Guia da Semana

Foto: Getty Images

Cá estou novamente escrevendo sobre livros. Desta vez, vou falar sobre as bibliotecas que investem no acervo temático para conquistar os leitores. São oito os espaços mantidos pela Prefeitura de São Paulo, inaugurados entre 2006 e 2009, que disponibilizam livros específicos aos frequentadores.

A programação de eventos nessas bibliotecas tem vínculo com o tipo de acervo específico que elas comportam, levando em consideração o histórico de cada uma, muito embora algumas obras catalogadas sejam do tipo "comum".

É o caso, por exemplo, da Biblioteca Roberto Santos, no bairro do Ipiranga, com um acervo de livros sobre cinema que, durante as quartas, promove mostras cinematográficas. Ou da Biblioteca Hans Christian Andersen, no Tatuapé, onde há aulas para a formação de contadores de histórias - o acervo de lá é repleto de obras sobre contos de fadas.

Confesso que ainda não participei de nenhum evento previsto na programação dessas bibliotecas. Mas nada que não possa ser resolvido, claro. Importante mesmo é que mais e mais pessoas descubram o gosto pela leitura a partir de uma paixão, como a música, que já possuem.

Por falar em música, os aficionados pelo tema podem descobrir mais ao visitarem a Biblioteca Cassiano Ricardo que, assim como a Hans Christian, fica no Tatuapé. E ainda tem lugar para poesia, em Pinheiros, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, ou ciência, cultura popular, literatura fantástica e meio ambiente, respectivamente nas Bibliotecas Mário Schenberg (Lapa), Belmonte (Santo Amaro), Viriato Corrêa (Vila Mariana) e Raul Bopp (Aclimação).

Acessando o site do Sistema Municipal de Bibliotecas você fica sabendo quais as atividades que rolam em cada um desses lugares dedicados aos livros e descola algo legal para fazer praticamente todos os dias!

Leias as colunas anteriores de Mariana Lima Pereira:

Dedicada aos livros

Ao ar livre e com livros

Quem é a colunista: Mariana Lima Pereira.

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Brigadeiro.

Melhor lugar do mundo: Perto do mar.

Fale com ela: marianalp @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.