Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Onde festejar a Copa do Mundo

Pequeno roteiro traz os principais points das comemorações em algumas capitais brasileiras.

Estamos a poucos dias da Copa do Mundo 2010, que terá início em 11 de junho na África do Sul. No Brasil, já não se fala em outro assunto a não ser na busca do hexacampeonato pelos comandados de Dunga. Em tempos de Copa, as grandes cidades literalmente param para assistir os jogos. Pensando nisso, o Guia da Semana elaborou um pequeno roteiro em algumas capitais, de locais onde os torcedores costumam assistir e festejar as grandes partidas.

São Paulo
Em São Paulo, a Avenida Paulista sempre foi o point principal dos torcedores que comemoram o título de seus clubes. Mas, após cenas de violência em 2005 após o título da Libertadores pelo São Paulo, a prefeitura e a polícia proibiram manifestações de torcidas no local. Atualmente, a capital elegeu a Praça Campo de Bagatele, na zona norte, como ponto de encontro para os torcedores.

Foto: Wikipedia

Em BH, Praça Sete de Setembro reúne milhares de torcedores que vão festejar as grandes conquistas dos seus times e da seleção brasileira

Belo Horizonte
Na capital mineira, as torcidas costumam se reunir na Praça Sete de Setembro, no centro de BH. O local está no cruzamento de duas grandes avenidas, a Afonso Pena e a Amazonas, e ostenta um obelisco, inaugurado em 7 de setembro de 1922 para homenagear o centenário da independência do Brasil.

Porto Alegre
A Avenida Goethe é o point principal das manifestações de gremistas e colorados em Porto Alegre. Durante as comemorações, a polícia militar costuma contar entre 5 e 7 mil pessoas, que além do espaço, aproveitam para curtir a festa nos bares do local. Em 2006, por exemplo, cerca de 25 mil colorados acompanharam a final do Mundial Interclubes diante do Barceloa.

Foto: Wikipedia

Além da beleza natural, Copacabana é palco de grandes eventos populares na Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro
Na Cidade Maravilhosa, a Praia de Copacabana é o local que costuma receber um grande número de pessoas durante as principais comemorações. Além do tradicional Reveillon, que reúne milhões de pessoas todos os anos, a praia também recebe festejos e comemorações ligadas ao futebol e esportes em geral. Exemplo disso foi o anúncio do Brasil como sede da Copa 2014 e também do Rio como sede das olimpíadas de 2016, que contou com uma grande festa na orla de Copacabana.

Curitiba
Duas avenidas costumam reunir os torcedores que vão comemorar o título de seus clubes ou da seleção brasileira. Localizadas no centro da cidade, as avenidas Marechal Deodoro e Batel costumam ficar lotadas em dias de jogos importantes. Em 2002, por exemplo, na comemoração do penta, 10 mil curitibanos festejaram o título ao som de três trios elétricos.

Salvador
Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o Pelourinho é um dos principais pontos para reunir os torcedores em Salvador. Em dias de jogos importantes, a animação fica por conta do Olodum, que comandou a festa do pentacampeonato em 2002.

Foto: Wikipedia

Em dia de grandes comemorações, Olodum costuma comandar a festa no Pelourinho, em Salvador

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens