Guia da Semana

Foto: Divulgação

Visitar o Memorial da América Latina, na Barra Funda (Zona Oeste de São Paulo), já é um programa e tanto. Quando a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, instalada no complexo que forma o Memorial, promove uma mostra com o melhor da produção literária do nosso continente diria que circular por aquelas bandas torna-se essencial.

Até o dia 28 de agosto, a exposição Escritores Latino-Americanos ocupa o saguão da Biblioteca, destacando obras do acervo, que reúne mais de 30 mil documentos, livros e periódicos. Autores como Alejo Carpentier, José Marti, Jorge Luis Borges, Juan Rulfo, Roa Bastos e Sarmiento foram escolhidos para a apresentação da diversidade latino-americana, no segmento da literatura, aos visitantes.

Este projeto faz parte de uma série de atividades que o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) promove estimular o contato do público com a produção intelectual dos países da América Latina. Há ainda o oferecimento de cursos de extensão acadêmica, edições da revista bilíngue Nossa América e publicações de livros sobre a nossa cultura. Vale lembrar que o CBEAL também coordena a Cátedra Unesco Memorial da América Latina.

Um jeito fácil de ampliar o conhecimento literário, é descobrindo outros pontos de vista para as mais diferentes questões, que habitam o "nosso espaço" dentro do continente americano. Transpor a leitura de escritores brasileiros com os de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, só tem a beneficiar os interessados em fazer do lugar em que vivemos cada vez melhor. A mais pura obviedade, mas da qual muitos preferem ignorar.

Quem quiser conferir a exposição deve ficar atento aos horários. De segunda a sexta, a mostra gratuita abre das 9h às 18h e, aos sábados, das 9h às 15h. Mais informações podem ser obtidas no site do Memorial

Leias as colunas anteriores de Mariana Lima Pereira:

90 anos

Redescobrindo HQs e afins

Para gostar de ler

Quem é a colunista: Mariana Lima Pereira.

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Brigadeiro.

Melhor lugar do mundo: Perto do mar.

Fale com ela: marianalp @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.