Guia da Semana

Foto: Aléia Barbosa Rodrigues. Eli Barcelos/Jardim Botânico

Reservas naturais remanescentes da urbanização das cidades, os parques são protegidos por lei contra o desmatamento. Diferentes entre si, muitos deles abrigam espécies raras da fauna e flora, proporcionando ao visitante uma viagem pela biosfera. Esses espaços atraem turistas para a prática de esportes radicais e, alguns ainda, reservam apenas instantes de tranqüilidade e atividades esportivas nos fins de semana, como uma fuga necessária à vida estressante das metrópoles.

Tendo em vista a múltipla utilidade dessas áreas, o Guia da Semana selecionou cinco parques do Brasil, de importância singular para a formação das regiões onde foram instaladas. Com atrativos diversos, oferecem desde interesse científico até o lazer, todos de domínio público, com a visitação permitida para todas as idades.

Parque Emílio Goeldi - Pará

Por que ir: O Parque foi fundado em 1895 e é o mais antigo do Brasil no seu gênero. Abriga uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, concentrando atividades educativas do Museu Goeldi e um laboratório para aulas práticas. Grande parte das espécies existentes do Parque do Museu Goeldi é representativa da flora amazônica, porém, há outras espécies exóticas e cultivadas.
Nele está localizada a Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, especializada no atendimento de estudantes do ensino fundamental e médio. A biblioteca possui acervos bibliográfico, audiovisual e especial (jogos, kits didáticos, etc.).

Visitar:
Museu Emílio Goeldi
Preço: R$ 2,00
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (91)3219-3312
Site: www.museu-goeldi.br

Foto: Agência Museu Goeldi/divulgação

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Por que ir: Em 2008, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos, sendo uma das mais antigas instituições brasileiras. Abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com cerca de 70 mil volumes e 3 mil obras raras.

Considerado pela Unesco como Reserva da Biosfera (1991), entre os principais atrativos está o Orquidário, com mais de 700 espécies e o Jardim Sensorial, com plantas aromáticas e placas indicadoras em Braille, permitindo a visitação por deficientes visuais.

Visitar:
Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente
Preço: R$ 4,00
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (21) 3874-1808
Site: www.jbrj.gov.br

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro

Por que ir: Considerado segundo ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é procurado pelo aspecto pitoresco e por belos panoramas em seus diversos mirantes. Atrai tanto turistas nacionais como de outras terras. Algumas empresas oferecem caminhadas grátis guiadas por diferentes roteiros que cortam a mata do parque. Aos sábados, os passeios são mais leves; aos domingos, recomendados para quem tem experiência em trilhas.

Quem vai ao parque pode buscar desde um simples piquenique com a família, usufruindo da calma e ar puro de uma floresta tropical, até escaladas, vôos de asa-delta, parapente, ou outros esportes radicais. Eleito uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, no Corcovado, é o lugar mais visitado, chega a receber 2 milhões de pessoas por ano.

Visitar:
Morro do Corcovado e Cristo Redentor
Parque Lage
Preço: Grátis
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (21) 2492-2253
Site: www.riodejaneiro-turismo.com.br

Parque Estadual Pico do Marumbi - Paraná

Por que ir: Situado na Serra do Mar, o Parque Estadual Pico do Marumbi protege os ecossistemas da Floresta Atlântica e belezas naturais em estado primitivo. É um dos locais preferidos pelos que praticam turismo de aventura, freqüentam as montanhas buscando as escaladas, trilhas e caminhadas.

O parque tem três trilhas principais que sofrem variações de acordo com o grau de dificuldade que o visitante quer enfrentar. O acesso ao parque é realizado através da via férrea, de veículos 4X4 ou a pé. Recomenda-se não chegar após o meio dia, usar roupas leves e levar lanternas, caso escureça.

Horário: terça a domingo, das 8h às 18h.
Preço: Grátis.
Informações: (41) 3462-3598/ 3462 - 2954.
Site: www.iap.pr.gov.br

Foto: Gabriel Oliveira

Parque do Ibirapuera - São Paulo

Por que ir: Na região metropolitana da cidade paulista, o Parque do Ibirapuera é considerado o Pulmão de São Paulo, por sua área verde em meio a avenidas e arranha-céus. O parque permite diversas atividades de lazer, como caminhada, corridas, espaços para andar de bicicletas, além de quadras esportivas para jogar vôlei, basquete e futebol.

Para muitos paulistanos é considerado um ponto de atração artística e cultural, pois lá acontece a Bienal de Artes, a Feira das Nações, a São Paulo Fashion Week, além de outras importantes exposições de arte. Entre as obras da arquitetura, destacam-se o Obelisco e o Monumento às Bandeiras.

À noite, principalmente nos fins de semana, é possível ver a fonte do parque. Uma instalação flutuante de 110 metros de comprimento por 2 metros de largura que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto. Um dos recursos da fonte é criar uma cortina de água onde serão projetadas imagens como filmes e eslaides. Ela tem capacidade ainda para realizar 15 coreografias acompanhas de trilha sonora e iluminação.

Visitar:
Oca
Museu de Arte Contemporânea - MAC Ibirapuera
Planetário
Museu Afro-Brasil
Pavilhão Japonês
Viveiro Manequinho Lopes
Museu de Arte Moderna - MAM
Horário: diariamente, das 5h à 0h.
Preço: Grátis
Informações: (11)5574-5505 / 5574- 5045 / 5574-5177
Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Atualizado em 6 Set 2011.