernando de Noronha é estar literalmente num paraíso ecológico, onde reinam tartarugas, golfinhos e as mais diversas espécies endêmicas - não é a toa que o lugar recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Um dos mais célebres atrativos do arquipélago é, sem dúvida, a Baía dos Porcos. Além de reunir belas piscinas naturais, é do alto de seus rochedos que se avista o azul-esverdeado das águas e se tem um dos melhores ângulos da Ilha Dois Irmãos.

Mirante Dona Marta (RJ)

Foto: Divulgação

O cenário é clássico mas nem por isso deixa de ser exuberante

O cartão-postal brasileiro por excelência não poderia ficar de fora desse roteiro. Localizado no Parque Nacional da Tijuca, apresenta uma visão panorâmica da cidade maravilhosa e dos seus principais pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Quer mais? Próximo ao mirante, um heliporto oferece voos de helicóptero pelos céus da capital carioca.

Mirante do Centro Geodésico (MT)

O mais conhecido pico de Mato Grosso recebe esse nome por estar exatamente no centro geodésico da América do Sul, a cerca de 1.500 km tanto do Oceano Atlântico como do Pacífico. Mas a fama do local não vem apenas do fato de ser referência geográfica, e sim por proporcionar um cenário excepcional das planícies da Chapada dos Guimarães. Depois da longa caminhada, o turista pode desfrutar um revigorante banho na cachoeira Véu de Noiva, que possui nada menos que 86 metros de queda.

Mirante das Mangabeiras (MG)

Foto: Divulgação

Em Minas Gerais, o principal pico exibe uma paisagem urbana

Se alguém te perguntar por que a capital mineira se chama Belo Horizonte, peça para seguir em direção ao Palácio das Mangabeiras e parar exatamente na Praça Efigênio Salles. Aquele mirante é um dos pontos mais movimentados da cidade, principalmente, no fim da tarde, em que o pôr-do-sol deixa a observação panorâmica da cidade ainda mais bonita. Nas alturas, é possível ver a Lagoa da Pampulha e o Parque das Mangabeiras.

Núcleo Pedra Grande (SP)

No coração do Parque Estadual da Serra da Cantareira, proporciona uma das vistas mais magníficas de São Paulo. Para se chegar ao alto, são nada menos que 4,5 km de trilha pelo "Caminho da Pedra Grande", incluindo subidas bastante íngremes. A boa notícia é que, logo na entrada, o local dispõe de infraestrutura de banheiros e bebedouros. Mas para encarar o trajeto, leve uma garrrafinha de água e um binóculo para se deliciar com a paisagem do topo.

Atualizado em 6 Set 2011.