Guia da Semana

Estamos a poucos dias da Copa do Mundo 2010, que terá início em 11 de junho na África do Sul. No Brasil, já não se fala em outro assunto a não ser na busca do hexacampeonato pelos comandados de Dunga. Em tempos de Copa, as grandes cidades literalmente param para assistir os jogos. Pensando nisso, o Guia da Semana elaborou um pequeno roteiro em algumas capitais, de locais onde os torcedores costumam assistir e festejar as grandes partidas.

São Paulo
Em São Paulo, a Avenida Paulista sempre foi o point principal dos torcedores que comemoram o título de seus clubes. Mas, após cenas de violência em 2005 após o título da Libertadores pelo São Paulo, a prefeitura e a polícia proibiram manifestações de torcidas no local. Atualmente, a capital elegeu a Praça Campo de Bagatele, na zona norte, como ponto de encontro para os torcedores.

Foto: Wikipedia

Em BH, Praça Sete de Setembro reúne milhares de torcedores que vão festejar as grandes conquistas dos seus times e da seleção brasileira

Belo Horizonte
Na capital mineira, as torcidas costumam se reunir na Praça Sete de Setembro, no centro de BH. O local está no cruzamento de duas grandes avenidas, a Afonso Pena e a Amazonas, e ostenta um obelisco, inaugurado em 7 de setembro de 1922 para homenagear o centenário da independência do Brasil.

Porto Alegre
A Avenida Goethe é o point principal das manifestações de gremistas e colorados em Porto Alegre. Durante as comemorações, a polícia militar costuma contar entre 5 e 7 mil pessoas, que além do espaço, aproveitam para curtir a festa nos bares do local. Em 2006, por exemplo, cerca de 25 mil colorados acompanharam a final do Mundial Interclubes diante do Barceloa.

Foto: Wikipedia

Além da beleza natural, Copacabana é palco de grandes eventos populares na Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro
Na Cidade Maravilhosa, a Praia de Copacabana é o local que costuma receber um grande número de pessoas durante as principais comemorações. Além do tradicional Reveillon, que reúne milhões de pessoas todos os anos, a praia também recebe festejos e comemorações ligadas ao futebol e esportes em geral. Exemplo disso foi o anúncio do Brasil como sede da Copa 2014 e também do Rio como sede das olimpíadas de 2016, que contou com uma grande festa na orla de Copacabana.

Curitiba
Duas avenidas costumam reunir os torcedores que vão comemorar o título de seus clubes ou da seleção brasileira. Localizadas no centro da cidade, as avenidas Marechal Deodoro e Batel costumam ficar lotadas em dias de jogos importantes. Em 2002, por exemplo, na comemoração do penta, 10 mil curitibanos festejaram o título ao som de três trios elétricos.

Salvador
Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o Pelourinho é um dos principais pontos para reunir os torcedores em Salvador. Em dias de jogos importantes, a animação fica por conta do Olodum, que comandou a festa do pentacampeonato em 2002.

Foto: Wikipedia

Em dia de grandes comemorações, Olodum costuma comandar a festa no Pelourinho, em Salvador

Atualizado em 6 Set 2011.