Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Paraíso branco

Conheça os principais atrativos de Las Leñas, estação de esqui situada a 1.200 km de Buenos Aires.

Foto: Divulgação


Ao se aproximar do Vale de Las Leñas, na Argentina, já é possível se encantar com a paisagem. Aos poucos, o visual se transforma e surgem as montanhas cobertas de neve, que enchem os olhares dos visitantes. Localizada no coração da Cordilheira dos Andes, a 2.240 metros de altura sobre o nível do mar, a estação de esqui é conhecida pela qualidade de sua neve e pelo misticismo que habita o local. O ponto mais alto de Las Leñas possui 3.430 metros, o que proporciona momentos de adrenalina para os amantes de esqui e snowboard.

Criada em 1983, Las Leñas é cercada por onze picos imponentes. O vale turístico encontra-se a 45 minutos do aeroporto de Malargüe, que está a 500 km da Província de Mendoza, a 1.200 km de Buenos Aires e a 200 km de San Rafael. Para ir ao local na alta temporada, que vai de junho até o fim de outubro, há voos fretados diretos a Malargüe, que fica a 80 km do vale. Já nas baixas temporadas, é necessário pegar um voo para o Aeroporto de San Rafael e fazer um transfer de três horas para chegar a Las Leñas.

Hoje, o local abriga cinco hotéis e atrai famílias que procuram aventura, mas não o perigo. Há também o Apart Hotel Cirrus, com apartamentos equipados com capacidade de quatro a sete pessoas, para quem procura hospedagens mais baratas. Os nomes de todas as instalações são inspirados nos signos do zodíaco e na mitologia grega. O único hotel cinco estrelas da região é Hotel Piscis, que conta com 90 apartamentos duplos e oito suítes. Apesar de ser cinco estrelas, o hotel não oferece muito luxo e sofisticação. Além da rede hoteleira, há vários serviços para garantir o conforto dos turistas, como lan house, supermercados, transporte interno, estacionamento, bancos, lojas, centro médico, entre outros.

Para toda família

Foto: Divulgação


Mas o principal atrativo de Las Leñas sem dúvida é o esqui. O vale possui 30 pistas voltadas para a prática do esporte, que oferece diversão para todas as idades e níveis. As pistas são classificadas em cores: verdes (principiantes), azuis (intermediários), vermelhas (avançados) e pretas (experts). O local conta também com uma extensão esquiável de 17.500 hectares entre pistas e fora de pistas, 13 meios de elevação com acesso às mesmas, com uma capacidade aproximada de transporte de 10.000 esquiadores por hora. Para os mais ousados, há as descidas formadas pelas pistas Apolo, Netuno e Vênus, com 7.050 metros de altura. O acesso a todas elas e aos locais mais elevados é feito pelo snowbus, uma espécie de teleférico.

Para os principiantes, há uma escola de esqui e snowboard, que possui uma equipe de 150 instrutores capacitados para dar aulas coletivas e particulares. Os pequenos não ficam de fora da diversão e aprendem a esquiar em uma turminha só de garotada. Além disso, o local oferece diversas atividades recreativas e esportivas para as crianças, com atrações direcionadas para pequenos de 60 dias a 12 anos. Leny é a mascote do Vale, que fica disponível para foto e brincadeiras.

Outro grande atrativo do complexo é o Las Leñas Snow Park, voltado para a prática do Freestyle, uma modalidade de saltos de rampas, deslizamentos e manobras livres. Para garantir a segurança dos visitantes, o vale oferece atendimento médico 24h, com assistência clínica, pediátrica e traumatológica. Há também equipamentos fisioterápicos e de raio X. As pistas também possuem uma equipe de apoio preparada para atender os possíveis acidentados. Outro diferencial é o controle das avalanches, que é feito por um grupo especializado no assunto.

Noite e Gastronomia

Foto: Divulgação


O Vale Las Lenãs também é conhecido pelas opções gastronômicas. Geralmente, os pacotes só incluem café da manhã e jantar, pois o almoço é feito nos restaurantes próximos às pistas. Durante a estadia, os turistas podem saborear diversos tipos de culinária. Entre os destaques gastronômicos do jantar está o restaurante Cuatro Estaciones, do Hotel Piscis, especializado na cozinha internacional. No almoço, no alto da montanha Condor Point, há uma casa especializada em carnes argentinas. Há também outros dois restaurantes para que os esquiadores possam fazer lanches rápidos ou comer algo leve.

A noite de Las Leñas é misteriosa e possui ambientes com públicos diversificados. Antes da balada, os notívagos se reúnem em um local com bilhar e cerveja Quilmes long neck. O ponto de encontro possui um ar descolado e "underground". Depois, para os turistas que gostam de música eletrônica e algo mais sofisticado, há o UFO Point. Mas o local que ferve na noite do vale é o Urban, uma festa com cara latina e ritmos quentes que reúne os funcionários da estação. Na temporada de inverno, o complexo abriga em média dois mil empregados, provenientes de Buenos Aires e da própria região.

Verão

No verão, cada pessoa é protagonista da sua própria aventura. Com as montanhas lisas e sem neve, o local oferece diversos esportes radicais, como escalada, rafting, tirolesa, caminhada, percurso de montain bike, cavalgada, mergulho, entre outras opções. Para as crianças a partir de 5 anos, há um pacote de atividades com cavalgadas infantis, caminhadas, brincadeiras, entre outras atrações. As temperaturas do verão são agradáveis e variam entre 22 e 23 graus, permitindo um passeio diferente para toda a família.

Quem leva os turistas a Las Leñas

Interpoint Viagens e Turismo
Al. Jaú, 1717 - casa 03 - Cerqueira César
São Paulo - SP - Brasil

Grande São Paulo:
Tel: 55 11 3087-9400
Fax: 55 11 3087-9401
Demais localidades:
Tel: 0800-771-9400
Fax: 55 11 3087-9401

Camila Silveira viajou a convite da Interpoint Viagens e Turismo e de Las Leñas.



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo