Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Paulista sentido Consolação


Classe média alta, muitos centros culturais, inúmeros bares e restaurantes compõem o Paraíso, na região sul de São Paulo. Quem poderia imaginar que a antiga Chácara Sertório, propriedade da família Moraes, um dia iria se tornar local de intelectuais. A história do bairro começa em 1886, como a construção de ruas que ligavam as avenidas da Liberdade (Caminho do Carro) e Santo Amaro (Estrada para Santo Amaro). Nesta época surgiram as ruas Humaitá, Abílio Soares, Martiniano de Carvalho, Paraíso e Artur Prado.

O nome do local vem do Largo do Paraíso, que hoje é a Praça Oswaldo Cruz. Pouco se sabe quanto aos limites da região, já que, com a implantação do CEP, a história ficou de lado e algumas áreas, como a Aclimação e a Bela Vista, deixaram de pertencer ao distrito. Hoje, o bairro fica entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera.

Onde passear

O Paraíso é um bairro residencial, mas que possui um grande comércio. Se você procura grandes áreas verdes, praças ou parques, não encontrará por ali. Mas se o assunto é cultura, o bairro está recheado de boas opções, como o Centro Cultural São Paulo, que foi criado inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, mas depois de algumas adaptações virou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do País.

Ali está a Gibiteca Henfil com mais de 75 mil gibis, álbuns, revistas e fanzines dividos por faixa etária. Para os amantes de artes, o Itaú Cultural oferece programação gratuita e diversificada, com espaço cibernético, acervo de moedas, medalhas e condecorações luso-brasileiras, além da biblioteca e videoteca com mais de 31 mil títulos.

Onde comer

Pense em uma culinária bastante diferente. Talvez o maior atrativo da região seja a gastronomia. São diversos restaurantes com comida caseira até os mais sofisticados. O passeio pode começar pelo italiano Bucatini, passar pelo especializado em carnes Baby Beef Rubaiyat e pelo variado All Seasons. Se a pedida são lanches, o Best Burguer e o A Chapa oferecem as mais variadas combinações.

Para experimentar novos sabores, o Tandoor tem como principais receitas os tradicionais pratos indianos. No cardápio, curries servidos da maneira típica com pães e grelhados feitos no forno de barro. Quer mais diferente? A gastronomia coreana está presente em churrascos de contra-filé, costela de boi, de suíno e lombo preparados na mesa e a jun-gol do restaurante Mr. Robata.

Onde comprar

A maioria do comércio da região está concentrado na Avenida Bernardinho de Campos, mas em ruas como a Tutóia, Doutor Rafael de Barros e do Paraíso você também pode encontrar bancos, serviços, lojas de roupas e acessórios. O Paraíso também abriga o Shopping Páteo Paulista, que foi reformulado a pouco tempo e oferece lojas de grifes famosas.

Confira os serviços que o Paraíso possui!

Atualizado em 6 Set 2011.