Guia da Semana

Foto: Geovani dos Santos Leite


Graças à coluna, tenho sido "obrigada" a viajar e passear bastante. E na última semana descobri que o paraíso está mais perto do que imaginava.

A pouco mais de 80 km de Belo Horizonte, a Vila Cocais faz parte da Estrada Real. Cocais oferece vários atrativos aos turistas. Belas cachoeiras, sítio arqueológico, museu histórico, conjunto arquitetônico colonial e muitas belezas naturais, excelentes para passeios, caminhadas, cavalgadas e piqueniques.

Os exuberantes coqueiros embelezam os campos dos arredores e inspiraram o nome do distrito. Durante muitas décadas, a vila foi ponto de parada dos tropeiros que passavam pela Estrada Real, indo e vindo dos sertões de Minas. Os visitantes, ainda hoje, podem ver os vestígios dos ranchos que abrigavam esses viajantes.

Vila Cocais foi fundada por dois irmãos portugueses que, na época, construíram uma grosseira capela. Mais de 50 anos depois foi construída a igreja definitiva. Essa construção ainda se ergue esplendorosa no horizonte de Cocais. No centro, outra atração é o Sobrado do Cartório, uma das últimas construções coloniais existentes na Vila de Cocais.

As cachoeiras de cocais são uma atração única e fazem parte de uma seqüência de dez quedas, que descem uma imponente rocha de mais de 30 metros. A Cachoeira da Pedra Pintada, ou Cachoeira de Cocais, é a protagonista desse espetáculo. Após as quedas, existem duchas naturais e um enorme poço, onde é possível se refrescar. O acesso às cachoeiras é por meio de uma estrada de terra, mas parte do caminho pode ser feita de carro, e o restante do percurso tem de ser a pé. A caminhada, com pouco mais de 50 minutos, não passa de uma trilha no meio da mata. Atravessa duas propriedades particulares e é preciso pagar uma taxa de entrada.

Próximo à Cachoeira de Cocais está o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada. O nome vem das pinturas rupestres deixadas por homens pré-históricos, datadas de aproximadamente 6.000 anos A.C. Os desenhos são semelhantes aos das grutas de Altamira (norte da Espanha) e Lascaux (sul da França).

Também é possível fazer cavalgadas pela região, que ainda conserva muitas relíquias da época dos tropeiros. Com direito a piqueniques na estrada e paradas em restaurantes ou estalagens que servem as maravilhas da comida mineira.

Chegar a Cocais também pode ser uma aventura. Aos que desejam viver o encanto dos antigos passeios de trem de ferro, podem embarcar no trem que sai da Praça Rui Barbosa no centro de Belo Horizonte. Os apitos do trem são acompanhados por um coro de gritos infantis empolgados e corta as montanhas de Minas Gerais. Pela janela, as belas paisagens do percurso bucólico remontam a época do ouro.

E, àqueles que preferem caminhos menos convencionais, podem optar por fazer o percurso em automóveis, que passam pelas trilhas de terra do município de Sabará e Morro Vermelho. As trilhas são leves e, em geral, são passeios para toda a família, que seguem por estradas de terra, podendo ser feito até por carros. É bom lembrar que, com tempo chuvoso, as características das estradas podem mudar muito e, nesse caso, o melhor são os veículos 4x4. Valem sempre as recomendações de viajar com mais de um veículo, pois qualquer problema poderá deixá-los literalmente no meio do mato e não adianta subir o morro para tentar procurar sinal para o celular.

Então, qual a próxima parada?

Leia as colunas anteriores de Kéfhane Costa

Pausa no corre-corre

Vale a pena conhecer (e muito)


Quem é a colunista: Kéfhane Costa.

O que faz: Servidora pública.

Pecado gastronômico: Doces, todos eles.

Melhor lugar do mundo: Onde estiver no momento.

O que está ouvindo no mp3, iPod, carro, rádio: Avenged Sevenfold.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@Kefhane).



Atualizado em 6 Set 2011.