Guia da Semana

Fotos: Sxc.hu

Muitas pessoas pensam no Havaí e logo imaginam coqueiros, praias com areia branca e dançarinas de hula-hula. Mas além do clima agradável e do cenário espetacular, o estado também possui muita história, cultura e atividades ao ar livre, além de uma agitada vida noturna.

O arquipélago norte-americano, com suas praias místicas, ondas gigantescas e cânions inspiradores, contribui para a prática do surfe e o enlace de corações apaixonados (o lugar é um dos principais palcos de casamentos e luas-de-mel no mundo). A capital Honolulu, além de ser um dos destinos mais almejados e visitados pelos turistas atualmente, também é a terra natal de Barack Obama.

O turismo garante 72% da economia regional, o que reflete em um excelente nível de serviços de hotelaria, transporte, espetáculos e restaurantes, que atendem seus clientes com respeito e atenção, no melhor espírito Aloha de hospitalidade.

A capital

A famosa praia de Waikiki, em Honolulu, é também a mais movimentada do arquipélago. Seu nome significa "águas que borbulham". O local entrou para a história do surfe, com a realização de grandes campeonatos. Atualmente é freqüentada nos trechos conhecidos como Kahanamoku, Fort Derussy e Kuhio Beach Park. Na Kalakaua, avenida principal da cidade, é possível encontrar diversas lojas de grifes famosas, que deslumbram os olhos e esvaziam os bolsos dos turistas.

Fotos: Sxc.hu
Luais agitam as noites na terra natal do presidente Obama.

As ilhas

Saindo da capital, as ilhas mais populares são Big Island, Kauai, Maui, que oferecem visões particulares do paraíso. Na primeira, um dos maiores apelos é a visão de um vulcão ainda em atividade. Para quem visita Kauai, a melhor pedida é um passeio pelo Waimea Canyon. Devido à conservação de suas florestas, o local serviu de cenário para diversos filmes hollywoodianos, como King Kong e Jurassic Park.

Já os que desembarcam em Maui, a "ilha da magia", se deparam com cinco baías, de um cintilante mar azul . É uma região badalada, sendo a preferida por muitos turistas e considerada a mais glamourosa do Havaí, com seus hotéis e resorts cinco estrelas. Paraíso do windsurfe em ondas, tem como um dos maiores atrativos um vulcão inativo, localizado no Parque Nacional de Haleakala.

As praias

Destino de surfistas no inverno, a praia de Haleiwa é rodeada por um pequeno povoado, onde os moradores disponibilizam quartos para alugar. Durante o verão, as águas ficam mais calmas, atraindo diversas famílias e excursões. Para quem pretende levar uma tradicional lembrancinha para casa, existem lojas de artigos de surf no centro da vila, construídas em bangalôs de madeira, além de várias lanchonetes onde é possível experimentar alguns dos famosos sanduíches naturais havaianos.

Outras praias, como Wailea Beach, Kaanapali Beach e Olowalu Beach, são indicadas para a prática de snorkeling. Ficam próximas à majestosa cratera de Haleakala, sendo um dos pontos mais procurados pelos turistas que buscam a tranqüilidade das ilhas.

Fotos: Sxc.hu
Praias paradisíacas são o local ideal para casamentos.

Clima

No Havaí, as mudanças de estação são sutis. Em quase toda a região a temperatura é agradável, variando entre 23°C e 31°C, de abril a outubro. A época mais fria e úmida é de novembro a agosto, com oscilação de 18°C a 28°C.

Serviço

CVC
(11) 2191-8911

Oficina de turismo
(11) 3868-0808

Native Land
(11) 3032-2272

Apex
(11) 3722-3000

Revytour
(11) 5051-8626

Viagem e Aventura
(11) 3071-1815

Soft Travel
(11) 3017-9999

Friends
(11) 3068-9403

Atualizado em 6 Set 2011.