Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Os parques do Brasil

Confira cinco diferentes espaços para lazer, diversão e cultura, instalados nas cidades brasileiras.

Foto: Aléia Barbosa Rodrigues. Eli Barcelos/Jardim Botânico

Reservas naturais remanescentes da urbanização das cidades, os parques são protegidos por lei contra o desmatamento. Diferentes entre si, muitos deles abrigam espécies raras da fauna e flora, proporcionando ao visitante uma viagem pela biosfera. Esses espaços atraem turistas para a prática de esportes radicais e, alguns ainda, reservam apenas instantes de tranqüilidade e atividades esportivas nos fins de semana, como uma fuga necessária à vida estressante das metrópoles.

Tendo em vista a múltipla utilidade dessas áreas, o Guia da Semana selecionou cinco parques do Brasil, de importância singular para a formação das regiões onde foram instaladas. Com atrativos diversos, oferecem desde interesse científico até o lazer, todos de domínio público, com a visitação permitida para todas as idades.

Parque Emílio Goeldi - Pará

Por que ir: O Parque foi fundado em 1895 e é o mais antigo do Brasil no seu gênero. Abriga uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, concentrando atividades educativas do Museu Goeldi e um laboratório para aulas práticas. Grande parte das espécies existentes do Parque do Museu Goeldi é representativa da flora amazônica, porém, há outras espécies exóticas e cultivadas.
Nele está localizada a Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, especializada no atendimento de estudantes do ensino fundamental e médio. A biblioteca possui acervos bibliográfico, audiovisual e especial (jogos, kits didáticos, etc.).

Visitar:
Museu Emílio Goeldi
Preço: R$ 2,00
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (91)3219-3312
Site: www.museu-goeldi.br

Foto: Agência Museu Goeldi/divulgação

Jardim Botânico - Rio de Janeiro

Por que ir: Em 2008, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos, sendo uma das mais antigas instituições brasileiras. Abriga monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico, além de um importante centro de pesquisa, que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com cerca de 70 mil volumes e 3 mil obras raras.

Considerado pela Unesco como Reserva da Biosfera (1991), entre os principais atrativos está o Orquidário, com mais de 700 espécies e o Jardim Sensorial, com plantas aromáticas e placas indicadoras em Braille, permitindo a visitação por deficientes visuais.

Visitar:
Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente
Preço: R$ 4,00
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (21) 3874-1808
Site: www.jbrj.gov.br

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro

Por que ir: Considerado segundo ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca é procurado pelo aspecto pitoresco e por belos panoramas em seus diversos mirantes. Atrai tanto turistas nacionais como de outras terras. Algumas empresas oferecem caminhadas grátis guiadas por diferentes roteiros que cortam a mata do parque. Aos sábados, os passeios são mais leves; aos domingos, recomendados para quem tem experiência em trilhas.

Quem vai ao parque pode buscar desde um simples piquenique com a família, usufruindo da calma e ar puro de uma floresta tropical, até escaladas, vôos de asa-delta, parapente, ou outros esportes radicais. Eleito uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, no Corcovado, é o lugar mais visitado, chega a receber 2 milhões de pessoas por ano.

Visitar:
Morro do Corcovado e Cristo Redentor
Parque Lage
Preço: Grátis
Horário: diariamente, das 8h às 17h.
Tel.: (21) 2492-2253
Site: www.riodejaneiro-turismo.com.br

Parque Estadual Pico do Marumbi - Paraná

Por que ir: Situado na Serra do Mar, o Parque Estadual Pico do Marumbi protege os ecossistemas da Floresta Atlântica e belezas naturais em estado primitivo. É um dos locais preferidos pelos que praticam turismo de aventura, freqüentam as montanhas buscando as escaladas, trilhas e caminhadas.

O parque tem três trilhas principais que sofrem variações de acordo com o grau de dificuldade que o visitante quer enfrentar. O acesso ao parque é realizado através da via férrea, de veículos 4X4 ou a pé. Recomenda-se não chegar após o meio dia, usar roupas leves e levar lanternas, caso escureça.

Horário: terça a domingo, das 8h às 18h.
Preço: Grátis.
Informações: (41) 3462-3598/ 3462 - 2954.
Site: www.iap.pr.gov.br

Foto: Gabriel Oliveira

Parque do Ibirapuera - São Paulo

Por que ir: Na região metropolitana da cidade paulista, o Parque do Ibirapuera é considerado o Pulmão de São Paulo, por sua área verde em meio a avenidas e arranha-céus. O parque permite diversas atividades de lazer, como caminhada, corridas, espaços para andar de bicicletas, além de quadras esportivas para jogar vôlei, basquete e futebol.

Para muitos paulistanos é considerado um ponto de atração artística e cultural, pois lá acontece a Bienal de Artes, a Feira das Nações, a São Paulo Fashion Week, além de outras importantes exposições de arte. Entre as obras da arquitetura, destacam-se o Obelisco e o Monumento às Bandeiras.

À noite, principalmente nos fins de semana, é possível ver a fonte do parque. Uma instalação flutuante de 110 metros de comprimento por 2 metros de largura que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto. Um dos recursos da fonte é criar uma cortina de água onde serão projetadas imagens como filmes e eslaides. Ela tem capacidade ainda para realizar 15 coreografias acompanhas de trilha sonora e iluminação.

Visitar:
Oca
Museu de Arte Contemporânea - MAC Ibirapuera
Planetário
Museu Afro-Brasil
Pavilhão Japonês
Viveiro Manequinho Lopes
Museu de Arte Moderna - MAM
Horário: diariamente, das 5h à 0h.
Preço: Grátis
Informações: (11)5574-5505 / 5574- 5045 / 5574-5177
Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens