Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Paraíso Perdido

Ele existe sim, e no Brasil!.

Fotos: Divulgação/Pouso do Cajaiba.org



O litoral de Paraty, sul do Rio de Janeiro, é permeado por diversas belezas históricas e naturais. Na Enseada do Pouso, por exemplo, a cerca de 2 horas de barco da cidade, há lugares especiais, numa região totalmente preservada pela Reserva Ecológica da Juatinga. Uma das praias que mais se destacam nessa região é a Praia do Pouso da Cajaíba, com pouco mais de 300 metros de extensão.

Lá, há uma pequena vila de pescadores e o acesso é restrito, apenas por barco. Isso faz do local um refúgio perfeito para quem busca tranquilidade e um lindo visual. O mar de águas verdes e calmas também oferece boas opções para prática do mergulho.

A praia da Cajaíba é a que tem mais opções de restaurantes. Todos são bem simples e a maioria serve prato feito. Há casas de pescadores para alugar, espaço para camping e gerador para energia elétrica. E, para quem quer ter um contato maior com a natureza, há outras opções, como trilhas que levam às praias mais isoladas da enseada.

A Praia Grande de Cajaíba, com quase um quilômetro de extensão, é rodeada por córregos e pelo Rio Itaóca. Tudo deságua no mar e forma uma bela lagoa. A praia não tem infra-estrutura, apenas algumas casas de pescadores. Um passeio a se fazer por lá são as trilhas, que levam a duas lindas cachoeiras.

Agora, se o visitante prefere praias mais desertas e selvagens, as opções podem ser Martim de Sá e Sumaca, que são próximas. À primeira, com cerca de 450 metros de extensão, é possível chegar mais facilmente a partir de Cajaíba, e presenteia os turistas com boas ondas para a prática do surfe e uma cachoeira próxima. A Sumaca é bem menor (cerca de 150 metros de extensão) e mais deserta, com acesso mais difícil.

As praias do Calhaus e de Itaóca são bastante desertas e o mar tem muitas pedras. São também boas e belas opções de passeio pelas trilhas. Sem dúvida, essa região é um lugar que deve ser visitado, em especial por aqueles que gostam de um contato mais direto com a natureza, devido ao difícil acesso e a pouca infra-estrutura. E é exatamente isso que mantém a beleza intocada do lugar até hoje.

Leia as colunas anteriores de Monica Campi:

Litoral Gaúcho

Uma parte da história do Brasil

A megalópole chinesa


Quem é a colunista: Monica Campi

O que faz: jornalista

Pecado gastronômico: doces e junkie food

Melhor lugar do Brasil: Todo o Nordeste

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens