Guia da Semana

Foto: Chinica Medeiros


Histórico, o município localizado a 180 quilômetros de São Paulo ficou famoso pelo sua arquitetura e animado Carnaval de rua. Logo nos primeiros dias de 2010, Paraitinga sofreu com as chuvas torrenciais e ficou debaixo d'água, com enchentes destruindo casas, prédios e tudo que encontrasse pela frente. Com ajuda do Governo Federal e da iniciativa privada, a cidade foi se reestruturando e volta, em 2011, com a festa dos foliões.

"Pensamos, logicamente, em um Carnaval menor. A cidade está em um processo de reconstrução e vamos tirar a festa do centro histórico para levar aos locais menos afetados pela enchente", aponta Neto Campos, Secretário de Cultura de São Luiz. Para isso, o município pretende diminuir os espaço para abrigar os veículos, limitando em mil carros circulando na cidade.

A expectativa é que o fluxo de turistas caia pela metade em relação a 2009, quando atingiu 30 mil pessoas por dia. Mas nem o processo de reconstrução da cidade e nem a diminuição de público vão afetar a animação da festa. A prefeitura prepara um palco na rodoviária para apresentação das bandas e marchinhas. Na avenida em frente ao local, ainda há espaço suficiente para fazer um trajeto dos blocos de rua.

Entre as atrações, estão as bandas: Destrambelhados, Tânia Moradei, Confrete e Sincopado. Já no quesito blocos, confirmaram: Juca Teles, Cruz Credo, Espanta Vaca e Barbosa. Para atender a toda a família, a cidade pretende montar uma programação especial pelas manhãs para crianças, com grupos especiais, desfiles de bonecos de personagens folclóricos e bandinhas.








Leia mais no Especial de Carnaval

Atualizado em 6 Set 2011.