Guia da Semana

Foto: Divulgação


Reduto de gente animada, o carnaval de Ouro Preto reúne bandas tradicionais e a agitação dos blocos organizados pelas repúblicas universitárias. A cidade, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, tem um carnaval cada vez mais disputado pelos foliões, que todos os anos lotam suas ladeiras e casarões históricos. Ouro Preto chega a comportar até 35 mil turistas por dia durante as festas.

Tanta euforia rendeu problemas perante a justiça. Em 2010, o Ministério Público chegou a embargar as festas e hospedagens nas repúblicas estabelecidas em prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Porém, este ano, a instituição autorizou o uso de seu espaço para os festejos.

Sem dúvidas, Ouro Preto será um dos points mais bombados na festa do Momo. Promete, além de animação nos blocos, festas e bebidas desde a hora de acordar até dormir. Para quem se interessou, os abadás de alguns blocos já estão esgotados, mas ainda existem ingressos à venda.

Atualmente, existe uma restrição para o desfile dos blocos de rua. Aqueles que comportam até três mil foliões podem circular pelas ladeiras da cidade histórica. Acima desse número, os grupos organizam concentrações e promovem sua festa em lugares mais reservados, como o Espaço Folia, no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da UFOP, e o Espaço Minas Folia, um grande espaço aberto no centro. Ambos tornam-se os locais mais bombados durante o carnaval, pois recebem os shows organizados pelos principais blocos de estudantes. Nesse ano, os destaques ficam por conta da batida do Monobloco, o som agitado de DJ Marlboro, Inimigos da HP e o axé do Babado Novo.





Atualizado em 6 Set 2011.