Guia da Semana

Fotos: Carlos Eduardo Chieregati

Um lugarejo com charmosas ruas de paralelepípedo e coloridas casas coloniais, encravado em meio à maravilhosa Serra do Mar e que respira cultura. E o melhor disto - a pouco mais de 180km de São Paulo. Esta é São Luiz do Paraitinga, com seus cerca de 10 mil moradores, uma cidadezinha que encanta seus visitantes graças às tradições que preserva, como o reinventado carnaval de rua com seus blocos, bonecos e marchinhas - e também a católica Festa do Divino Espírito Santo, celebrada ao ritmo de congadas e violeiros.

A novidade é que - entre os próximos dias 15 e 21 de setembro - São Luiz do Paraitinga promove a II Semana da Canção Brasileira, resgatando elementos tradicionais de nossa cultura popular e promovendo oficinas musicais, debates, palestras e mais de 50 atividades abertas a todo o público. O destaque fica para shows que revelam novos compositores de nosso cenário regional, assim como espetáculos gratuitos de grandes nomes como Lenine, Zeca Baleiro, Tom Zé, Antonio Nóbrega e Moraes Moreira.

A idealizadora e curadora do evento é a ilustre cantora Suzana Salles, legítima representante da música contemporânea no Brasil e intérprete de clássicos da cultura paraitinguense, de compositores como Elpídio dos Santos.

Pelo segundo ano consecutivo, a programação musical será intensa e deve reunir um público qualificado de mais de 20 mil pessoas, em meio a um cenário naturalmente belo de serras e cachoeiras. O palco principal será montado em meio à típica pracinha da cidade - com seu coreto, seus banco e luzes amareladas, em frente à antiga igreja da matriz.

Ao programar sua viagem, opte por uma das inúmeras pousadas da região. Simples e aconchegante, a Fazenda Serra do Vale oferece chalés de madeira e uma simpática recepção por seu proprietário Cesinha. Distante 10 km do burburinho do centro, é uma opção mais indicada para casais que buscam tranqüilidade.

A natureza pode e deve ser apreciada em algumas das inúmeras opções de passeios como rafting, cavalgadas, trilhas e arborismo. Dentre estes passeios, recomendo uma visita à Trilha das 7 Cachoeiras - idealizada pelo casal de paulistanos Nilza e Carlos, que foge para este recanto paradisíaco nos finais de semana. O Núcleo Santa Virgínia também oferece opções de trilhas, cachoeiras e rafting em uma área preservada e protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

A culinária da região também reserva agradáveis surpresas. Diversas opções de restaurante com comida caseira e de ótima qualidade oferecem um ambiente agradável para o cliente e um bom custo benefício. Infelizmente, o restaurante Taperê deixou de funcionar há poucos meses, mas fiquei sabendo que a Geni, antiga proprietária, já está pensando em montar um novo restaurante na região.

São Luiz do Paraitinga também é famosa por suas cachaças. Um programa diferente é visitar o alambique Mato Dentro, que produz a cachaça de mesmo nome e que foi considerada uma das melhores do país em um recente ranking feito pela Revista Playboy.

Uma consulta ao site da cidade é imprescindível para acertar demais detalhes de sua viagem, e para a ocasião do festival é recomendável reservar sua pousada com antecedência. A II Semana da Canção Brasileira será um evento marcante para todos os que apreciam a nossa música popular e se encantam com nossa bela Serra do Mar.

São Luiz do Paraitinga - cultura e natureza juntas e próximo a São Paulo.

Serviço:

Prefeitura de São Luiz do Paraitinga

II Semana da Canção Brasileira

Quem é o colunista: João Carlos Pastore

O que faz: trabalha com internet e viaja nas horas vagas.

Pecado gastronômico: pão e chocolate

Melhor lugar do Brasil: Cambará do Sul

Fale com ele: [email protected]





Leia as colunas anteriores do João
? Uma explosão de alegria (sobre a Festa do Boi de Parintins)

? A Terra dos Cânions - pertinho e acessível! (sobre Cambará do Sul)

Atualizado em 6 Set 2011.