Guia da Semana

Foto: www.sxc.hu

Tiradentes, ou José da Silva Xavier, foi morto e esquartejado em 21 de abril de 1792 por ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, revolta contra os altos impostos cobrados pela coroa portuguesa sobre as pedras preciosas encontradas no local hoje chamado de estado de Minas Gerais. Essa história já é conhecida, porém o mais interessante é passar o feriado de Tiradentes nas cidades históricas mineiras, onde tudo aconteceu.

Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, Mariana, Sabará, Congonhas e São João Del Rey não ostentam mais ouro, esgotado no começo do século XIX, mas hoje se aproveitam de sua história e de suas belezas naturais para desenvolver o turismo na região. Os amantes do ecoturismo têm inúmeras opções de trilhas na mata e cachoeiras. Relaxe também na história dos prédios de arquitetura barroca e aprecie a culinária tradicional dos restaurantes mineiros, à base de feijão e torresmo.

Cidades históricas
Ouro Preto: a maior das cidades históricas, foi o local da morte de Tiradentes. Tem várias relíquias de Aleijadinho e do barroco mineiro.

Tiradentes: guarda herança de alguns líderes da Inconfidência. Destaque para o ecoturismo na Serra de São José

São João del Rey: local de nascimento de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves. Tem vários monumentos históricos.

Congonhas: tem um dos santuários mais impressionantes do mundo. As diversas obras na Basílica de Bom Jesus dos Matosinhos podem ser consideradas as melhores de Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Mariana: é a primeira cidade mineira e local de nascimento de Mestre Ataíde. Vale a pena apreciar a natureza no distrito Passagem de Mariana.

Sabará: às margens do Rio Sabará, tem muitos atrativos naturais e vários museus que relembram o Ciclo do Ouro.

Diamantina: terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, também relembra o Ciclo do Ouro na casa da cruel Chica da Silva, a escrava que virou rica.

Atualizado em 6 Set 2011.