Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Onde se hospedar em Paris

Os bairros próximos do centro da cidade são os mais recomendados para quem quer ter fácil acesso às atrações turísticas.

Foto: Getty Images


Se você está mesmo resolvido a visitar Paris, a primeira coisa a decidir é em qual bairro vai se hospedar. Essa decisão é fundamental para aproveitar realmente sua viagem. A fórmula ideal é escolher um hotel dentro do raio de um quilômetro do rio Sena, numa área central. A região é linda, segura e concentra a maior parte das atrações. Você pode ir a pé para vários lugares, tem metrô, ônibus e RER para tudo quanto é canto, inclusive para os aeroportos e para pontos de interesse fora de Paris, como Versalhes e a Disneyland Paris.

Os melhores bairros para você se hospedar são os seguintes:


Na Rive Droite (margem direita do Sena)

Les Halles/Châtelet é a opção mais central que existe: um bairro predominantemente comercial, movimentado e extremamente bem servido de opções de transporte. Fica perto de quase todas as principais atrações de Paris, grande parte das quais podem ser visitadas a pé. Para quem tem pouco tempo, é o lugar ideal. Evite, porém, a rue St-Denis e suas imediações.


Palais Royal/Louvre é a localização perfeita para quem pretende visitar a fundo os dois mais importantes museus de Paris (Louvre e Musée d'Orsay), ou fuçar os antiquários. O bairro é elegante e fica perto do Sena. Caminhando um pouco você estará perto de tudo, inclusive de boas lojas.


Madeleine/Concorde e a região oeste de Opéra/Grands Boulevards são bairros muito bons para quem quer fazer compras finas, pois lá ficam as principais perfumarias, joalherias, lojas das grifes mais sofisticadas e grandes lojas. Nesses bairros estão muitos dos hotéis e restaurantes mais luxuosos da cidade.


Champs-Élysées, um pouco mais longe do centro, é outra região com boas opções de lazer e de compras, inclusive de produtos finos e marcas famosas. Tem excelentes hotéis e restaurantes.


Marais é um bairro alegre, informal e bem localizado; sem dúvida, um dos mais charmosos da cidade. Tem bons restaurantes, vida noturna e hotéis de todas as categorias.


Nas ilhas

A Île St-Louis é um ótimo lugar para ficar. Nada mais charmoso do que se hospedar no bairro preferido de muitos artistas famosos! A ilha é pequena, muito tranqüila e fica ao lado do Marais, do Quartier Latin e da Île de la Cité. Com um pouquinho de disposição, você vai a pé também para St-Germain-des-Prés, Châtelet/Les Halles e até ao Louvre.


Na Rive Gauche (margem esquerda do Sena)

Quartier Latin e St-Germain-des- Prés são dois bairros vizinhos, muito bem localizados e agradáveis, próximos das ilhas do Sena e têm inúmeras atrações. Com comércio bem variado e vida noturna famosa, ambos são bastante freqüentados por estudantes, boêmios e turistas.

Invalides é um bairro elegante e tranqüilo, onde predominam prédios residenciais e repartições públicas. Embora não seja muito central, tem uma estação de RER, fica perto da Torre Eiffel e de St-Germain-des-Prés e abriga, além do próprio Invalides, os Museus d'Orsay e Rodin.

É claro que existem outros bairros igualmente agradáveis, mas são menos práticos para o turista. O importante é não ir parar num subúrbio distante de tudo, como Où-Judas-a-perdu-ses-bottes ("onde Judas perdeu as botas"), por exemplo! Lembre-se disso ao fazer sua reserva.

Quem vai levar pouca bagagem e deseja economizar o táxi do aeroporto até a cidade deve procurar hotéis nas proximidades das estações do RER da linha B, que vem do aeroporto Charles de Gaulle, onde chegam os voos internacionais que partem do Brasil. As estações melhor localizadas dessa linha são: Châtelet/Les Halles, Saint Michel e Luxembourg.

Leia a coluna anterior de Lúcio Martins Rodrigues

Mulheres que viajam sozinhas

Baladas para as tribos

Um destino surpreendente


Quem é o colunista: Lúcio Martins Rodrigues.

O que faz: Editor dos guias de viagem GTB, autor de A Vaca na Estrada.

Pecado Gastronômico: Centollas à Provençal.

Melhor lugar do mundo: Paris.

Fale com ele: acesse o site Manual do Turista.



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo